Entenda

“Verão 90” exibe cena parecida e telespectadores acusam plágio a “Vale Tudo”


Dira Paes
Divulgação

A novela das 7 da Rede Globo exibiu no capítulo da última quinta-feira (28) uma sequência que chamou a atenção dos telespectadores. Mas não pela atuação ou roteiro, nem mesmo pela direção. Parte do público acusou a cena de plágio.

O apontamento ganhou as redes sociais mesmo enquanto a novela estava no ar e se tornou rapidamente um dos assuntos mais comentados do capítulo. Isso porque a cena foi considerada pelos internautas, e até por alguns críticos, como muito parecida com uma sequência exibida em “Vale Tudo”.

Na cena em questão, Janaína (Dira Paes) invade uma reunião na PopTV Brasil enquanto seu filho Jerônimo (Jesuíta Barbosa) era nomeado como Diretor de Programação. O objetivo da invasão era contar a todos que o filho era um mau caráter.

Interrompendo a reunião, mãe e filhos foram levados a outra sala para falar com a dona da empresa, Mercedes (Totia Meireles) e é aí que tudo fica parecido. Janaína conta tudo que sabe a respeito do filho, Jerônimo e tudo que ele armou e mentiu para chegar onde estava e conseguir seu cargo na PopTV.

Acontece que, para surpresa da mulher, Mercedes afirmou que, não apenas sabia de tudo, como apoiava a decisão de Jerônimo. “Janaína, se eu tivesse uma mãe que vende quentinhas, eu teria feito o mesmo”, humilhou a empresária escorraçando a mulher da PopTV.

A cena acabou sendo apontada como plágio de uma sequência de Vale Tudo em que Raquel (Regina Duarte) procura Odete Roitman (Beatriz Segall) para contar todos os podres da filha, Maria de Fátima (Glória Pires).

Coincidência ou não, a reação da icônica vilã da novela de Gilberto Braga foi idêntica a de Mercedes em “Verão 90”, humilhando Raquel e ficando ao lado de Maria de Fátima. Por conta disso, os internautas apontaram as semelhanças e acusaram a novela de plágio.

Vale lembrar que a novela das 19h sempre se propôs a fazer uma série de homenagens e referências ao universo das telenovelas que se passaram entre os anos 80 e 90. Algumas cenas foram exibidas na íntegra, no contexto da novela, como “Tieta” em que a trama reutilizou a sequência em que a protagonista tira a peruca da vilã dentro da igreja. Na ocasião, a direção colocou a personagem Manu (Isabelle Drummond) entre as figurantes da cena.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado