Colunas

Programas de vida curta no SBT

Roda o VT


sbt-logo-compartilhe.jpg
Divulgação

"Você é o Jurado", "Como Funciona", "First Class", "SBT Notícias", "SBT Manchetes", "Programa Silvia Poppovic", "Fórum Popular", "Bozo" (versão de 2013), "Quem manda é o chefe", "Aqui Agora" (versão de 2008), "Telefone e Ganhe", "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos", "Famoso Quem" e "Arena SBT".

O que esses programas têm em comum? Duraram menos de um ano no ar, no SBT. Aliás, algumas dessas atrações com sacrifício chegaram a um mês. O "Você é o Jurado", com apresentação de Supla, não passou da estreia! E ainda poderiam ser citados muitos outros programas de curtíssima duração da emissora.

O motivo para boa parte dos programas mencionados acima ter saído do ar foi a baixa audiência. Apesar da boa produção, da boa estrutura e do potencial, geralmente a expectativa de resultados é imediata.

Já outros foram ao ar antes mesmo de estarem completamente desenvolvidos, praticamente a título de experiência. Essa ideia pode dar certo, com o programa sendo ajustado e modificado conforme o gosto do público. Mas não é sempre que o sucesso chega, e o resultado é, de novo, a gaveta.

Finalmente, há a minoria de programas que já nascem com os dias contados. É o caso dos programas planejados, de temporada, como concursos, reality shows e projetos de duração já limitada. Não costumam ser tirados do ar antes da hora, porque contam com patrocinadores que garantem, senão Ibope, ao menos faturamento. Mesmo assim, há aqueles que também não resistem aos maus números de audiência e são abreviados antes de seu desfecho esperado.

Os programas que duram pouco tempo são muito associados ao SBT, mas este fenômeno não é exclusividade desta emissora, como a experiência de Cazé na Globo já demonstrou.

Ocorre que o SBT vive numa posição de intensa briga por audiência, em eterna perseguição atrás da Globo e, mais recentemente, da Record. Este "conflito" cria uma imensa expectativa sobre todas as estreias, que justifica - embora nem todos gostem - as alterações, cancelamentos e reviravoltas repentinas em sua programação que, se foram mais constantes no passado, ainda ocorrem eventualmente por lá.


Hamilton Kenji é titular dos blogs obaudosilvio.blogspot.com, letrasdotrem.blogspot.com e transcendentes.blogspot.com

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado