Especialista

Especialista em teledramaturgia, Marcos Michalak lista as cinco melhores novelas de todos os tempos

Produções da década de 1980 e do século 21 se destacam na preferência do comentarista


Personal Stylist: Tita Borba
Foto: Ramon Andrade

Referência da cultura brasileira mundo afora, as novelas conquistam, há décadas, um público interessado em histórias cativantes, emocionantes e intelectualmente enriquecedoras. Prova disso é o enorme sucesso de audiência que as produções continuam registrando, além da projeção que encontram no exterior.

Mas, entre tantas novelas de sucesso, quais seriam as melhores já produzidas pela TV brasileira? Para responder a essa pergunta, ninguém melhor do que o especialista em teledramaturgia Marcos Michalak.

Além de aficionado por novelas, Michalak é um estudioso da história da teledramaturgia brasileira. Nas redes sociais, é conhecido por realizar lives com atores e atrizes renomados – como Tony Ramos, Suzana Viera, Gabriela Duarte, entre outros –, nas quais revisita a carreira dos artistas e discute o cenário atual da dramaturgia televisiva.

Quer saber quais são as melhores novelas de todos os tempos? Confira, a seguir, as cinco mais inesquecíveis, de acordo com Michalak.

Roque Santeiro (1985-1986)

“Antes de ir ao ar, já era um clássico. Afinal, foi censurada durante dez anos. A novela fez jus à expectativa, com uma trilha sonora marcante, um enredo intrigante e atuações memoráveis.”

Vale Tudo (1988-1989)

“A novela teve total sintonia com os desafios do País na década de 1980. Também é mercada por atuações que catapultaram diversos artistas ao estrelato. Sem contar que conseguiu pôr na boca do povo a pergunta ‘quem matou Odete Roitman?’. Mesmo que você não a tenha assistido, você já ouviu falar de Vale Tudo.”

Tieta (1989-1990)

“Muito do que falamos hoje sobre liberdade de comportamento, Tieta fez na virada da década de 1980 para a de 1990. A história de vingança e redenção conquistou rapidamente os telespectadores. A novela também soube transmitir a ideia de que, embora alguns lugares do País estivessem progredindo, cidades pequenas se mantinham paradas no tempo.”

O Clone (2001-2002)

“O que seria do século 21 sem O Clone? A novela foi um marco na entrada do novo milênio. O tema – a clonagem de outro ser humano – conseguiu captar a audiência, pois um dos assuntos mais falados na época era a ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado. A subtrama envolvendo o vício em drogas também é inesquecível.”

Avenida Brasil (2012)

“Como não lembrar da Carminha? A vilã entrou no imaginário das pessoas e ainda rende piadas e memes. Uma grande sacada foi colocar o protagonista como ex-jogador de futebol, pois o esporte é uma grande paixão do brasileiro. A novela se tornou um marco a ser batido por qualquer produção moderna.”

Pauta produzida e enviada por Assessoria de Imprensa Oficial

O NaTelinha conversa com milhões de pessoas, amantes da comunicação, internet e televisão. Anuncie com a gente!

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado