Novelas

Os personagens LGBTQIA+ das novelas

Desde os primórdios das novelas, personagens LGBTQIA+ dão as caras nas tramas da telinha, como o Ivan, o homem trans de A Força do Querer (2017). Confira alguns dos tipos que encantaram o público.

Autor: Redação NT

Reprodução

Conrad Mahler em O Rebu (1974)

Conrad Mahler, interpretado por Ziembinski (1908-1978) em O Rebu (1974), foi um dos primeiros personagens gays das novelas, mesmo não sendo algo explícito. Tempos difíceis...

Reprodução

Sarita em Explode Coração (1995)

Apesar de críticas da época sobre sua orientação sexual, Sarita Vitti (Floriano Peixoto) era um homem que gostava de usar roupas femininas. Ele inclusive trabalhava em boates como drag queen.

Reprodução

Leila e Rafaela em Torre de Babel (1998)

Leila (Silvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni) tiveram que ser mortas na explosão do shopping Tropical Tower após reclamações do público, que não curtiu ver um casal lésbico numa novela das 8.

Reprodução

Ramona em As Filhas da Mãe (2001)

Ramona (Claudia Raia) era uma mulher trans, que passou pela cirurgia de mudança de sexo durante a novela de Silvio de Abreu, numa época em que esse assunto não era discutido na TV.

Reprodução

Rafaela e Clara em Mulheres Apaixonadas

A relação de Rafaela (Paula Picarelli) e Clara (Alinne Moraes) deu o que falar na novela de Manoel Carlos. No último capítulo, elas deram um selinho, ao viverem Romeu e Julieta na peça no colégio.

Reprodução

Júnior em América (2005)

Júnior (Bruno Gagliasso) era homossexual enrustido que descobriu o amor pelo Zeca (Eron Cordeiro). A cena do beijo gay foi gravada para o último capítulo, mas não foi ao ar. Duro golpe!

Reprodução

Crô em Fina Estampa (2011)

Crô era um homossexual que vivia se metendo em confusão junto com a patroa Tereza Cristina (Christiane Torloni). O sucesso foi tanto que o personagem protagonizou filmes após a novela.

Reprodução

Félix em Amor à Vida (2013)

O público torceu tanto para Félix (Mateus Solano) que o transformou em protagonista do folhetim. Ao final, ele protagonizou o primeiro beijo entre dois homens em novelas com Niko (Thiago Fragoso).

Reprodução

Respeito!

Xana (Ailton Graça) e Téo Pereira (Paulo Betti) são os representantes LGBTQIA+ de Império (2014), atual reprise da Globo. As novelas cumprem a função de abordar a temática nos folhetins. Viva o amor!


Data de publicação: 28/06/2021

Reprodução