Novos tempos

Renovação nas novelas: Os novos campeões de audiência da Globo

A emissora vem promovendo mudanças no seu casting de roteiristas


Daniel Ortiz e Claudia Souto
Novelistas novos da Globo - Foto: Montagem

A Globo vem promovendo uma verdadeira revolução em seu casting de novelistas e se livrando de medalhões que foram responsáveis por verdadeiros sucessos de audiência. Como parte da renovação, no entanto, a emissora carioca já elevou nomes  da nova geração que experimentaram o sucesso em suas primeiras investidas como responsáveis por novelas, como é o caso de Duca Rachid e Thelma Guedes, além da novata Cláudia Souto.

Por mais que as novelas enfrentem números irregulares do Ibope, há sucessos promovidos pela nova geração e, por conta disso, o NaTelinha preparou uma lista com os autores da nova geração que já escreveram sucessos na Globo.

Confira:

Duca Rachid e Thelma Guedes

Renovação nas novelas: Os novos campeões de audiência da Globo

Embora a dupla não tenha sido lançada nesta década, tanto a idade quanto o fato de terem se tornado autoras na década passada faz delas parte da nova geração de autores da Globo. E, neste tempo em que atuam juntas, foram responsáveis por grandes sucessos.

A começar por Cordel Encantado (2011), um dos fenômenos do horário das 18h, a novela terminou com média geral de 25,89 pontos, a segunda melhor da década, atrás apenas de Eta Mundo Bom (2016). Recentemente a dupla escreveu Órfãos da Terra, que não foi um sucesso, mas terminou com 21,77 de média e superou suas antecessoras.

Thereza Falcão e Alessandro Marson

Renovação nas novelas: Os novos campeões de audiência da Globo

Thereza Falcão aparece nos créditos de grandes novelas da TV brasileira. Colaboradora por muitos anos, ela se tornou autora somente nesta década ao firmar parceria com outro nome recorrente na colaboração, Alessandro Marson.

E a estreia da dupla já mostrou-se um sucesso com Novo Mundo (2017). A trama terminou com média de 23,81 pontos e se tornou uma das maiores audiências do horário das 18 horas nos últimos tempos. Thereza e Alessandro retornam ao ar em 2020 com Nos Tempos do Imperador, que marcará a volta de Selton Mello ao formato.

Rosane Svartman e Paulo Halm

Renovação nas novelas: Os novos campeões de audiência da Globo

Outra dupla que se mostrou um acerto, do ponto de vista do Ibope. Rosane se tornou autora em 2012, ao assinar a temporada Intensa, de Malhação. Neste mesmo ano, Paulo foi colaborador para, dois anos depois, eles assinarem juntos o primeiro trabalho autoral: Sonhos.

Mas a dupla ganhou destaque de audiência em sua primeira novela feita para o horário das 19h em 2015. Totalmente Demais terminou com média de 27,38 e recuperou a faixa que vinha em queda desde 2012. Atualmente, os dois estão no ar com Bom Sucesso que acumula média de 28,75 pontos e pode terminar como a maior audiência das 19h da década desde Cheias de Charme (2012).

Daniel Ortiz

Renovação nas novelas: Os novos campeões de audiência da Globo

O pupilo de Silvio de Abreu foi um dos nomes que mais escreveu na década. Elevado a autor após colaborar com o atual diretor de dramaturgia da Globo em Passione (2010) e Guerra dos Sexos (2012), o novelista fez sucesso ao assinar justamente o remake de uma história do patrão.

Com Haja Coração (2016), o remake de Sassaricando (1987), Ortiz viu os números de sua novela crescerem e terminarem com (27,47), a melhor audiência do horário desde 2012, até então. O autor retorna ao horário no próximo dia 27 de janeiro, assinando a substituta de Bom Sucesso, Salve-se Quem Puder.

Claudia Souto

Renovação nas novelas: Os novos campeões de audiência da Globo

Por falar em pupila, esta é a de Walcyr Carrasco. Após colaborar com o campeão de audiência dos últimos anos, Souto teve sua primeira novela aprovada pelo fórum de Dramaturgia da Globo em 2017 e estreou com Pega Pega.

A novela foi um estrondo de audiência e ostenta, ainda hoje, o título de melhor Ibope da década desde Cheias de Charme e atualmente, ela disputa com Bom Sucesso o posto. A autora deverá retornar ao ar apenas em 2021, também no horário das 19h

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado