Novelas

Record lança a novela "Escrava Mãe" em São Paulo; saiba como foi


escravamae-coletiva-20052016 (1).jpg
Foto: Edu Moraes/TV Record

Mais uma obra de época passa a integrar a grade de dramaturgia da Record. Desta vez, a história inicia-se em 1789, na região de Angola, local em que abastece um grande número de escravos para plantações de cana-de-açúcar no Brasil. Estamos falando de “Escrava Mãe”, de autoria de Gustavo Reiz e direção de Ivan Zettel. A obra inaugura o novo horário de novelas na programação da emissora: às 19h30, de segunda a sexta-feira.

A Record promoveu nesta sexta-feira (20) um evento de lançamento da novela em sua sede na cidade de São Paulo, e o NaTelinha esteve presente.

Para que jornalistas, fotógrafos e convidados sentissem o clima do folhetim, o estúdio escolhido em que todos se reuniram estava todo decorado com objetos e adereços de época, telões foram expostos com cenas da produção, que promete emocionar com a comovente trajetória da escrava Juliana, moça de caráter admirável, filha de uma escrava africana com um traficante de escravos branco. É mucama de Teresa, filha mais nova de sua sinhá. Apesar da condição de escrava sonha com a liberdade e cultiva a idéia de viver um grande amor.

A atriz Gabriela Moreyra falou do desafio de protagonizar uma história real numa produção tão densa e de muitos conflitos. “É completamente intenso, arrebatador. É abdicar de si por alguns meses. Chorei bastante ao me despedir da personagem”, explica ela, já que a produção foi inteiramente gravada no ano passado.

[galeria]
O amor chegará para a bela escrava através de um cativante jovem vindo de fora, Miguel Sales, que se encantará logo de cara pela mocinha da trama. Ele chega à Vila de São Salvador com o objetivo de investigar os mandantes do assassinato de seus pais. O intérprete do novo galã atende pelo nome de Pedro Carvalho, ator português dono de uma carreira consagrada em seu país e que está apreensivo para estrear logo seu novo trabalho.

“Estou emocionado pelas cenas que nós vimos há pouco. Tenho certeza que o público irá se apaixonar. É forte. Em Portugal não se fala em outra coisa. Espero que seja o primeiro de muitos trabalhos que irei realizar aqui”, ressalta o protagonista, que tem admiração pelos conterrâneos que fizeram carreira no Brasil: Paulo Rocha e Ricardo Pereira.

Após todos se acomodarem, um clipe da novela foi exibido arrancando aplausos de todos. Logo começaram as perguntas.

Uma das mais assediadas do local era a atriz Thaís Fersoza, que promete impressionar a todos no papel da vilã Maria Isabel. Com um vestido vinho até o joelho, a esposa do cantor Michel Teló recebeu muitos mimos dos colegas. E mesmo prestes a dar à luz a primeira filha do casal, Melinda, era só simpatia com a imprensa.

“Minha personagem é uma assassina. Ela não vai ficando má no decorrer da novela, ela já inicia fazendo maldades. É uma pessoa fria e calculista. Foi bem interessante a composição dela. Nesse caso irei mostrar um lado que até eu me surpreendo”, diz ela, que está com o enxoval todo preparado só esperando a chegada de sua princesa.

A estonteante Milena Toscano será Filipa, uma mulher bem à frente de seu tempo. “Apesar do seu jeito moleca e arteira, ela é revolucionária, feminista, não se conforma com o tratamento desumano que mulheres e negros recebiam e luta com determinação e coragem”, explica a atriz, que atualmente está loiríssima e afirma ser positiva a nova forma de contrato que emissoras vêm adotando.

“Na realidade eu fiz 'Escrava Mãe' como um trabalho por obra. Saí da Globo, mas não sou contratada pela Record. Esse é o processo natural do mercado de trabalho. Fora do país nenhum ator é exclusivo somente de uma emissora ou de uma produtora. Os artistas são livres e podem transitar entre todas elas. Isso é o futuro do Brasil mesmo. É até melhor, assim podemos fazer personagens mais intensos. Claro que existe um conforto financeiro maior, porém há também uma liberdade de escolha”, resume.
 
Nayara Justino faz uma breve participação na pele de Luena, que morre no parto assim que sua filha vem ao mundo. A ex-Globeleza se prepara para lançar em breve um canal no Youtube dando dicas de beleza especialmente às mulheres negras. “Eu acho super válido esse projeto estar faltando algo assim no mercado. Quero ajudar outras pessoas tirando diversas dúvidas”, afirma ela, que está investindo nos estudos como atriz e espera voltar logo a atuar. “Com a novela no ar espero que surja logo novos testes e convites”, torce.
 
Também integra o elenco nomes como Fernando Pavão, Luiz Guilherme, Leo Rosa, Luiz Tomé, Jussara Freire, Antonio Petrin, Bete Coelho, Roberta Gualda, Junno Andrade, Lidy Lisboa, Roger Goubeth, Luiz Guilherme, Adriana Lesa, Jayme Periard, Raphael Montagner, Zezé Motta, Nil Marcondes, dentre outros.

"Escrava mãe" estreia no dia 31 de maio, a partir das 19h30, na Record.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado