Televisão

Sai de Baixo 25 anos: Bastidores

Criado para bater o Topa Tudo por Dinheiro de Silvio Santos na faixa das 22h aos domingos, o Sai de Baixo completa 25 anos de seu lançamento nesta quarta-feira (31).

Autor: Thiago Forato

Divulgação

Brigas, desgaste e ambiente conturbado

O programa logo se tornou um fenômeno de audiência, mas engana-se quem pensa que os bastidores do humorístico tenham sido tão leves quanto as cenas que iam ao ar.

Divulgação

Críticas

Nos cinco anos que ficou na programação da Globo, o Sai de Baixo colecionou brigas de bastidores, ataques de estrelismo e até um memorando interno de Boni criticando a atração.

Divulgação

Elenco consagrado

O elenco foi formado por nomes consagrados como Miguel Falabella, Marisa Orth, Luis Gustavo, Aracy Balabanian, Tom Cavalcante e Claudia Jimenez. Nos primeiros anos, foi um estouro.

Divulgação

As reclamações

Pouco depois, porém, as polêmicas nos bastidores começaram a aparecer. Cláudia Jimenez, por exemplo, foi acusada de reclamar demais de tudo. Em 1997, acabou afastada definitivamente do elenco.

Divulgação

Boni e os excessos

Até então todo-poderoso da Globo, Boni já repreendeu os diretores do Sai de Baixo naquilo que classificou como "excessos", como quando Dercy Gonçalves participou da sitcom e mostrou os seios.

Divulgação

Censura?

As reprimendas deram o que falar nos bastidores e teve atores, como Aracy Balabanian, que reclamou de uma possível censura. "Morro de medo de qualquer tipo de censura na TV", disse ela em 1996.

Divulgação

Ou complô?

Marisa Orth acreditava que aquilo se tratava de um complô contra o programa: "Estou sentindo da parte da imprensa uma enorme vontade de acabar com o Sai de Baixo de qualquer maneira".

Divulgação

Mais um...

Depois de Cláudia Jimenez, Tom Cavalcante também rendeu polêmica, ao se mostrar insatisfeito com sua participação no Sai de Baixo. Acabou suspenso em 1999 e deixou a sitcom.

Divulgação

Fim anunciado e choro

O Sai de Baixo teve seu fim anunciado em dezembro de 2001, com episódio de despedida em março de 2002, contra a vontade de Luis Gustavo, que queria a continuidade do projeto e chorou copiosamente.

Reprodução

Tá na história da TV

Em cerca de cinco anos, o Sai de Baixo cumpriu o seu objetivo de recuperar a liderança perdida para Silvio Santos e se tornou uma das atrações mais lembradas e aclamadas da televisão brasileira.


Data de publicação: 31/03/2021

Divulgação