Estreia

Congelados! "O Tempo não Para" marca volta dos dias atuais à faixa das 19h

Confira como será a nova novela das 19h da Globo


otemponaopara-congelados_e847397c5156f50544900c5ce851fc12b4e1f180.jpeg
Divulgação/TV Globo

Os tempos de disputas medievais, castelos e escuridão chegaram ao fim na faixa das 19h da Globo. Quase oito meses após o lançamento de “Deus Salve o Rei”, de Daniel Adjafre, a emissora carioca estreia nesta terça-feira (31) “O Tempo não Para”, com ingredientes que sempre agradaram ao público do horário: uma história contemporânea, solar, jovem e urbana.

Apesar de não fugir dos clichês já conhecidos e exaustivamente repetidos na dramaturgia, “O Tempo não Para” promete atiçar a curiosidade do telespectador por um motivo que a diferencia das demais: desta vez, a história principal gira ao redor da família Sabino Machado, que é congelada após um naufrágio de navio no século XIX e se descongela 132 anos depois em um mundo completamente diferente – e que eles terão que se acostumar, tanto por conta das novidades tecnológicas, urbanas e principalmente quanto aos costumes, tão diferentes da época em que viviam antes do acidente.

Mudança de rumo

Diferente da maioria das novelas da Globo, que são planejadas nos mínimos detalhes, “O Tempo não Para” fugiu à regra.

A novela de Mário Teixeira só deveria estrear em 2019. Quando “Deus Salve o Rei” começou, em janeiro deste ano, sua sucessora seria “Verão 90 Graus” – a ser protagonizada por Nicolas Prattes.

Com problemas na compra dos direitos autorais dos clipes dos anos 90 – que iriam compor parte da narrativa, a emissora optou por adiá-la para o ano que vem. O elenco acabou sendo impactado – como a saída de Nicolas de uma produção e a entrada em outra.

História

“O Tempo não Para” é ambientada em São Paulo, cidade que volta a ser cenário de uma novela das sete quase dois anos após o fim de “Haja Coração”. O bairro da Freguesia do Ó, a região empresarial da Faria Lima e a Ponte Estaiada são algumas das locações escolhidas.

É na capital paulista que a história começa e se desenvolve. Em 1886, a fazenda Nossa Senhora do Ó é uma das propriedades da família Sabino Machado, descendente direta de bandeirantes.

Na Nossa Senhora do Ó vivem os treze personagens que mais tarde serão congelados e descongelados: Dom Sabino (Edson Celulari), Dona Agustina (Rosi Campos), Marocas (Juliana Paiva) e as gêmeas Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathalia Rodrigues), os escravos Damásia (Aline Dias), Cairu (Cris Vianna), Cesária (Olivia Araujo), Menelau (David Junior) e Cecílio (Maicon Rodrigues), o guarda-livros Teófilo (Kiko Mascarenhas), a preceptora Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho) e o jovem Bento (Bruno Montaleone), além do cão fox terrier Pirata.

O ponto de partida da história está no casamento arranjado por Dom Sabino: ele quer que sua filha Marocas se case com Bento e, no dia do matrimônio, ela diz não. Envergonhado, Sabino arma uma viagem para toda a família rumo à Europa.

Em cenas que prometem lembrar o Titanic, o navio colide com um iceberg e afunda – fazendo com que todos se congelem e sejam encontrados por Samuca (Nicolas Prattes) 132 anos depois, enquanto surfava no Guarujá.

A descoberta de 13 congelados mobiliza toda a comunidade e a mídia. Teorias conspiratórias são criadas em torno de um grupo de pessoas que fica em choque ao se deparar com uma sociedade totalmente diferente da que estavam acostumados, sem qualquer referencial ou norte.

A partir do desenrolar desse mistério, uma série de situações cômicas surgirão ao redor desse choque cronológico.

Protagonistas

“O Tempo não Para” é uma novela protagonizada por Nicolas Prattes e Juliana Paiva, tendo Cleo como vilã.

Nicolas dá vida ao empresário Samuel, um jovem que ganhou milhões graças ao êxito de suas empresas ligadas à saúde e sustentabilidade. Enquanto surfava, ele encontra Marocas descongelada e a leva para a praia para tentar reanimá-la. O primeiro embate entre os dois acontece, pois o traje de banho do rapaz choca a moça, desacostumada com tão pouca roupa.

Já Cleo interpreta Betina, uma jovem bonita, forte e independente que é sócia de Samuel na SamVita. Extremamente racional no campo dos negócios, ela perde a razão quando fala do noivo. Ela logo identifica o interesse do rapaz por Marocas e buscará se aliar a Emílio (João Baldasserini) para evitar que os dois fiquem juntos.

Autor

A nova novela das sete tem a autoria de Mário Teixeira, que teve “Liberdade Liberdade” (2016) como sua última produção.

Apesar da diferença do horário das 23h para o das 19h, Mário já teve experiência com a faixa em 2015 – com “I Love Paraisópolis”, que escreveu ao lado de Alcides Nogueira.

No time de colaboradores, destaca-se Marcos Lazarini, que até poucas semanas atrás estava às voltas com o texto de “Apocalipse” na Record TV, onde tinha a mesma função. Bibi da Pieve e Tarcisio Puiati, ambos vindos de “O Tempo de Amar”, também fazem parte da equipe de roteiristas.

Congelados! \"O Tempo não Para\" marca volta dos dias atuais à faixa das 19h
Mário Teixeira e Leonardo Nogueira

Direção

“O Tempo não Para” tem a direção artística de Leonardo Nogueira, que está na Globo há mais de 20 anos mas que tem nessa sua primeira novela das 19h. Entre as tramas que já dirigiu, destacam-se uma série de temporadas de “Malhação” – inclusive a que lançou Nicolas Prattes, “Seu Lugar no Mundo”, em 2015 -, “Flor do Caribe”, “Em Família” e “Sol Nascente”.

Elenco

Ainda que protagonizada pelos jovens Nicolas Prattes e Juliana Paiva, “O Tempo não Para” conta com um grande time de atores – sendo vários veteranos da Globo.

Esse é o caso de Edson Celulari (que recentemente fez uma rápida participação em “Malhação – Vidas Brasileiras”), Rosi Campos, Eva Wilma, Christiane Torloni e Milton Gonçalves.

Do time dos mais jovens, destacam-se Maicon Rodrigues, Talita Younan, Carol Macedo, Felipe Simas e Bruno Montaleone.

A nova novela das sete também marca a volta de alguns atores à Globo após uma temporada na Record TV. Esse é o caso de Micael Borges, revelado em “Malhação” em 2009, trocou de casa, onde protagonizou “Rebelde” e, após um tempo fora da TV, volta às novelas da emissora carioca. Rafaela Mandelli também passa por experiência similar: revelada na temporada 2001 de “Malhação”, como a Nanda, ela fechou com a Record TV em 2007 e passou quase 10 anos na emissora.

Outro destaque curioso do elenco é a participação de Adriane Galisteu como a estilista Zelda Larocque. Ela, que atuou em novelas como “Fascinação” e “Xica da Silva”, faz sua estreia na dramaturgia da Globo com uma personagem que fará o que for possível para dar a volta por cima no mercado fashion e trazer relevância à sua marca.

O "Tempo não Para" estreia nesta terça, às 19h30, na Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado