Atriz portuguesa

Maria João Bastos compara a televisão em Portugal e Brasil: "Estrutural"

Atriz está no elenco da segunda temporada de "O Mecanismo"


Maria João Bastos
Maria João Bastos - Foto: Nana Moraes

Maria João Bastos é uma atriz portuguesa e está no elenco da segunda temporada de "O Mecanismo", produção brasileira e que estreou no início de maio na Netflix.

Com 43 anos, ela iniciou a carreira de atriz em 1992. No Brasil, sua primeira personagem veio em "O Clone", 10 anos depois. O último trabalho da atriz foi em "Novo Mundo" em 2017.

Em entrevista ao NaTelinha, Maria João compara a televisão daqui com a de Portugal e diz que o mercado brasileiro é muito maior, por isso, a diferença principal é de estrutura.

Na segunda temporada de "O Mecanismo", a investigação concentra-se na captura de Ricardo Brecht, interpretado por Emílio Orciollo Netto, esposo de Maria Pia, vivida pela atriz.

Segundo ela, o mais "desafiante foi a contenção emocional que este casal vive, em que esta mulher vive, ou seja, viver o sofrimento e a opressão que ela tem perante um drama do qual acaba por ser vítima e do qual fica refém".

Confira o papo com Maria João Bastos na íntegra:

Dentre os trabalhos feitos no Brasil, qual mais te traz lembranças boas?

Maria João Bastos - Todos os trabalhos foram muito especiais, personagens vividos em momentos diferentes da minha vida e carreira, pessoas com quem trabalhei que tanto partilharam comigo! De todos os trabalhos tenho boas recordações.

Você se formou em Ciências da Comunicação, mas deixou para o plano B. Você imagina-se vivendo esse plano, caso a atuação não tenha dado certo?

Maria João Bastos - Eu sempre gostei muito de tudo o que estivesse relacionado com Comunicação, então me imagino fazendo algo sempre relacionado com esse lado. Mas o que eu não consigo imaginar é viver sem atuar. Comecei com 12 anos e sempre foi a minha grande paixão, a qual tenho dedicado toda a minha vida. Não me imagino vivendo de outro jeito.

Maria João Bastos compara a televisão em Portugal e Brasil: \"Estrutural\"
Maria João Bastos atuando ao lado de Reginaldo Faria em "O Clone" 

Você ganhou um Globo de Ouro como melhor atriz. Como se sente sabendo do reconhecimento de seu trabalho?

Maria João Bastos - Foi incrível receber o Globo de Ouro, especialmente por ter sido com um trabalho tão especial. Um ator não trabalha para os prêmios, mas a verdade é que é um reconhecimento do nosso trabalho, da nossa entrega e isso é muito bom!

O filme que te deu esse reconhecimento foi "Mistérios de Lisboa". Pode contar ao público o porquê você acredita ter recebido esse prêmio, analisando sua personagem?

Maria João Bastos - O filme "Mistérios de Lisboa", do realizador Raúl Ruiz, foi sem dúvida um dos projetos mais importantes da minha carreira. A história percorre a vida da minha personagem desde a adolescência até a morte por tuberculose. Ou seja, além de fazer a personagem em diferentes idades, havia também sua degradação física e emocional pela sua história dramática de vida e pela sua da doença. Era uma personagem com uma enorme dimensão e carga dramática.

Você disse que adoraria fazer no teatro no Brasil, em especial "A Falecida", de Nelson Rodrigues. Por quê?

Maria João Bastos - Eu sou uma grande fã de Nelson Rodrigues e seria um privilégio poder dar vida a uma das suas personagens. E a Zulmira, de A Falecida, é uma personagem muito rica, seria um grande desafio como atriz.

Maria João Bastos compara a televisão em Portugal e Brasil: \"Estrutural\"
Maria João Bastos em "Mistérios de Lisboa"

Qual a principal diferença entre atuar no Brasil e em Portugal?

Maria João Bastos - A diferença que existe, principalmente em televisão, é estrutural. O mercado brasileiro é muito maior que o nosso e é um mercado que exporta os seus produtos. Isso obviamente gera uma receita que vai resultar num maior investimento nos produtos. Essa é a principal diferença.

Existe algum segredo sobre você que ninguém saiba e você possa nos contar?

Maria João Bastos - Um segredo sobre mim? É mais uma curiosidade... Adoraria fazer um filme de terror! 

Quem é Maria João Bastos?

Maria João Bastos - Sou uma pessoa reservada na minha vida pessoal, dou muito valor à família e à amizade. E adoro o que faço, sinto-me privilegiada por dedicar a minha vida a esta arte.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado