Publicado em 28/04/2024 às 13:22:00
A Justiça de São Paulo rejeitou o pedido feito pelas primas de Gal Costa, Verônica Silva e Priscila Silva, para que o testamento feito pela cantora em 1997 voltasse a ter validade jurídica. O documento, que tinha como objetivo a criação da Fundação Gal Costa de Incentivo à Música e Cultura, ficaria sob a responsabilidade das primas. No entanto, a validade do testamento foi contestada após a revogação em 2019, quando um novo testamento foi escrito.
As primas alegaram que Gal Costa foi coagida por Wilma Petrillo a anular o testamento original. Wilma, que conviveu com a cantora por cerca de 20 anos, obteve na Justiça o reconhecimento de união estável, o que agora é contestado pelo filho de Gal, Gabriel Costa, de 18 anos.
+ Atuação da Semana: Marcos Palmeira emociona e humaniza em Renascer
+ Ed Gama conta que enfrentou crise de ansiedade antes de entrevistar Buda no BBB 24
O juiz da 12ª Vara da Família da capital explicou que o testamento de 1997 foi automaticamente rompido quando o filho passou a integrar a família. Segundo o magistrado, mesmo que se pudesse discutir a ocorrência de coação, o primeiro testamento foi anterior à adoção do filho, tornando inevitável a ruptura com a superveniência do descendente.
VEJA TAMBÉM
Apesar da negativa jurídica, o juiz destacou que nada impede que Gabriel "destine eventuais bens de sua propriedade, ou deixados pelo espólio, para instituição de fundação". Assim, ele pode levar adiante a ideia de preservar o patrimônio cultural e artístico da cantora através da fundação.
Em entrevista ao jornalista Ronaldo Jacobina, as primas afirmaram que Gal Costa sofreu coação moral irresistível contra si, sua família e seu patrimônio, justificando a nulidade do ato. Elas argumentam que a cantora jamais manifestou qualquer vontade de revogar o testamento anterior, que visava preservar seu legado cultural e artístico.
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Repercutiu
Seguir em frente
Boa notícia
Saudades
Mainha falou
Coleção de polêmicas
Guerra vencida
Preocupações
Aos 76 anos
Que amor!
Grata
Em Portugal
Boletim médico
Feliz da vida
Nesta sexta (15)
Amor no ar
Tudo isso?
Desligamento
Milionária
Novidade