Confira

Bastidores: Como é feita uma novela


Divulgação
Divulgação

Até que os espectadores acompanhem os episódios de uma novela, muito trabalho foi realizado. Conheça os bastidores da TV e descubra como é feita uma novela.

A telenovela é uma produção audiovisual que tem tudo a ver com os brasileiros. Mas você já se perguntou como é feita uma novela?

Antes que os episódios sejam exibidos na televisão de cada pessoa, existe um trabalho considerável para que todas as entregas sejam feitas, com qualidade.

Do desenvolvimento do roteiro à pós-produção, são dezenas de pessoas envolvidas, muito investimento de dinheiro e um bom tempo de trabalho.

Quer saber mais detalhes? Veja como é feita uma novela, em 7 pontos principais:

Bastidores: Como é feita uma novela

1. Sugestões de sinopses

Na produção de uma telenovela, tudo começa com os autores enviando sugestões de sinopses.

Neste momento, não existe ainda um roteiro completo. Normalmente, o autor cria um resumo da trama central da novela que pretende desenvolver, com a apresentação de núcleos ou personagens principais.

Hoje, é comum que as sugestões sejam enviadas em arquivos PDF. Assim, quem analisa as sinopses pode utilizar um software para editar PDF, como o PDFelement, inserindo comentários e orientações de melhorias.

A direção artística é quem escolhe as melhores sinopses, que ganham o aval para começarem a serem produzidas.

2. Escolha de diretores e elenco

Quando se trata do caminho de como é feita uma novela, o próximo passo é a indicação de um diretor, que vai trabalhar em conjunto com o autor. Normalmente, a escolha é feita com base em afinidade criativa.

O autor e o diretor atuam em conjunto nessa fase para escolher o elenco, ou seja, definir qual ator vai interpretar cada personagem.

O autor também prepara os primeiros capítulos, que vão ajudar na escolha do elenco.

3. Pré-produção

Passando para a próxima etapa de como é feita uma novela, entramos na fase de pré-produção, que envolve diferentes profissionais.

Nessa fase, as equipes de trabalho começam as pesquisas de figurino, construção de cenários, busca de locações para as captações externas, enfim.

A pré-produção acontece com uma certa antecedência da estreia da novela. Um bom exemplo é a próxima novela das 7 da Rede Globo, que ainda não possui uma data para começar as gravações, mas já está passando por essa etapa de preparação.

Bastidores: Como é feita uma novela
Imagem: PDFelement

4. Envio dos roteiros

Enquanto equipes trabalham na pré-produção e os atores se preparam para a caracterização de seus personagens, o autor desenvolve os roteiros.

Antes que as gravações comecem, é comum que os roteiros de pelo menos 20 capítulos estejam prontos.

Hoje, com a tecnologia, os roteiros nem sempre são impressos em papel. Muitos atores recebem o roteiro no formato PDF, que é mais leve e permite que o autor ou o diretor insira pequenas notas, como uma orientação de entonação de voz ou de sentimento. Portanto, um editor de PDF pode ser muito importante para a revisão e ajustes nos roteiros.

Ao longo da novela, a entrega dos roteiros também pode ser atrasada, em situações em que o texto é entregue no dia anterior à captação.

5. Gravação

Com roteiro e personagens bem ensaiados, é hora de gravar as cenas da novela!

Cada capítulo costuma levar um dia para ser filmado, sendo que as cenas não são captadas na sequência que vemos na televisão.

Além disso, é comum que gravações diferentes aconteçam simultaneamente. Assim, enquanto uma equipe grava com o casal principal, outra capta os núcleos paralelos.

Por muito tempo, as novelas eram gravadas enquanto eram exibidas, e nesse cenário, o autor poderia sentir a aceitação da história e fazer adaptações.

Com a pandemia, essa situação se alterou. Na novela "Nos Tempos do Imperador", por exemplo, todas as gravações já foram encerradas.

6. Pós-produção

No processo de como é feita uma novela, uma das últimas etapas é a pós-produção.

Aqui, todas as cenas que foram captadas passam por edição, para organizar as narrativas, inserir efeitos especiais e adicionar uma trilha sonora.

Dependendo do estilo da novela, a pós-produção pode levar mais de um dia para ser concluída.

7. Exibição

Por fim, depois de todo esse trabalho, a novela entra em exibição!

A maioria das novelas brasileiras possuem mais de 150 capítulos, tempo suficiente para que as pessoas se afeiçoem com o roteiro e os personagens.

Quando a novela não grava todos os episódios antecipadamente, o autor consegue fazer ajustes no roteiro, caso note que o público se identifica mais com um personagem ou uma trama.

Uma história contada diariamente

Do momento de escrever o roteiro em PDF, até a conclusão e a exibição da novela, são meses de trabalho de diferentes profissionais.

Todo esse esforço é facilmente percebido na qualidade das produções que, independentemente da emissora que desenvolve, leva o público a mergulhar em culturas e histórias variadas.

A telenovela faz parte do DNA do brasileiro e, sabendo como é feita uma novela, dá até mais vontade de valorizar esse trabalho e assistir às produções.


Pauta produzida e enviada por Assessoria de Imprensa Oficial
O NaTelinha conversa com milhões de pessoas, amantes da comunicação, internet e televisão. Anuncie com a gente!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado