Colunas

É hoje

A 14ª temporada de A Fazenda vai chegando ao fim nesta quinta-feira (15) na Record. Os finalistas são Bárbara Borges, Bia Miranda e Iran Malfitano, e um deles ganhará R$ 1,5 milhão. Quem não ganhou muito foi a emissora, que ficou com a imagem arranhada.

Autor: Thiago Forato

Divulgação

Hora de acordar

Neste ano, o reality show termina marcado por acusações de manipulação, baixaria desenfreada e cenas verdadeiramente tristes de se assistir na televisão, longe daquilo que o formato e o entretenimento propõe. Para isso mudar, a Record precisa dar um verdadeiro chacoalhão.

Reprodução

O flop...

Se não houver mudanças, o público deu a letra: não vai assistir. Esta temporada terminará como a menos assistida da história, com 7,2 pontos de média. Até então, a mais "flopada" havia sido a 11, em 2019, quando acumulou somente 8,2 pontos na Grande SP.

Reprodução

Mudanças

Depois disso, agora o programa precisa caminhar com as próprias pernas. A coluna apurou que no início do ano que vem, conversas vão acontecer para que A Fazenda tenha uma espécie de "reinício". Nem Adriane Galisteu, apesar do bom desempenho, está garantida no formato.

Divulgação

Teve chance...

A Record parece mesmo não aprender com os próprios erros. Depois de uma chance de reviver de vez o formato em 2020 com uma audiência e repercussão não vista há uma década, a emissora não aproveitou a oportunidade para corrigir os próprios equívocos.

Reprodução

PPV complicado e jogo sujo

Não joga limpo com o telespectador nas regras e segue fazendo um pay-per-view repleto de cortes. Como já relatei diversas outras vezes aqui: é chover no molhado. Dentro da produção, a autocrítica existe, mas há "forças superiores" que impedem uma evolução nesse aspecto.

Reprodução

Cancelado pelo público

Enquanto uma verdadeira revolução não acontece, o que era um temor se confirmou: audiência aquém das duas últimas temporadas. Voltou ao patamar pré-pandêmico. Se a Record não colocar em prática o que deve ser feito, existe o risco iminente do próprio público cancelar o reality.

Reprodução

No ar desde 2009

A Fazenda estreou em 2009 na Record e só em um ano não foi ao ar: 2016, quando o formato estava ameaçado.

Reprodução

Agora, corre riscos

Caso não mude de fato pra 2023, o programa pode 'flopar' ainda mais.

REprodução

A Fazenda 15?

Confira análise completa no site!


Data de publicação: 15/12/2022

Divulgação