Novelas

"Avenida Brasil" se encerra hoje na Argentina; conheça o fenômeno


avenida-logo.jpg
Divulgação/Globo

Chega ao fim nesta segunda-feira (07), logo mais às 21h15, "Avenida Brasil", novela de João Emanuel Carneiro exibida pela Telefe, maior emissora de televisão de Argentina.

Assim como no Brasil, "Avenida" se encerra no país vizinho se consagrando como um grande fenômeno e conquista proporções nunca vistas antes para uma produção que é considerada um enlatado.
 


Nina (Débora Falabella) e Jorginho (Cauã Reymond) em "Avenida Brasil" - Divulgação/Globo


Os índices expressivos de audiência, que não raramente posicionam o folhetim como a atração mais vista da televisão do país, motivaram a Telefe a preparar uma imensa estrutura para o desfecho da história.

Último capítulo:

O capítulo final de "Avenida Brasil" irá ao ar também diretamente de uma arena em Buenos Aires.

A Telefe locou o Luna Park e exibirá, para mais de 8 mil pessoas, os momentos finais do folhetim. O evento irá ainda mais além, afinal contará com as participações de Cauã Reymond, Débora Falabella, Alexandre Borges, Vera Holtz e Marcos Caruso no palco e ao vivo.

Os ingressos colocados à disposição dos telespectadores de forma gratuita acabaram em cerca de uma hora e meia. Fãs chegaram a formar fila para poderem prestigiar o último capítulo diretamente do estádio.

Copa do Mundo:

Em clima de Copa do Mundo, a rivalidade entre Brasil e Argentina foi encarada com bom humor através de "Avenida Brasil".
 


|Reprodução/Twitter


Há alguns dias, enquanto a Argentina estava em campo, uma torcedora levantou uma placa anunciando que Carminha (Adriana Esteves) foi quem matou Max (Marcello Novaes). O mesmo foi feito no Twitter neste fim de semana.

A antecipação não chega a ser uma novidade. Pela internet, os fãs mais curiosos já sabiam de tal informação mesmo antes da história começar a ser transmitida por lá. Há vários fóruns que comentam a dramaturgia brasileira, assim como a de outros países latinos, e não há como manter segredos.

Audiência:

"Avenida Brasil" vem tendo índices na casa dos 22 pontos de média em sua reta final. O desempenho é considerado bastante expressivo tendo em vista a própria grade da Telefe, cujo segundo programa mais assistido sequer chega aos 16.

A novela costuma vencer até mesmo o consagrado "Showmatch", do El Trece, que costuma oscilar entre 18 e 20 pontos e tinha, até poucas semanas atrás, o posto de programa mais visto do país.

Vale lembrar que "Avenida Brasil" está na faixa das 22h há pouco tempo. Sua estreia ocorreu em dezembro, no horário das 17h, porém seus números crescentes motivaram a Telefe a transferir os capítulos para as 22h.

Capítulos:

Com o intuito de prorrogar ao máximo o sucesso de "Avenida Brasil", a Telefe recorreu a várias técnicas de edição de capítulos.
 


A movimentada mansão da família de Tufão: cenário é um dos mais recorrentes da novela - Divulgação/Globo


Nas primeiras semanas, quando a novela ainda não tinha chegado às proporções de fenômeno, dois capítulos eram exibidos por dia nos fins de tarde. Com a mudança para as 22h e com a aproximação do desfecho, uma série de mudanças ocorreram para esticar o folhetim.

No fim de maio, por exemplo, "Avenida" perdeu tempo e passou a dividir horário com "Camino al Amor", que ocupará o horário das 22h por completo a partir de terça (08). Com isso, seu tempo em cartaz caiu de uma hora para 30 minutos.

A emissora também recorreu à criação de flashbacks que não existiam na versão original. A técnica não chega a ser inédita e também não foi bem aceita pelo telespectador.

"O Rebu":

O êxito de "Avenida Brasil" foi tamanho que as gravações de "O Rebu", a nova novela das 23h da Globo, foram influenciadas pelo reconhecimento de populares.

Nomes como Vera Holtz e José de Abreu, que estão no elenco do remake e que participaram de "Avenida", foram reconhecidos nas ruas de Buenos Aires. A equipe, de certa forma, é bastante parecida. A direção de "O Rebu" é de José Luiz Villamarim, que também dirigiu "Avenida Brasil".

Contrato:

O fenômeno de "Avenida Brasil" na Argentina motivou a Telefe a fechar um contrato de exclusividade com a Globo pelos próximos três anos.

Antes de "Avenida", a emissora carioca vinha tendo dificuldades de voltar ao mercado da Argentina. Novelas como "Beleza Pura" e "A Favorita", exibidas em 2009, não empolgaram na audiência e foram as últimas exibidas por lá mesmo após várias outras de sucesso, como "Chocolate com Pimenta", "A Padroeira" e "Alma Gêmea".

Com este contrato, a Telefe afasta da concorrência a possibilidade de adquirir folhetins da Globo. O Canal 9 e o El Trece, por exemplo, já foram clientes da Globo, que até então comercializava seus produtos para os clientes interessados, sem oferecer prioridades ou benefícios como passará a oferecer a partir de agora.

Expectativa:

Internamente, a Telefe já tem ciência de que um fenômeno como "Avenida Brasil" dificilmente voltará à sua programação nos próximos meses.

"Camino al Amor", por exemplo, vem tendo médias na casa dos 15 a 16 pontos devido ao posicionamento na grade, afinal a trama serve de sala de espera para "Avenida". Espera-se uma queda nestes índices a partir de amanhã.
 

|
"Rastros de Mentiras" será lançada em breve; novela é a primeira após contrato entre Televisa e Globo


"Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, será a próxima grande aposta. O folhetim deverá ir ao ar na faixa das 18h, substituindo "Insensato Coração", que tem bons números mas que está muito longe do patamar de "Avenida Brasil".

Com o título alterado para "Rastros de Mentiras", "Amor à Vida" é vista como esperança da Telefe e de outros canais de países que compraram "Avenida" para um novo fenômeno.

No Chile, por exemplo, o folhetim é anunciado como o que "desbancou" "Avenida Brasil" e o vilão Félix (Mateus Solano) é comparado à Carminha (Adriana Esteves).

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado