Novelas

NaTelinha visita os bastidores de "Escrava Mãe", a próxima novela da Record


escravamae-record-visita-natelinha.jpg
Foto: Edu Moraes/TV Record

Todos conhecem a história da escrava Isaura, já que trata-se de uma das personagens de maior sucesso não só da nossa literatura, mas também da dramaturgia.

No entanto, poucos sabem sobre a mãe de Isaura, uma lendária escrava. É apostando neste mote que a Record irá lançar em outubro, logo após o sucesso "Os Dez Mandamentos", a novela "Escrava Mãe".

Esta produção mostra-se diferenciada em relação aos outros trabalhos folhetinescos do canal. O NaTelinha visitou os bastidores da novela no último dia 28 de julho, e conversou com atores e técnica sobre as gravações, que estão sendo tocadas em Paulínia, no Polo Cinematográfico da cidade do interior de São Paulo, que fica a cerca de uma hora e trinta minutos da capital paulista.

A produção de "Escrava Mãe" tem duas frentes: a primeira é na Fazenda Santa Gertrudes - onde também foi gravada "A Escrava Isaura", produzida pela Record em 2004 - e a outra são nos estúdios de Paulínia. Toda a trama está sendo captada com alta tecnologia, em 4k e ultradefinição.

O NaTelinha acompanhou uma gravação importante para os rumos da história, referente ao capítulo 9 no roteiro original: o casamento da bondosa Teresa (Roberta Gualda) e do vilão Antônio (Fernando Pavão). Nesta gravação, estavam atores consagrados da TV brasileira, como Jussara Freire, Beth Coelho e Antonio Petrin, só para citar alguns exemplos.

O folhetim é uma produção em parceria entre Record e a produtora Casablanca - ambas já trabalharam juntos no passado, no seriado "A Turma do Gueto" e na novela "Metamorphoses". A emissora entra com os artistas, diretores e espaço, enquanto a Casablanca cuida da produção e das gravações.

A novela terá cerca de 150 capítulos, sendo protagonizada por Gabriela Moreyra - prata da casa, que já fez "Caminhos do Coração", "Bela, a Feia", "Vidas em Jogo", "Pecado Mortal", dentre outras - e o ator português Pedro Carvalho, galã contratado especialmente para a trama, que está sendo escrita por Gustavo Reiz ("Dona Xepa) e tem direção geral de Ivan Zettel ("Luz do Sol", "Bela, a Feia" e "Rebelde Brasil").

[galeria]
Gabriela conversou com nossa reportagem durante a vista, e ressaltou a alegria de fazer sua primeira protagonista, Juliana: "Eu estou muito feliz, porque esse papel é a valorização do bom trabalho que eu vinha fazendo na casa, já de alguns anos. E é um papel importante, que tem um contexto histórico muito bonito". Já Karen Marinho, que fará uma mulher que choca os homens do século 19, contou: "Ela se oferece aos homens, ela se entrega a eles, e ela acha isso extremamente sedutor, mas ao invés de atraí-los, ela choca eles. Eu já tinha feito especial de época na Record, mas fazer novela de época é a primeira vez. É diferente pelo figurino, pelo cabelo, pela história".

Quem promete chamar a atenção na trama é o vilão Antônio, interpretado por Fernando Pavão. Ele é um homem sádico, preconceituoso e que não tem a mínima dó dos escravos daquele século. Pavão disse que se choca fazendo as cenas, mas que não leva isso pra casa: "Eu não sou dos atores que levam trabalho para casa, eu sei separar muito bem isso. Mas o Antônio é um cara sádico, ele maltrata mesmo os escravos, e o vilão lhe dá mais possibilidade para te desafiar como ator. Eu me choco fazendo as cenas, porque até bem pouco tempo era assim".

Um dos mais experientes atores da novela é Antônio Petrin, que está fazendo uma participação especial nos primeiros capítulos. Com vasta experiência, Petrin comenta que espera o sucesso da trama: "O ator nunca trabalha para obter o fracasso, algumas vezes ele infelizmente acontece, mas nós somos uma equipe capaz, o clima é muito bom, e eu particularmente, tenho gostado muito de gravar aqui. Espero mesmo que a novela faça sucesso, e a emissora tenha retorno".

O desejo de Petrin é o mesmo da protagonista Gabriela Moreyra. "A gente tem uma responsabilidade grande, que é o de substituir 'Os Dez Mandamentos', mas eu acho que vamos conseguir. Estou curiosa pra ver no ar, mas tenho certeza que vamos fazer sucesso contando essa história", disse.

Ainda não há uma data exata de estreia para "Escrava Mãe", mas ela acontecerá em outubro, no horário das 20h30, na tela da Record.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado