Notícias

Livre-se do estresse diário praticando Yoga

Saúde


canalmulher-yoga.jpg
Fotos: Divulgação

A correria do dia a dia não contribui para nos mantermos serenas. A mulher moderna já não se limita mais à vida doméstica. É trabalho, casa, marido, filhos. Fora as horas que se perde no trânsito.

Ou seja, com tantos motivos para nos estressar, manter a saúde mental e física requer disposição. O bom é que hoje encontramos muitas atividades que nos ajudam a buscar esse equilíbrio. E uma delas é o Yoga.

Originário na Índia há mais de 5000 anos, o Yoga é considerado o mais antigo e holístico método para colocar em forma o corpo e a mente. Consiste em unir e integrar corpo, mente e emoções, nos tornando capazes de agir conforme nossos pensamentos e sentimentos.

Sua prática induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior. Além disso, fortalece o corpo físico e dá flexibilidade

A prática da Yoga

A prática do Yoga não exige que você siga uma filosofia exótica. Porém, deve ser regular e necessita de muito empenho, já que o seu uso constante é capaz de operar milagres no corpo e na vida.

Os exercícios são simples e sempre respeitando o ritmo de cada um. Em compensação, além de alongar todas as partes do nosso corpo, também massagea os órgãos internos e as glândulas.  

A técnica também coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxando os músculos e a mente, estimulando a circulação e, ainda, aumentando a provisão de oxigênio em todos os tecidos.

O processo de enrijecimento devido à inatividade, ao cansaço, a postura incorreta e ao envelhecimento decorrentes dos anos é revertido com as técnicas da Yoga, beneficiando, principalmente, as costas, o peito, o sistema digestivo e os pulmões.

Então, já foi comprovado que a prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livrando-nos dos efeitos nocivos da correria e da tensão em nosso cotidiano.

As aulas

Inicia-se com movimentos suaves e que despertam o nosso corpo, como a sequências de “Saudação ao Sol”, que aquecem músculos, articulações e aumenta a resistência física.

Logo em seguida, trabalha-se os ásanas, que são as posições do Yoga. A respiração acompanha cada movimento, aumentando a intensidade da prática e mantendo o calor necessário para alongar, alinhar os músculos e as articulações.

Ao final de uma aula de Yoga, propõe-se um relaxamento e meditação aos praticantes, que se veem em um total e profundo estado de serenidade e bem-estar, e preparados para encarar a correria do dia a dia.

Conheça as técnicas do Yoga

Ásanas: exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças. Principalmente, as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, no Yoga os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo, evitando os riscos de distensões ou lesões. Os ásanas também desbloqueiam as áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital.

Pránáyáma: nome que se dá aos exercícios respiratórios. No início, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração, ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Depois, atuam em nossas emoções, auxiliando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem diretamente sobre nossa energia, aumentando e melhorando a sua distribuição pelo corpo.

Yoganidra: descontrai cada músculo e parte do corpo. Também mexe com a nossa imaginação, nos envolvendo em uma cor específica ou, ainda, nos levando a passeios mentais por praias paradisíacas, belas montanhas ou campos floridos. Assim, temos a sensação de fugir da agitação corriqueira e perceber outras formas de viver com mais tranquilidade. Essa serenidade, além de deliciosa, permanece por vários dias.

Meditação: com a meditação, o praticante tem a possibilidade de se desligar temporariamente do que acontece ao redor e conhecer o seu “eu interior”. Ela também ajuda a enxergar com outros olhos nossos pensamentos, sentimentos e aspirações na vida.

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado