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10 Dez

2016

Conheça algumas atividades apropriadas para serem praticadas no verão

Por Taty Bruzzi
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Divulgação Conheça algumas atividades apropriadas para serem praticadas no verão

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Nem todo mundo tem ânimo suficiente para praticar atividades físicas durante o verão por causa do forte calor. Porém, manter o corpo bem torneado e a saúde em dia combina com a estação mais quente do ano.

Para educadores físicos, a dica é escolher atividades inspiradoras. Exercícios leves, que exijam menos roupa para a prática e, de preferência, sejam realizadas na água ou ao ar livre. Confira as dicas!   



Hidro Kick Boxer (Boxe na água)    

- Benefícios: através da resistência da água é possível intensificar os movimentos. A atividade ainda promove a tonificação dos músculos e emagrece, tornado possível a queima de até 500 Kcal por aula (50 minutos). Segundo especialistas, a resistência que a água oferece provoca a queima calórica e a contração da musculatura. Porém, é preciso seguir uma alimentação saudável, pois as aulas são bem puxadas.

Caminhadas

- Benefícios da caminhada na rua: previne problemas cardiovasculares e ajuda a perder peso. O ideal é evitar locais irregulares, para não prejudicar a coluna e o tornozelo. Além disso, o uso de tênis e meia adequados não só deixam os pés mais confortáveis como, também, evita machucados. Com meia hora de caminhada é possível perder 276 Kcal.

- Benefícios da caminhada na areia: os profissionais explicam que para deixar pernas e o bumbum durinho o ideal é caminhar na areia molhada, na beira do mar. Quem está começando na atividade pode caminhar com a água até o tornozelo. Os já adeptos podem arriscar com a água até o joelho. Ela refresca e dá sensação agradável. Com a atividade é possível perder 270 kcal em 30 minutos.

Atenção: faça avaliações com um médico antes de iniciar a atividade, evitando esforço maior que a sua capacidade física habitual e, consequentemente, prevenindo danos ao coração.

Hidrocycle: Bicicleta na água

- Benefícios: emagrece e melhora o condicionamento físico. Além disso, a água protege as articulações contra impactos, evitando lesões.

Kayak Trainning

- Benefícios: os especialistas explicam que a atividade simula movimentos do rafting (canoagem). Entre os benefícios temos a melhora do sistema cardiorrespiratório, da coordenação motora, do equilíbrio e da força, além de queimar gordura corporal e tonificar os músculos. Em meia hora é possível queimar 100 Kcal. Por outro lado, assim como a maioria dos exercícios aeróbicos a atividade trabalha os músculos inferiores, das pernas e glúteos. Então, o aluno deve ser cauteloso para não sofrer lesões ou distensões musculares.

Natação

- Benefícios: promove um grande gasto calórico, além de trabalhar os membros superiores e ajudar a melhorar a respiração. Com meia hora de atividade é possível queimar 260 kcal. De acordo com profissionais, a natação não só queima gordura como auxilia o emagrecimento. No entanto, é fundamental cuidar da alimentação e fazer alongamento antes de iniciar a atividade, além de respeitar o tempo de descanso para evitar câimbras e dores musculares.

Vôlei de praia

- Benefícios: a atividade é a cara do verão. Melhora o condicionamento físico, aumenta a agilidade, trabalha a coordenação motora e ainda fortalece os músculos. Em meia hora de aula é possível queimar 150 Kcal. Atenção apenas com o impacto sofrido pelos joelhos. Caso os treinos sejam no asfalto, escolha tênis apropriado. Na praia, se posicione na areia dura, mas próxima à água, que é mais apropriada para correr, assimilando melhor o impacto. Piso fofo deve ser evitado para não provocar sobrecarga maior nas articulações.

Frescobol

- Benefícios: outra atividade que combina demais com o clima do verão. Os educadores físicos dizem que além de divertido o frescobol melhora a coordenação motora e, ainda, queima 190 Kcal em apenas meia hora de jogo. Os cuidados são apenas evitar jogar debaixo de sol muito forte (entre 10h e 16 h). Além disso, nunca se esquecer de usar protetor solar e beber muita água para evitar a desidratação.

Bicicleta

- Benefícios: a atividade pode ser feito em uma ciclovia ou na praia, enrijece o bumbum e os músculos das coxas, além de queimar gordura abdominal. O mais indicado é buscar pedalar em linha reta. Além disso, a cada semana vá intensificado a prática, aumentando o percurso. Com meia hora de pedaladas é possível eliminar 126 Kcal. Só não se esqueça de usar roupas leves e de beber muita água, pois a atividade exige força e disposição corporal.

Surf


 

- Benefícios: o esporte aumenta em até 85% a capacidade cardiorrespiratória, além de fortalecer músculos do braço e tórax. O surf também melhora o equilíbrio e queima até 600 Kcal por hora. Dentre as exigências, é fundamental saber nadar muito bem. Afinal,com o mar não se brinca. Além disso, evitar comer algo pesado antes de cair na água.

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