Casamento

Príncipe Harry e Meghan Markle se casam em uma cerimônia emocionante

Reprodução
Por Taty Bruzzi

Publicado em 19/05/2018 às 15:22:55

Na manhã deste sábado (19), o mundo se levantou mais cedo para acompanhar o casamento do príncipe Harry com Meghan Markle. A cerimônia foi realizada na capela de St. George, no palácio de Windsor, região próxima à Londres.

Marcada para meio-dia (às 8h, no horário de Brasília), chegou-se a especular um possível atraso. Entretanto, mesmo tratando-se de uma norte-americana, a noiva confirmou a pontualidade britânica e entrou na igreja faltando pouco minutos para o início da cerimônia.

Um dos mistérios que rondava o casamento real era sobre quem assinaria o vestido que Markle usaria. O segredo só foi revelado minutos depois da ex-atriz saltar do Rolls-Royce da rainha Elizabeth II, avó de Harry.

A responsável pelo modelo minimalista, de seda branco, gola canoa, mangas ¾ e uma longa cauda é a britânica ClareWaight Keller, diretora artística da maison de alta-costura francesa Givenchy. Os sapatos usados pela noiva também levam o nome do estilista.

Na cabeça, uma tiara de diamantes, emprestada também pela rainha e datada em 1932, segurava o véu de 5 metros com flores bordadas em suas extremidades, representando os 53 países da Commonwealth.

A noiva acrescentou duas flores de sua escolha. Entre elas, uma amapola da Califórnia, estado em que nasceu. Os brincos e a pulseira eram da marca Cartier. Já seu buquê foi feito pela florista Phillipa Craddock com flores colhidas dos jardins do Castelo real pelo próprio Harry.

Entre as espécies havia algumas não-me-esqueças, as prediletas da saudosa princesa Diana, sua mãe. Ervilha de cheiro, lírios-do-vale, astilbe, jasmin e astrantia completaram o arranjo, juntamente com galhos de murta, tradicional planta utilizada em buquês reais desde o século 19. Finalizando, um belo laço de seda branco.

Segundo comunicado do Palácio de Kensignton, residência oficial do casal, Meghan se apaixonou pelo trabalho de Keller assim que a conheceu, no início deste ano, e a convidou para criar o modelo do seu vestido.

Markle apostou em uma estética atemporal e elegante. Já o príncipe Harry respeitou as tradições ao optar por usar o uniforme de gala dos Blues and Royals, um regimento da cavalaria real.

Como anunciado nas vésperas da cerimônia, Meghan Markle foi conduzida até o altar pelo príncipe Charles, pai de Harry. Thomas Markle, seu pai, não pode comparecer à cerimônia por problemas de saúde decorrentes de um infarto.

Já Doria Ragland chegou ao local da cerimônia acompanhada da filha e chorou durante quase todo o tempo. Atualmente, a ex-Assistente Social e atual instrutora de Yoga vive no Canadá, mas deve se mudar para o Reino Unido.

Cerca de 600 convidados acompanharam de perto a cerimônia conduzida pelo deão de Windsor, o reverendo David Corner, e oficializada pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby. Os votos foram ditos em público.

O casamento real contou, ainda, com a participação do bispo Michael Curry, primeiro líder negro da Igreja Episcopal Americana. Nomeado para o cargo em 2015, desde então o religioso vem defendendo a união racial e social.

Em seu sermão, citou Martin Luther King no ano em que completou 50 anos da morte do líder negro. Durante seu discurso, Curry ressaltou o poder do amor. "Há poder no amor. Não subestime isso. Qualquer um que já tenha se apaixonado sabe do que eu estou falando", disse.

Ao término de sua pregação, a pedido do noivo, o coral gospel Kingdon Choir, formado por negros estadunidenses e comandado por uma mulher, apresentou a canção "Stand By Me" ("Fique Comigo"), de Ben E. King, um dos momentos mais emocionantes da cerimônia.

Recém-casados, o agora Duque e a Duquesa de Sussex saíram em carreata pelas ruas próximas ao Palácio de Windsor, mas não sem antes darem o tradicional beijo na escadaria da capela, para delírio de quem ali estava.

Sorridentes e visivelmente apaixonados, o casal que quebrou diversos protocolos desde que começaram a se relacionar, acenou em agradecimento ao carinho e a torcida do povo britânico. God Savethe Love!

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS