Notícias

O que é e como evitar a deficiência nos vasos capilares

Saúde


canalmulher-alimentosfuncionais.jpg
Divulgação

O sangue encontra-se no interior dos vasos sanguíneos, artérias, capilares e veias, e em casos de pequenos sangramentos ou hemorragias, ele extravasa dentro ou fora do corpo.

Na maioria das vezes,  nosso corpo consegue impedir ou controlar o sangramento ocasionado por vasos lesados através de um processo natural chamado homeostasia.

Esse processo se dá em três etapas: constrição dos vasos sanguíneos, atividade plaquetária e atividade dos fatores de coagulação. O surgimento de anormalidades em algumas dessas etapas pode provocar sangramento ou coagulação excessiva, o que se torna perigoso.

As paredes vasculares são a primeira barreira contra a perda sanguínea. Quando um vaso é lesado, ele contrai de modo que o sangue flui mais lentamente para fora e a coagulação se inicia.

Ao mesmo tempo, o acúmulo de sangue fora do vaso sanguíneo (hematoma) comprime-o, auxiliando na prevenção de um sangramento. Então, assim que a parede vascular se rompe, as plaquetas são ativadas e se colam na área lesada.

Tudo graças a um fator denominado Von Willebrand, proteína plasmática produzida pelas células. O colágeno e outras proteínas, como por exemplo, a trombina aparece no local da lesão levando as plaquetas a colarem entre si. Na medida em que essas plaquetas se acumulam, formam um emaranhado que cobrem a lesão.

Equimose Fácil

Tanto os homens quanto as mulheres podem apresentar equimose decorrente da fragilidade nos vasos capilares. Nesses casos, sempre que pequenos vasos se rompem, um pouco de sangue extravasa. Quando isso acontece, surgem pontos avermelhados na pele (petéquias) e/ou manchas azul violáceo (púrpura).

Nas mulheres, a equimose fácil costuma ter fator familiar. Surge em maior proporção devido a atritos nas coxas, nádegas e braços. Já os idosos se tornam susceptíveis por conta da exposição ao sol intenso e possuírem uma fina camada de gordura sob a pele que serve de amortecedor na hora de proteger contra traumatismos.

Já os lugares mais atingidos são o dorso das mãos e antebraços (púrpura senil), onde o sangue extravasa dos vasos lesados e formam áreas violáceas (hematomas).
Essas equimoses podem persistir por um longo período, tornando-se esverdeadas, amareladas ou acastanhadas. Não chega a ser uma doença, por isso não necessita de tratamento específico. Bastando, apenas, evitar o traumatismo para reduzir sua incidência.

Além disso, a redução no consumo de álcool e uma dieta rica em verduras, legumes e frutas também ajudam na prevenção. Porém, em caso de dúvidas, exames de sangue podem determinar a existência ou não de um problema na coagulação.

O que consumir

As vitaminas desempenham um importante papel na saúde e bem estar do corpo humano. Por isso, a boa nutrição beneficia diretamente não apenas o organismo como também a pele e o cabelo. Elas podem ser consumidas internamente ou aplicadas diretamente na pele, em formas de cremes e loções.

Entretanto, algumas pessoas são deficientes de vitaminas e seus efeitos muitas vezes não são perceptíveis. Nestes casos, a falta de uma quantidade adequada de vitaminas no sistema se torna incapaz de produzir componentes essenciais da derme, como o colágeno e a elastina.

Grupos de vitaminas e onde encontrá-las

Complexo B: ajuda a normalizar as funções da pele, controlando a produção de óleo pelas glândulas sebáceas e proporcionando suavidade e refrescância. A niacina e a biotina são as duas principais vitaminas do complexo B, que trazem inúmeros benefícios.

A falta de biotina ocasiona queda de cabelo e coceiras na pele. Essa substância pode ser encontrada na banana, no ovo e no arroz. Já a niacina ajuda a pele a reter umidade e melhorar sua tonalidade. Loções com base nestas vitaminas proporcionam brilho e saúde à pele. Já sua deficiencia pode causar ressecamento e descamação, especialmente nas camadas mais profundas. O complexo B também melhora a circulação e o metabolismo. É encontrado ainda na carne vermelha.

Vitamina C: não só ajuda a prevenir doenças como a gripe, mas também é importante na proteção da pele contra os efeitos da idade. Tem sido estudada por proteger quanto a exposição ao sol, o que pode reduzir efeitos e chances de contrair câncer de pele. Possui ainda propriedades antioxidantes, promovendo a produção de colágeno e a aceleração da cicatrização em peles danificadas, fortalecendo ainda os vasos capilares. Reduz e previne o aparecimento das varizes.

Vitamina E: sempre foi considerada uma vitamina anti-envelhecimento. Atualmente é valorizada por suas propriedades antioxidantes, que combatem diretamente os radicais livres. Reduz a produção indesejada de colagenase, enzima que destrói o colágeno e deteriora a estrutura da pele. Também protege o corpo dos raios ultravioleta, que podem danificar as células da pele. Deixa a pele mais suave e sedosa, além de hidratá-la. A vitamina E pode ser obtida através da aplicação de cremes e loções, além da ingestão de alimentos e suplementos como frutas cítricas, verduras, leguminosas, nozes e sementes.

Vitamina A: reduz as rugas e previne a desidratação da pele (ressecamento). Esta vitamina é importante na produção e manutenção das células da pele. A maioria das frutas contêm vitamina A e podem ser consumidas diariamente. Porém, o excesso pode reduzir os efeitos da psoríase.

Vitamina K: quando aplicada em forma de creme ou loção reduz a aparência de inchaço e vermelhidão sob os olhos e olheiras. Atua diretamente em hematomas. Funciona bem quando combinada com a vitamina A. Um composto de vitamina C, E, A, B e K pode trazer excelentes resultados para a pele.

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado