"Além do Horizonte": Três aventureiros em busca de familiares desaparecidos

Fotos: Divulgação/TV Globo
Por Redação NT

Publicado em 02/11/2013 às 11:44:35

Seguir um rumo na vida. Há pessoas que são capazes de abrir mão de tudo para seguir um novo estilo de vida. Outras que acreditam que, além do horizonte, o mundo pode ser revelador. Para outras, é necessário percorrer um árduo caminho para encontrar paz, sossego e felicidade.

“Além do Horizonte”, nova novela das 19h que estreia na próxima segunda (4), mostrará a vida de três jovens que resolvem seguir novos rumos com o objetivo de reencontrarem pessoas desaparecidas de suas vidas. Nesse percurso, eles acabam se autodescobrindo e desvendando um novo mundo.

Ficha técnica

Novela de Marcos Bernstein e Carlos Gregório
Escrita com Victor Atherino e Giovana Moraes
Colaboração de Carla Faour, Melanie Dimantas, Ricardo Hofstetter e Sérgio Marques
Direção de Núcleo de Ricardo Waddington
Direção Geral de Gustavo Fernandez
Estreia: 04/11
Horário: 19h30
Antecessora: “Sangue Bom”, de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari

Elenco

Juliana Paiva – Lili
Thiago Rodrigues – William
Vinicius Tardio – Rafa

Alexandre Borges – Thomaz
Alexandre Nero – Armando
Analu Prestes – Vó Tita
Antônio Calmon – Luís Carlos (LC)
Begê Muniz – Matias
Caco Ciocler – André
Carolina Ferraz – Tereza
Cassio Gabus Mendes – Líder Jorge
Christiana Ubach – Paulinha
Cláudia Jimenez - Zélia
Cristine Peron – Olívia
Daniel Ribeiro – Edu Dente de Ouro
Day Mesquita – Fernanda
Diego Homci – João José
Eliseu Paranhos – Romildo
Fernanda Vianna – Berenice
Flávia Alessandra – Heloísa
Guilherme Fontes – Flávio
Igor Angelkorte – Marcelo
Isaac Bardavid - Klaus
Jacqueline Sato – Jéssica
João Camargo – Osvaldo
JP Rufino – Nilson
Karen Coelho – Sandra
Laila Zaid – Priscila
Lucas Salles – Guto
Lucas Simões – Gui
Luciana Paes – Ana Selma
Luma Ferreira – Belinha
Marcella Valente – Júlia
Marcello Novaes – Kleber
Maria Luísa Mendonça – Inês
Mariana Rios – Celina
Mariana Xavier – Ana Rita
Nathália Alvim – Dani
Otávio Martins – Cacá
Rodrigo Simas – Marlon
Rômulo Estrela – Álvaro
Sheron Menezzes – Keila
Thiago Homci – José João
Yanna Lavigne – Ana Fátima

Os mistérios dos Barcelos

Luís Carlos Barcelos (Antônio Calloni) levava uma vida tranquila financeiramente. Ele assumiu os negócios de seus pais e fez com que eles crescessem ainda mais. No entanto, LC, como é conhecido, nunca foi feliz. Em depressão, sentiu-se fracassado e resolveu abandonar tudo, inclusive a esposa Heloísa (Flávia Alessandra) e a filha Alice, a Lili (Juliana Paiva), quando ela tinha apenas 12 anos.
 


Criada sem a presença do pai, Lili cresceu mimada pela mãe. A garota, que não tem muita noção de mundo, resolveu ficar noiva do advogado Marcelo (Igor Angelkorte), após anos de namoro. No entanto, o casamento não a faz sentir completa. Principalmente, quando a garota descobre algumas informações sobre o desaparecimento do pai. O abandono sempre despertou em Lili sentimento de rejeição. Porém, uma carta irá transformar a certeza da morte dele em dúvida. Ao ler o texto deixado pelo pai, ela resolve procurá-lo para descobrir o real motivo que o levou a sumir do mapa.

Heloísa, uma mulher bonita e rica, também teve sua vida abalada pelo sumiço do esposo. Suas atenções são voltadas para a filha e para o programa de culinária que apresenta na TV por assinatura. A vida de Heloísa só não foi mais difícil, pois o amigo Thomaz (Alexandre Borges) sempre a apoiou no gerenciamento dos negócios. Os dois foram namorados na juventude e essa paixão ainda parece viva entre eles, para desespero de Inês (Maria Luísa Mendonça), esposa de Thomaz, que nunca escondeu o rancor e o ciúme que sente de sua rival.

Revelações

A grande amiga de Lili na trama é sua prima Priscila (Laila Zaid). No entanto, o que a garota não sabe é que ela nutre há muito tempo um amor platônico por seu noivo. Porém, como a relação com a prima fala mais alto, Priscila resolve enganar seu coração ao namorar Álvaro (Rômulo Estrela). Priscila é a principal aliada de Lili na busca do paradeiro do pai desaparecido. Como se fosse um jogo, as duas descobrem pistas e acabam chegando a William (Thiago Rodrigues).

Com a aproximação do casamento, cada vez menos Lili passa a ter interesse em Marcelo. Principalmente, após ler a carta deixada pelo pai. A partir de então, ela passa a pressionar a mãe para obter respostas do passado, para ter a certeza de que LC ainda está vivo. E acaba descobrindo que seu pai mantinha um relacionamento extraconjugal.

A amante é Tereza (Carolina Ferraz), tia de William e Marlon (Rodrigo Simas). Ela também desapareceu há anos sem deixar pistas. Após os pais de William e Marlon morrerem, coube à Tereza e à irmã Sandra (Karen Coelho) cuidarem dos sobrinhos. Tereza nunca soube lidar com isso, pois sempre quis ter liberdade e, misteriosamente, resolveu sumir em busca de seu destino. Para piorar a situação, William precisa conviver com mais um duro golpe. Após alguns anos, o irmão caçula Marlon resolve seguir os passos da tia e desaparece. É neste momento que as vidas de Lili e William se cruzam. Enquanto William ainda está atordoado com o sumiço do irmão, Lili vai até a casa dele, por acreditar ter encontrado o endereço onde o pai LC está morando com a amante.

Um novo amor

A princípio, Lili e William não se dão bem, pois um é completamente diferente do outro. Enquanto a garota é patricinha, o rapaz não é gentil e muito menos vaidoso. Apesar de estudioso, William não conseguiu concluir o curso de História e se mantém escrevendo trabalhos e monografias para alunos preguiçosos. Porém, com o tempo e as coincidências da vida que os aproximam cada vez mais, o sentimento de ódio inicial começa a se transformar em paixão. Apesar de resistirem, os dois se engajam na causa de reencontrar os desaparecidos LC, Tereza e Marlon.
 


Abandonado pelo grande amor

A vida de Rafa (Vinícius Tardio) caminhava bem ao lado de Paulinha (Christiana Ubach). O amor dele era tão grande que o rapaz chegou a abandonar a faculdade para viver a vida intensamente ao lado dela. No entanto, Paulinha encontrava-se em uma crise existencial e resolveu querer mais da vida. E, do nada, deixou Rafa para trás.

Arrasado e desnorteado, Rafa vira motivo de preocupação para o pai Flávio (Guilherme Fontes) e para a irmã Júlia (Marcella Valente). A relação do rapaz com Paulinha não era bem vista pela família. Mesmo com os conselhos do pai, ninguém conseguiu deter o rapaz de sair à procura da amada. Uma das pistas que a jovem deixou é que ela frequentava um lugar misterioso chamado “Grupo”. Embora ela tenha o convidado para participar desse mundo, ele nunca tinha se interessado. No entanto, com o sumiço de Paulinha, ele resolve seguir cada passo da amada, em busca de reencontrá-la.
 


O destino coloca Lili e Rafa no mesmo caminho. A afinidade leva os dois a constatarem que juntos poderão chegar onde pretendem. O rapaz convida Lili para participar das reuniões do “Grupo”. E, para surpresa da jovem, ela encontra o amado William por lá.

Misterioso “Grupo”

Algumas pistas, por meio de livros, cartas e símbolos, levaram os jovens Lili, William e Rafa a participarem das reuniões do “Grupo”. Lá, eles passam a conhecer uma maneira concreta de alcançarem a felicidade. No entanto, não é fácil ingressar no “Grupo”, pois a seleção é rigorosa e cada membro precisa assumir uma função bem definida.

Cabe ao líder Jorge (Cassio Gabus Mendes) receber os escolhidos. Com seu jeito tranquilo e seguro, ele instrui todos os participantes na jornada até a “Comunidade”, que é o grande objetivo daqueles que participam do “Grupo”. Cada um precisa romper barreiras e ultrapassar seus próprios limites para alcançarem algo mais. O “Grupo” também conta com apoio de Armando (Alexandre Nero), que esconde um grande segredo de todos.
 


Repleto de certezas, mas com dúvidas e vontades, Lili, William e Rafa resolvem partir em busca de novos rumos, prontos para desvendarem os mistérios que cercam suas vidas. Eles deixam tudo para trás para buscar um novo mundo, além do horizonte.

Mais mistérios

Quem terá mais trabalho pela frente é o capacitado delegado André (Caco Ciocler). Além de já ter investigado o desaparecimento de LC, agora ele tem uma nova missão pela frente: descobrir o paradeiro dos jovens Lili, Rafa e William e desvendar se o sumiço dos três tem alguma relação com a partida de LC, caso do qual foi afastado das investigações no passado.

Enquanto isso, as famílias dos três jovens estão desesperadas e procuram o delegado André. A irmã de Rafa, Júlia, que está arrasada com o desaparecimento do irmão, vê no delegado uma oportunidade de ser feliz. Ela, uma mulher tão independente, nunca conseguiu levar um relacionamento adiante, porém acredita que com André a situação poderá mudar.

O delegado foi casado com Olívia (Cristine Peron) e mantém uma boa relação com a ex-esposa. Tão boa, que eles ainda moram na mesma casa com a companhia dos filhos Gui (Lucas Simões) e Dani (Nathália Alvim). Porém, o novo relacionamento de André irá abalar a estrutura de sua família.

A pequena Tapiré


Tapiré é uma cidade ribeirinha, escondida no meio da selva e a última região habitada antes da “Comunidade”. É um lugarejo de pessoas humildes que acreditam em lendas. Quem manda na cidade é Kléber (Marcello Novaes), o comerciante mais rico do local. Ele é casado com Keila (Sheron Menezzes), prima de Celina (Mariana Rios), uma professora que não se conforma com as tradições locais e com a riqueza do casal, cuja origem sempre lhe pareceu misteriosa. Celina despertará a raiva de Kléber, já que a jovem passa a investigar todos os passos do comerciante.

As irmãs Ana Fátima (Yanna Lavigne), Ana Rita (Mariana Xavier) e Ana Selma (Luciana Paes) despertam a atenção dos moradores do lugarejo com suas personalidades. Elas foram criadas pela avó Tita (Analu Prestes). As três despertam alvoroço, encantamento e confusão seja pelo jeito espevitado de Selma, pelas armações de Rita ou pela beleza de Fátima.

Já os gêmeos João José (Diego Homci) e José João (Thiago Homci) também chamam atenção na cidade. O primeiro trabalha na peixaria e o segundo no bar. Porém, quase ninguém consegue diferenciá-los. Os dois rapazes disputam a mesma garota. Eles fazem de tudo para conquistar o coração da bela Ana Fátima.

Os autores

“Além do Horizonte” é escrita por uma dupla novata de autores em telenovelas: Marcos Bernstein e Carlos Gregório.

Bernstein já esteve à frente de várias produções cinematográficas como “O Outro Lado da Rua” e “Meu Pé de Laranja Lima”. Também foi responsável pelos roteiros de “Terra Estrangeira”, “Chico Xavier”, “Faroeste Caboclo” e “Somos Tão Jovens”. No longa “Central do Brasil”, integrou a equipe de roteiristas. Na TV, foi autor do seriado “A Cura”, em parceria com João Emanuel Carneiro, foi parceiro de Lícia Manzo na novela “A Vida da Gente” e redigiu um episódio do seriado “As Brasileiras”.
 


Já Carlos Gregório é formado pelo Conservatório Nacional de Teatro. Estreou no cinema atuando no filme “Os Inconfidentes”, de 1971. Na TV, ingressou na novela “Saramandaia” em 1976. Integra a equipe de roteiristas da Globo desde 1995 e colaborou com o texto dos programas “A Vida Como Ela É”, “A Justiceira” e “Linha Direta”. Também integrou a equipe de colaboradores da novela “A Vida da Gente”. No cinema, foi responsável pelos textos dos premiados curtas “Amar” (1997) e “Loop” (2002). Gregório também é autor do roteiro do filme “Se Eu Fosse Você”.

Anote na agenda

“Além do Horizonte” estreia nesta segunda (04), às 19h30, na TV Globo.

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS