Covardia

Equipe de afiliada da Globo é agredida em Minas Gerais

Homem tentou fugir, mas foi preso pela polícia; cinegrafista teve lesões na mão


Equipe da TV Integração, afiliada da Globo em Minas Gerais, é agredida durante gravação
Equipe da TV Integração, afiliada da Globo em Minas Gerais, é agredida durante gravação de reportagem

Uma equipe da TV Integração, afiliada da Globo em Minas Gerais, foi agredida nesta quarta-feira (20) durante a gravação de uma reportagem em Barbacena. Em vídeo publicado nas redes sociais, um homem atinge o cinegrafista com o tripé da câmera e chuta o equipamento.

A repórter Thaís Fullin e o cinegrafista Robson Panzera cobriam um surto de coronavírus na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. O agressor se aproximou dos jornalistas e os xingou. Em seguida, tomou a câmera do jornalista, que tentou recuperar o material, mas foi agredido.

Em seguida, o homem tentou fugir de carro, porém foi preso e levado à delegacia para prestar depoimento. O agressor foi identificado como Leonardo Rivelli, de 54 anos, dono de uma fábrica de massas na cidade.

O repórter cinematográfico teve uma lesão no dedo e um corte na mão. Ele foi hospitalizado na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e liberado à tarde. Em seu Instagram, Thaís Fullin publicou o vídeo da agressão e desabafou contra o cerceamento de sua atividade.

"Hoje, eu e o repórter cinematográfico Robson Panzera sofremos agressão durante o nosso trabalho para a TV Integração, afiliada da Rede Globo. O momento atual já demonstra um descompasso político, econômico e social no Brasil que, somados a uma pandemia, não torna fácil o trabalho para nenhum profissional. No entanto, nós, profissionais da imprensa, temos sofrido agressões diárias pelo simples exercício de disseminar a informação", escreveu.

"Até quando continuaremos sofrendo com esta ignorância que beira a censura?! Até quando nós, profissionais da imprensa, continuaremos sendo historicamente agredidos?! Sim, não são tempos fáceis para ninguém, mas só o que pedimos é respeito para que possamos exercer nossa profissão, que, apesar de não agradar a toda a população, é de extrema importância para que a informação chegue a todos", concluiu a jornalista, com a tag #NãoVamosNosCalar.

Em nota, a TV Integração repudiou o ataque e prestou solidariedade à equipe agredida durante a gravação da reportagem. Leia abaixo:

Nota de repúdio da TV Integração pelo fato ocorrido com equipe de jornalistas em Barbacena (MG)

O jornalismo do Grupo Integração foi surpreendido hoje pela manhã com a notícia estarrecedora de uma agressão contra nossos colegas na cidade de Barbacena, região das Vertentes de Minas.

O fato ocorreu por volta de 11h15 quando, ao concluírem uma reportagem na Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica, já do lado de fora e em via pública, o repórter cinematográfico Robson Panzera foi abordado por um homem que depreciou o trabalho da equipe. Após esta agressão verbal, o mesmo desceu de seu veículo e começou a filmar o trabalho de nossos jornalistas proferindo agressões sobre nossa cobertura. Não satisfeito, o mesmo ameaçou quebrar nosso equipamento e acabou concretizando o fato ao avançar sobre o jornalista Robson. Ele tomou do jornalista o tripé da câmara, derrubou o profissional e o atingiu, ferindo sua mão. Após isto, chutou e destruiu o equipamento de gravação.

Após o ocorrido, o agressor deixou o local em seu veículo, mas por ter sido identificado acabou sendo preso.

Infelizmente, nosso colega Robson Panzera teve uma luxação no dedo e um corte na mão. Nossa colega Thaís não ficou ferida, mas abalada emocionalmente. Ambos prestaram depoimento às autoridades de segurança.

Sobre o ocorrido, a TV Integração reitera que pauta seu trabalho na ética, na inovação, no pioneirismo e no respeito à pluralidade. E faz isso há exatos 56 anos. Tempo no qual aprendeu a abrir espaço a toda manifestação democrática e legítima. Nos solidarizamos com nossos colegas Robson e Thaís e lamentamos o ocorrido hoje em Barbacena. Reiteramos nosso compromisso com a verdade, o localismo, o respeito às liberdades e a divergência. Valores que não abandonaremos a despeito do ocorrido.

Atenciosamente,
PAULO EDUARDO VIEIRA
diretor de Jornalismo TV Integração e G1

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado