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20 Jul

2015

A criança precisa dormir cedo; entenda por quê

Por Taty Bruzzi
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A criança precisa dormir cedo; entenda por quê Fotos: Divulgação

Como reflexo da vida contemporânea, é cada vez mais comum que as crianças fiquem acordadas até tarde. Porém, o hábito é ruim e ainda prejudica o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos.

Segundo especialistas, essa nova realidade na qual as crianças dormem depois das 22h faz com que elas fiquem cada vez mais ansiosas e desatentas, além de influenciarem no seu tamanho e causar diferentes transtornos.

Ainda de acordo com profissionais, os pais se veem obrigados a estimularem esse tipo de comportamento por influência da sociedade que estranha quando a família faz questão de colocar a criança para dormir cedo.

Por isso, para que o hábito de sono do pequeno seja mudado o ideal é que toda a família se adapte. Do contrário, dificilmente o filho irá aceitar ter que deitar-se cedo se houver agitação na casa.


O sono das crianças

Os profissionais explicam que as crianças precisam dormir cedo porque o hormônio do crescimento age a partir da 00h30 na maioria das pessoas. Porém, atua no quarto estágio do sono.

Assim, caso o seu filho vá para a cama lá pelas 23h, por exemplo, o hormônio terá menos tempo de atuação. Desta forma, irá prejudicar o desenvolvimento e o crescimento da criança.

Os médicos explicam que na véspera de uma prova na escola, por exemplo, se comparar o cérebro de uma criança que dormiu cedo com o daquela que vai para cama tarde irá notar uma grande diferença.

Na primeira há várias áreas em destaque, enquanto que na outra haverá apenas uma pequena parte. Então, provavelmente aquela que dormiu pouco irá se lembrar menos do que estudou quando comparada com a que está mais descansada.  

Por isso, quem adquire o hábito de dormir cedo vai tornar-se um adulto com menos propensão a doenças como o Alzheimer, que vem afetando cada vez mais pessoas. Para retardar a doença o aconselhável é atividade física e noites bem dormidas.

Dicas

Coloque as crianças para fazerem atividades físicas desce cedo. Quem se exercita horas antes de ir pra cama dorme melhor.
 
Mude os hábitos e o ambiente. Ao colocar a criança na cama o indicado pelos médicos é preparar o ambiente, contar um história ou cantar uma canção de ninar e desligar todas as luzes da casa, mesmo que os pais não durmam cedo.  

Já a iluminação em ambientes como a sala e os quartos deve ser especial. As luzes amarelas são mais apropriadas porque relaxam, favorecendo a chegada do sono, enquanto que as brancas emitem uma onda azul que atua diretamente nas mitocondrias da nossa retina, inibindo a melatonina, hormônio do sono.

Essa luz é a mesma que sai dos aparelhos eletrônicos como computadores, smartphones e tablets. Por isso, eles não devem ser usados antes de ir pra cama. Cuidado também com o WhatsApp.

Os especialistas explicam que o hábito de acordar para checar ou responder uma mensagem, voltando a dormir logo em seguida, prejudica o seu sono.
 

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