Notícias

Saiba como cuidar de seu pet nos dias de muito calor

Comportamento


canalmulher-cuidados-pets-verao (1).jpg
Fotos: Divulgação

O verão está intenso em todo o Brasil. Muitas cidades do país têm registrado altas temperaturas e escassez de chuva. Assim como a gente, os animais também sofrem com o calor.
 
Quando pensamos em pet, cães e gatos são os bichinhos prediletos de muitas famílias. Pensando nisso, listamos alguns cuidados que os donos devem tomar para amenizar os efeitos provocados pelo forte calor.   

Hidratação: atenção redobrada com a hidratação do seu pet. Mantenha a água dele limpa e fresca. Se for sair de casa, lembre-se de deixar um reservatório extra, para evitar que o bichinho fique sem água. Existem uns bebedouros que soltam a água conforme cão ou gato for bebendo. Você pode, inclusive, deixar a água bem gelada, aumentando a durabilidade do frescor.  

Banhos: mesmo no calor, os banhos nos cães devem ser controlados. O apropriado é um banho por semana, sem se esquecer de secar bem o seu animalzinho para não ocasionar problemas na pele;  

Em casas com piscinas a atenção deve ser redobrada, pois nem todo pet sabe nadar. Além disso, produtos químicos utilizados para a limpeza e conservação da água podem agredir a pele e a pelagem do animal. Já a água pode ocasionar infecções bacterianas e otite.

Tosa: cães de raças de pelagem longa e densa sentem mais calor do que aqueles com o pelo rasteiro. Por isso, o indicado é fazer a tosa do animal logo no início do verão, aliviando os sintomas do calor. Além disso, mantenha o bichinho em lugares frescos, ventilados e longe da exposição direta do sol.

Filtro solar: assim como o homem, cães e gatos também podem desenvolver câncer de pele. Principalmente, os pets com pelagem branca e a pele despigmentada. Portanto, além de evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, nunca se esqueça de passar filtro solar no focinho, nas orelhas, na barriga e no peito. Use um protetor com fator acima de 30, próprio para pets e de fácil absorção, já que todo animalzinho tem por hábito se lamber.

Passeios: os passeios com os animais devem ser realizados no início da manhã ou quando já estiver anoitecendo. Sempre caminhe na sombra, pois a exposição ao sol quente eleva ainda mais a temperatura corporal, podendo levá-lo à morte. Além disso, o asfalto quente pode queimar as patinhas do bichinho. E não se esqueça de levar uma garrafinha d’água, pois eles também sentem sede assim como a gente.

Exercícios: durante o verão não exija que seu pet faça atividades, pois além de acelerar os batimentos cardíacos, irá cansá-lo e aumentar a temperatura corporal. Lembre-se que a época não é propícia para excessos.  

Praia: mesmo que seu pet seja limpinho, bem tratado e esteja com as vacinas em dia, a beira da praia não é lugar de cachorro. Neste caso, eles podem tanto transmitir quanto contrair doenças como parasitoses (verminose), dermatites e infecções. Se quiser passear com seu bichano, que seja no calçadão e em horário apropriado, longe da exposição do sol.     

Parasitas: no verão é comum a proliferação de parasitas como pulgas e carrapatos. Por conta disso, é fundamental manter o controle do seu pet. Geralmente, o indicado é aplicar mensalmente remédios antipulgas e carrapatos. Na dúvida de qual usar e sua periodicidade, fale antes com o veterinário.

Atenção: se perceber que seu bichinho está com pulga ou carrapato leve-o ao veterinário. Parasitas penetram na corrente sanguínea e atacam as células, podendo causar anemia e sangramentos.

Picadas de insetos: o focinho e as orelhas são alvos de picadas de insetos. Se sua casa tem muita incidência de pernilongos ou você pretende viajar nas férias com seu bichinho para a praia ou o campo, fale antes com o veterinário para que ele possa indicar um repelente apropriado para pets.

Doenças: o verão é uma época propícia a temporais. Com as fortes chuvas, aumenta a ocorrência de doenças como, por exemplo, a leptospirose, transmitida por intermédio da água contaminada pela urina do rato. Para prevenir o seu pet mantenha as vacinas anuais em dia.

Atenção: nos dias de chuva, não deixe o seu pet brincar com água parada.

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado