Notícias

Comportamento: Como livrar-se das fofocas


fofocadivulgacao.jpg
Divulgação

Não há nada mais chato do que fofoca. Embora pareça inofensivo, falar da vida dos outros pode gerar sérios problemas. Se configurado como calúnia, injúria ou difamação, então, vira caso de justiça.

Afinal, se entende tratar-se de violação da honra. Então, o acusado é obrigado a indenizar a vitima. Além disso, ele pode pegar de três meses a dois anos de detenção e ainda precisa pagar uma multa ao Estado.  

Já no ambiente de trabalho, além de sujar a imagem de quem falou da vida alheia, dependendo do conteúdo e gravidade da informação, pode gerar as demissões do fofoqueiro e, ainda, de quem foi alvo de fofoca.

Por isso, já deu para constatar que o hábito é ruim e prejudicial. Então, entenda um pouco mais o que gera essa mania nada saudável e confira as dicas para que você não caia em tentação e espalhe informações que não lhe diz respeito.      


 

Significado de fofoca

Embora algumas pessoas afirmem que a palavra fofoca tenha surgido de um dialeto africano, sua origem ainda é desconhecida. Entretanto, o substantivo feminino significa bisbilhotice ou mexerico e consiste na ação de tomar conhecimento de informações sobre alguém.   

Além disso, é vista como a prática de uma pessoa xereta e que tenta descobrir segredos sobre terceiros para compartilhar com os outros. A situação complica quando a informação adquirida não tem nenhum fundamente verdadeiro, mas mesmo assim é passado adiante.  
 
Popularmente chamada de tititi, a fofoca tende a se proliferar em pequenos círculos sociais ou cidades. Porém, com o avanço de novas tecnologias, como a Internet e as Redes Sociais, a velocidade da informação é ainda maior, assim como sua proporção.

O perfil do fofoqueiro     

O fofoqueiro tem como tendência difamar outras pessoas quando motivado pela falsa sensação de superioridade. Ele se julga uma importante fonte de conhecimento e gosta de apontar as falhas dos outros sem autorização.

Por outro lado, às vezes a pessoa não tem por objetivo prejudicar o seu alvo de fofocas, mas a partir do momento que repassa informações de um conhecido sem o seu consentimento, é considerado um fofoqueiro.

Durante anos, as mulheres ganharam fama de serem mais fofoqueiras do que os homens. No entanto, hoje se entende que o ato de fofocar é uma das características da humanidade. Portanto, comum em ambos os sexos.   

Por fim, como a palavra tem forte ligação com o mundo das celebridades, existem muitos veículos de comunicação destinados a revelar curiosidades sobre a vida íntima de personalidades da TV, do cinema e showbiz, motivados pelo interesse público.  

Cuidado com fofocas no ambiente de trabalho

Além de a fofoca ser ruim no dia a dia, entre amigos, vizinhos e familiares, no ambiente corporativo é ainda mais complexo, já que pode gerar inimizades e até demissões. Então, confira as nossas dicas e fuja de fofocas!

- Afaste-se das fofocas e maledicências. Só o fato de prestar atenção no que o outro diz pode lhe fazer levar fama de fofoqueiro. Além disso, lembre-se que se aquele colega está falando de outra pessoa para você, pode fazer o mesmo a seu respeito;

- Nada de profecias! As previsões podem não se realizar e as palavras se voltam contra você;

- Não seja inconveniente. Jamais adentre outros setores da empresa sem necessidade ou deixar de avisar pelo telefone, ou pela secretária, somente para trocar uma ideia;

- Fale baixo e seja discreto. Principalmente quando for falar sobre um assunto de caráter confidencial;

- Quando se referir a um executivo da empresa durante uma conversa com os colegas de trabalho, use o nome completo do seu superior para evitar mal entendido ou uma falsa intimidade;

- Em caso de amizades no trabalho, seja discreto não comentando sobre os programas que vocês fazem juntos fora dali na frente dos outros colegas. Isso evita o despertar de ciúmes ou, ainda, desconfianças em relação à imparcialidade referente a qualquer decisão de trabalho;

- Lembre-se que “amigos, amigos: negócios a parte”. Então, evite trabalhar em parceria com um grande amigo. Alem de dar a impressão de protecionismo, a relação pode atrapalhar as tarefas e dificultar na resolução dos problemas;

- Evite falar da sua vida pessoal com quem você não conhece direito, não tem intimidade;

- Também não espalhe os seus resultados positivos, assim como prêmios ou novos projetos que lhe foram confiados;

- Se houver alguém com quem você não se dá, mantenha apenas um relacionamento formal e educado. Porém, não demonstre sua antipatia nem comente com os outros. Atitudes assim, além de minimizarem os atritos, evita fofocas.

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado