Concorrência

SBT e RedeTV! entram em "guerra fria" nos bastidores por canais no YouTube

SBT e RedeTV! disputam ferrenhamente por número de inscritos no YouTube


Logotipos de SBT, RedeTV! e YouTube
Foto/montagem: NaTelinha

Uma disputa está acirrando os bastidores do SBT e da RedeTV!. Não exatamente por índices no Ibope, mas sim por número de inscritos nos seus canais oficiais do YouTube, que estão cada vez mais próximas na maior plataforma de vídeos do mundo.

Segundo números atualizados, até a publicação desta reportagem, o canal de Silvio Santos tem 6,024 milhões de inscritos em seu canal oficial. Enquanto isso, a rede de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho conta com 5,951 milhões. As duas são as que mais investem na plataforma.

Por causa da aproximação da concorrente, a última semana foi de reuniões para discutir a situação no SBT, segundo apurou o NaTelinha. A primeira definição foi colocar uma chamada nos intervalos da programação para chamar o espectador a se inscrever em seu canal.

Tal anúncio começou a ser veiculado neste fim de semana. Outros passos devem ser definidos ao longo dos próximos dias, mas não costa, pelo menos por enquanto, um projeto específico para estrear nas próximas semanas.

O SBT é a rede de TV com o maior número de inscritos no YouTube do mundo, e tem atrações especiais para a plataforma, mas todos já estrearam ou são para 2019. O mais recente foi o #TBTSBT, com momentos históricos do SBT. Já o mais aguardado é o novo programa de Maísa Silva, que também deve ser aproveitado na TV em 2019. No entanto, o grosso da audiência do SBT são postagens de seus programas mais populares.

SBT e RedeTV! entram em \"guerra fria\" nos bastidores por canais no YouTube

Além disso, o canal de Silvio Santos tem páginas específicas para quase todos os programas. As campeãs de acesso são as novelas infantis, como "Chiquititas" e a atual "As Aventuras de Poliana".

Já a RedeTV! conta com uma grade fixa de programas exclusivos para o YouTube, de segunda a sexta, e usa o canal como uma segunda tela para suas atrações da TV. Na última semana, por exemplo, foi feito um debate com os candidatos ao Senado de São Paulo apenas para as redes sociais e YouTube.

O canal criou uma empresa, a Peanuts, para produzir e comercializar produtos digitais feitos no site de vídeos. Um novo estúdio está sendo construído na sede da emissora apenas para atender essa nova demanda. Estão sendo investidos cerca de R$ 35 milhões apenas neste projeto digital.

Falando apenas do canal da RedeTV! em si, os campeões de audiência estão sendo as pegadinhas de João Kléber. Uma exibida no domingo retrasado, dia 16 de setembro, já tem quase 700 mil visualizações. O crescimento diário tem sido acima dos 50 mil inscritos nos últimos meses, segundo apurou a reportagem.

Também conforme apurado pela reportagem, a expectativa é passar o SBT até o fim de outubro, se tudo ocorrer como o planejado. Ou seja, no atual momento, está ocorrendo uma "guerra fria de Osasco" na TV brasileira.

Procurada pelo NaTelinha, o SBT informou que as chamadas na programação "fazem parte da estratégia da emissora de sempre ampliar a sua base de audiência em todas as plataformas".

Já a RedeTV! destacou sua audiência no meio digital, com destaque para o YouTube, com picos de 650 milhões de views ao mês e quase 3,5 bilhões no total, que o colocam entre os 30 maiores canais de YouTube no mundo e o segundo maior do Brasil, segundo dados do Social Blade - principal site especializado em estatísticas de audiência de vídeos na internet, que analisa também engajamento e visualizações, além de inscritos. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado