2020 ficará marcado pela pandemia do novo coronavírus e pela reinvenção da TV, num ano onde a informação e o entretenimento nunca foram tão importantes na rotina do brasileiro. O tradicional prêmio Melhores do Ano NaTelinha, em sua 11ª edição, celebra aqueles que mais se destacaram em todas as telas, com direito a recorde de votos: foram exatamente 10 milhões 342 mil e 857 votos ao longo de dezembro, em uma participação com campanhas massivas dos indicados e seus fãs. Nada mais democrático numa votação popular.

Com esses números, a premiação se consolida como uma das mais prestigiadas e aguardadas entre artistas, jornalistas e executivos de todas as telas. O Melhores do Ano NaTelinha 2020 vai entregar um troféu físico aos vencedores de todas as categorias.

Confira agora os Melhores do Ano da TV aberta, paga e streaming:

Compartilhe:

MELHOR COBERTURA SOBRE O CORONAVÍRUS

COMBATE AO CORONAVÍRUS (GLOBO)

Com 49% dos votos

O mundo foi pego de surpresa com a chegada da pandemia do novo coronavírus e muitos telespectadores não conheciam quais as causas e consequências da doença na vida das pessoas. Por causa disso, a Globo criou o Combate ao Coronavírus, com apresentação de Márcio Gomes. A inovadora atração obteve 49% dos votos e venceu o Melhores do Ano, desbancando Coronavírus Plantão (Record), Faixa Especial Coronovírus (GloboNews), O Mundo Pós-Pandemia (CNN Brasil) e Plantão da Saúde (TV Gazeta).

MELHOR ÂNCORA DE TELEJORNAL

MAJU COUTINHO (GLOBO)

Com 45% dos votos

Maju estreou no Jornal Hoje no ano passado com a missão de substituir nada mais nada menos que Sandra Annenberg. Aos poucos, foi deixando o noticiário com a sua cara e hoje é tratada como uma das grandes estrelas do jornalismo da Globo. O resultado: vitória na premiação com 45% dos votos, superando Daniela Lima (CNN Brasil), Márcio Gomes (CNN Brasil), Renata Lo Prete (Globo) e William Bonner (Globo).

MELHOR CANAL DE NOTÍCIAS

MYNEWS

Com 44% dos votos

O jornalismo independente vem crescendo no Brasil e uma das provas é a vitória do MYNEWS. Com a missão de apresentar informação, análise e diversidade de ideias sobre os principais assuntos do país e do mundo, o canal do YouTube teve 44% dos votos e bateu a BandNews, CNN Brasil, GloboNews e Record News.

MELHOR PROGRAMA DE NOTÍCIAS

FANTÁSTICO (GLOBO)

Com 48% dos votos

Com quase cinco décadas na TV, o Fantástico levou o prêmio Melhores do Ano NaTelinha com 48% dos votos. Neste ano, o jornalístico se destacou com várias reportagens investigativas, entrevistas exclusivas e cobertura extensa dos bastidores políticos e sobre o coronavírus. A revista eletrônica venceu o CNN 360 (CNN Brasil), Domingo Espetacular (Record), Estúdio I (GloboNews) e Jornal Nacional (Globo).

MELHOR ANALISTA

NATUZA NERY (GLOBONEWS)

Com 55% dos votos

Natuza Nery é uma das analistas mais ouvidas pelo público da GloboNews quando o assunto é política e economia e leva o troféu do prêmio Melhores do Ano NaTelinha 2020, superando nomes de peso, como Andréia Sadi (Globo/GloboNews), Gabriela Prioli (CNN Brasil), Guga Chacra (GloboNews) e Miriam Leitão (Globo/GloboNews).

MELHOR INFLUENCIADOR DIGITAL / YOUTUBER

BIANCA ANDRADE

Com 46% dos votos

O ano da famosa Boca Rosa começou no BBB20 e ela logo foi colocada como uma das favoritas ao prêmio. Acabou sendo a primeira mulher eliminada do programa, mas continuou fazendo sucesso nas redes sociais e agora vive uma fase especial: será mamãe pela primeira vez. Ela termina 2020 sendo eleita a melhor influencer digital/youtuber com 46% dos votos, batendo Carlinhos Maia, Felipe Neto, Maísa Silva e Whindersson Nunes.

MELHOR DRAMATURGIA GERAL

SOB PRESSÃO: PLANTÃO COVID (GLOBO)

Com 56% dos votos

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas produções foram interrompidas e voltaram aos poucos. Para abordar a fase que o mundo todo vive, a Globo decidiu fazer dois episódios especiais da série Sob Pressão, Plantão Covid, e se deu bem, faturando o Melhores do Ano NT com 56% dos votos do público. Superou Amor Sem Igual (Record), Bom Dia, Verônica (Netflix), Coisa Mais Linda (Netflix) e Desalma (Globoplay).

MELHOR ATOR

JÚLIO ANDRADE (SOB PRESSÃO)

Com 33% dos votos

Júlio Andrade já foi indicado ao prêmio Emmy Internacional e continua brilhando em Sob Pressão. Por causa disso, recebeu 33% dos votos e ganhou a premiação na categoria de melhor ator. Ele venceu nomes de peso, como Chay Suede (Amor de Mãe), Eduardo Moscovis (Bom Dia, Verônica), Emílio Dantas (Todas as Mulheres do Mundo) e Marcello Melo Jr (Arcanjo Renegado).

MELHOR ATRIZ

MARJORIE ESTIANO (SOB PRESSÃO: PLANTÃO COVID)

Com 55% dos votos

Uma das atrizes mais prestigiadas do Brasil e que também chegou a ir ao Emmy Internacional por causa da sua personagem em Sob Pressão: Plantão Covid. Ganhou o Melhores do Ano NT com 55% ao disputar a premiação com Andrea Beltrão (Hebe), Camila Morgado (Bom Dia, Verônica), Claudia Abreu (Desalma) e Regina Casé (Amor de Mãe).

MELHOR REINVENÇÃO NA PANDEMIA

QUE HISTÓRIA É ESSA, PORCHAT? (GNT)

Com 53% dos votos

Se no ano passado, o Que História é Essa, Porchat? foi considerado uma das maiores surpresas da TV, em 2020 surpreendeu mais ainda ao se reinventar durante a pandemia. O programa acabou sendo o predileto do público com 53% dos votos e superou o Caldeirão do Huck (Globo), Conversa com Bial (Globo), Passa ou Repassa (SBT) e o Zorra (Globo).

MELHOR PROGRAMA SEMANAL

DOMINGÃO DO FAUSTÃO (GLOBO)

Com 41% dos votos

Há mais de 30 anos nos domingos da Globo, Fausto Silva vê o Domingão do Faustão levar mais um prêmio para casa. Com 41%, o programa foi escolhido como Melhor programa semanal, derrotando Altas Horas (Globo), Domingo Legal (SBT), Eliana (SBT) e Hora do Faro (Record).

MELHOR PROGRAMA DIÁRIO

MAIS VOCÊ (GLOBO)

Com 56% dos votos

Ana Maria Braga enfrentou um câncer, teve que sair do ar por causa da pandemia do novo coronavírus, perdeu seu fiel escudeiro - Tom Veiga, interprete do Louro José - e ainda se mudou do Rio de Janeiro para São Paulo. Com tantas reviravoltas, a apresentadora não perdeu o bom humor e leva o Melhores do Ano NaTelinha com seu Mais Você como melhor programa diário, batendo A Tarde é Sua (RedeTV!), Lady Night (Multishow), Melhor da Tarde (Band) e Triturando (SBT).

MELHOR REALITY SHOW

BBB20 (GLOBO)

Com 66% dos votos

O BBB20 teve início cheio de desconfiança por causa da temporada do ano passado apostando num novo formato, dividindo a casa entre anônimos e famosos. Contudo, rapidamente a produção conquistou os telespectadores e se tornou a maior repercussão do país com a chegada da pandemia. O programa teve 66% dos votos e venceu A Fazenda 12 (Record), Mestre do Sabor (Globo), The Circle Brasil (Netflix) e The Voice Brasil (Globo).

MELHOR APRESENTADOR/ APRESENTADORA

CHRIS FLORES (SBT)

Com 48% dos votos

Chris Flores tem experiência como apresentadora, mas chegou ao Fofocalizando sob pressão, com a missão de substituir Lívia Andrade em um momento conturbado do programa, que depois virou Triturando e se consolidou. Além dele, Chris ainda apresentou o Fábrica de Casamentos e o Notícias Impressionantes, levando o prêmio Melhores do Ano com 48% e derrotando Ana Maria Braga (Globo), Celso Portioli (SBT), Eliana (SBT) e Marcos Mion (Record).

POLÊMICA DO ANO

XUXA E SIKÊRA

Com 58% dos votos

Xuxa e Sikêra Jr nunca ficaram frente a frente para conversar, mas protagonizaram um dos maiores barracos midiáticos da década e, segundo 58% dos internautas do NaTelinha, pela maior polêmica de 2020. Tal façanha superou a disputa pela herança de Gugu, a briga entre Leo Dias e Anitta, a separação Mayra Cardi e Arthur Aguiar e o triângulo Whindersson Nunes, Luisa Sonza e Vitão.

MELHOR PROGRAMA ESPORTIVO

BEM, AMIGOS (SPORTV)

Com 61% dos votos

Os programas esportivos tiveram que se desdobrar no período de paralisação dos esportes, mas conseguiram superar esse momento com muita discussão e debate. Entre tantos, o Bem, Amigos se destacou e foi eleito pelos internautas com 61% dos votos, superando Esporte Espetacular (Globo), Fox Sports Rádio (Fox Sports), Linha de Passe (ESPN Brasil) e o Seleção SporTV (SporTV).

MELHOR JORNALISTA ESPORTIVO

ANA THAIS MATOS (SPORTV)

Com 80% dos votos

As mulheres estão cada vez mais presentes nas mesas redondas e também comentando jogos nacionais e internacionais. Ana Thais Matos conquistou muitos fãs e foi eleita a melhor jornalista esportiva com a expressiva marca de 80%. Ela derrotou Benjamin Back (Fox Sports), João Guilherme (Fox Sports), Mauro Beting (Esporte Interativo/SBT) e Mauro Cezar Pereira (ESPN Brasil).

MELHOR EXECUTIVO DE TV

ANTONIO GUERREIRO (RECORD)

Com 72% dos votos

Eles ficam atrás da câmera, mas são seus trabalhos que modificam a forma como o telespectador vê TV. Antonio Guerreiro promoveu mudanças na área de jornalismo da Record e foi eleito o melhor executivo de TV em 2020 com 72% dos votos. O profissional desbancou Amauri Soares (Globo), Caio de Carvalho (Band), Douglas Tavolaro (CNN Brasil) e Erick Bretas (Globoplay).

MELHOR APRESENTADOR (A) LOCAL

JÉSSICA SENRA (TV BAHIA/GLOBO)

Com 50% dos votos

Jéssica Senra é muito popular na Bahia, apresentou o Jornal Nacional no ano passado como representante do seu estado e viralizou na web diversas vezes por fortes posicionamentos. Por tudo isso, ela leva o troféu para casa com 50% dos votos, batendo Aline Aguiar (Globo Minas), César Tralli (Globo-SP), Mariana Sena (Record Pará) e Reinaldo Gottino (Record-SP).

MELHOR PROGRAMA LOCAL

BALANÇO GERAL SP (RECORD-SP)

Com 51% dos votos

O programa que incomoda a Globo venceu o prêmio Melhores do Ano NaTelinha com 51% dos votos do público. O Balanço Geral SP chegou a perder audiência sem Reinaldo Gottino, mas o retorno do apresentador fez a produção subir e até chegou a liderar durante A Hora da Venenosa. A vitória ocorreu em cima das atrações Bom Dia Rio (Globo RJ), DF1 (Globo-DF), Por Dentro com Cardinot (TV Jornal/SBT) e Rio Grande Record (Record-RS).