Globo

Segunda temporada de "Sob Pressão" conta com superprodução em externas

Grave acidente de ônibus, desabamento de prédio, colisão de caminhão e içamento de paciente obeso estão entre as histórias


sobpressao2018(1)_b87228ff31f4ee58f479fea51d4061484dac204f.jpeg
Foto: Maurício Fidalgo/TV Globo

No dia 9 de outubro, a Globo estreia a segunda temporada da série "Sob Pressão", que contou com cenas de superprodução em externas.

Além de utilizar uma parte desativada do Hospital Nossa Senhora das Dores, na Zona Norte do Rio de Janeiro, como locação do hospital fictício, agora será mostrado o contexto dos acontecimentos que culminam na chegada dos pacientes à emergência do Luis Carlos Macedo, o Macedão, liderada pelo Dr. Evandro (Julio Andrade).

“Para a segunda temporada, trouxemos novos temas, novos personagens e também novos eventos. Agora, a realidade se impõe não somente dentro do hospital, mas também fora dele”, adianta o redator final Lucas Paraízo. Para isso, a equipe de produção precisou atuar em locações externas.

Entre as histórias que acontecem foram da emergência estão um grave acidente de ônibus, o desabamento de um prédio, a colisão de um caminhão numa passarela e o içamento de um paciente obeso pela varanda de um prédio. Na cena do acidente de ônibus, por exemplo, foram mobilizadas cerca de 220 pessoas da equipe, sendo quatro dublês e 70 figurantes. Na trama, após uma tentativa de assalto, o veículo em que Carolina (Marjorie Estiano) está capota, despenca de um viaduto e explode. A gravação de toda a sequência durou cinco dias.

Para montar o cenário, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram utilizados dois ônibus – um para as cenas anteriores ao acidente e outro que precisou ser danificado. Este último passou por uma reforma para ficar exatamente igual ao primeiro. Para tombar o coletivo, ainda sem as danificações do acidente, foram utilizados dois guindastes: o ônibus foi suspenso para poder ser virado de lado e colocado assim no chão. Após esse processo, uma escavadeira foi usada para amassar a lataria, simulando os danos causados pelo capotamento. As cenas da explosão consumiram 20 botijões de gás, 100 litros de querosene e 100 sacos de estopa.

Segundo o supervisor de efeitos especiais, Sergio Farjalla, somente a parte do fogo e o início da explosão foram simulados na locação. As outras cenas foram gravadas em um local mais amplo e serão mixadas na edição. Para Andrucha Waddington, diretor artístico de "Sob Pressão", a cena foi a mais trabalhosa da temporada: “Essa foi a sequência mais complexa em termos de acting. Não é nem pela ação em si, mas você não consegue imaginar o ônibus capotado e de cabeça para baixo só olhando de lado. A gente só conseguiu imaginar isso capotando o ônibus de verdade. Tivemos que fazer um ensaio uma semana antes na locação com o ônibus já capotado”.

Já para a cena do içamento de um paciente obeso foram necessários quatro dias de filmagem e envolveu aproximadamente 80 pessoas. Na história, o homem precisa ser hospitalizado, mas, por conta do seu tamanho, tem que ser resgatado pela janela do apartamento com o auxílio de um guindaste. Para dar vida ao personagem, o ator Xando Graça usou um enchimento de corpo e pernas – semelhante ao utilizado no filme “O professor Aloprado 2”, estrelado pelo ator Eddie Murphy. Para rosto, braços e pés, a equipe de caracterização utilizou moldes e confeccionou próteses à base de silicone - aproximadamente 15 quilos de material. Ao todo, foram cerca de 40 dias produzindo todas as peças, que foram renovadas a cada uso.

Pietro Schlager, caracterizador especializado em efeitos especiais, aprendeu sobre o processo em Londres, onde fez um curso com Kazuhiro Tsuji, ganhador do Oscar por seu trabalho no filme “Darkest Hour”. “Nessa escala de complexidade, é a primeira vez que fazemos um trabalho como este no país”, afirma. Para Andrucha, o principal desafio na filmagem do episódio foi o içamento do personagem. “Ele mora no quarto andar, não anda, não se locomove, não sai de casa há alguns anos. E teve que ser içado num guindaste, numa prancha de remoção do bombeiro. A gente precisou fazer tudo de verdade. Arrancamos a varanda e tiramos o personagem de uma altura de cerca de 15 metros”, relata.

A cena envolvia apenas o personagem do Xando, mas Julio Andrade, que vive o Dr. Evandro, sugeriu que o médico acompanhasse o paciente no trajeto até o chão. A ideia foi dada, e a equipe de direção topou. Os atores foram içados juntos. Fixados na maca de resgate por fitas, os atores usaram ainda um back up de segurança: um cinto cadeirinha e um colete de levitação. Na cena, foram envolvidos também cinco bombeiros que são também dublês, especializados em ação nas alturas. “Foi demais fazer essa cena. Eu adoro altura”, vibrou Julio.

Coprodução da Globo com a Conspiração Filmes, a segunda temporada de "Sob Pressão" contará com 11 episódios, indo ao ar até o dia 18 de dezembro, sempre às terças-feiras.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado