Novelas

Novela mais importante da Band, "Os Imigrantes" completa 35 anos de estreia


osimigrantes.jpg
Os 'Antônios' de "Os Imigrantes" - Reprodução

Considerada um marco da teledramaturgia nos anos 80 e um dos maiores sucessos da história da Band em seus mais de 40 anos, a novela "Os Imigrantes" completou 35 anos de sua estreia nesta quarta-feira (27).

A trama foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, que veio diretamente da Globo, onde já havia feito roteiros para a versão clássica do "Sítio do Picapau Amarelo" e escrito "Cabocla".

A novela foi exibida entre 27 de abril de 1981 e 1 de novembro de 1982 em 459 capítulos, contabilizando a sua sequência direta, "Os Imigrantes: Terceira Geração", que não teve o dedo de Benedito no roteiro - o escritor, hoje em "Velho Chico", da Globo, saiu com 333 capítulos, faltando 20 para o fim da segunda fase, porque iria escrever "Paraíso", em 1982, na emissora carioca. Em seu lugar, tocaram o barco os escritores Wilson Aguiar Filho e Renata Pallottini.

No elenco, "Os Imigrantes" obteve grandes nomes como Yoná Magalhães, Maria Estela, Lúcia Veríssimo, Rolando Boldrin, Norma Bengell, Paulo Betti, Denise Del Vecchio, Fúlvio Stefanini, Cristina Mullins, Dionísio Azevedo, Felipe Donavan, Flora Geny, Luís Carlos Arutin, Riva Nimitz, Herson Capri, Suzy Camacho e Solange Couto, além dos protagonistas Rubens de Falco, Othon Bastos e Altair Lima, que interpretavam personagens com o mesmo nome: Antônio.

A novela contou a saga dos imigrantes que ajudaram a construir o Brasil como o conhecemos, deixando seus países de origem em busca de uma vida melhor. Os personagens protagonistas da história são três homens de nacionalidades diferentes, mas homônimos.

Antônio di Salvio, italiano (Rubens de Falco), prospera ao casar-se com Isabel, filha de Décio, um fazendeiro cafeicultor, indo inclusive viver num dos suntuosos casarões da Avenida Paulista. Antônio Pereira, português (Ohton Bastos), depois de aproveitar bem a juventude com muitos amores e diversão, abre uma empresa transportadora e prospera. Já o espanhol Antônio Hernández (Altair Lima) só vem a conhecer o sossego no fim da vida, após muitas desventuras políticas.

Há a presença da bela espanhola Mercedez, alvo da cobiça dos homens, e as intrigas características do Brasil das primeiras décadas do século XX.

A novela foi um sucesso na época, e o maior dramatúrgico na história da Band até hoje. Segundo o jornal Folha de São Paulo retratara, o folhetim fechava com média de 24 pontos de audiência, enorme para uma emissora como a Band.

Vale lembrar, no entanto, que na ocasião apenas Band e Globo eram redes ditas nacionais no lançamento da trama. A Tupi havia falido, o SBT e a Manchete ainda não haviam sido fundadas e Record e Gazeta eram canais extremamente paulistas, pegando apenas na Grande São Paulo e outras cidades do interior. Globo e Band já tinham boas estruturas e uma rede razoável à época.

"Os Imigrantes" foi reprisada algumas vezes. Um compacto de 30 capítulos em 1982 ao término de "Os Imigrantes: Terceira Geração" foi exibido. Depois, a Band repetiu só a primeira fase em 1983, mostrou novamente todos os 459 capítulos entre 1990 e 1991, passou só as duas primeiras fases em 1995 e depois vieram duas reapresentações das três fases, mas de forma compactadas, em canais alternativos: Ulbra TV entre 2010 e 2011 e Rede Vida em 2014.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado