Novelas

Racismo em Nos Tempos do Imperador

Globo fez operação de guerra para abafar caso de racismo em Nos Tempos do Imperador. O caso ainda repercute na emissora.

Autor: Redação NT

Divulgação/Globo

Providências

O afastamento do diretor da novela, Vinícius Coimbra, apesar de ter demorado, foi a primeira medida que a emissora tomou após as investigações internas.

Divulgação/Globo

Globo investigou

O departamento de compliance da casa continua apurando o episódio internamente e não descarta a possibilidade de demissão do profissional e outros funcionários.

Divulgação/Globo

Acusação foram feitas por três atrizes

A denúncia foi feita pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues. Desde outubro de 2021, o trio vinha mostrando insatisfação com algumas medidas de Vinícius.

Divulgação/Globo

Exemplos claros de segregação racial

Como a divisão de camarins e até horários de refeições para ‘os negros’ e para ‘os brancos’. Os atores também eram chamados de ‘escravo’ e ‘mucama’.

Reprodução/Globo

Chefes souberam do caso

Ricardo Waddington, José Luiz Villamarim, Alessandro Marson e Thereza Falcão foram informados do problema, mas nenhuma medida foi tomada contra o diretor. Pelo contrário.

Divulgação/Globo

Abafar o assunto

O que se sabe é que a Globo chegou a fazer uma operação de guerra para que o assunto não viesse à tona com a novela ainda no ar temendo represálias dos patrocinadores.

Divulgação/Globo

Fracasso

O ibope da trama já não era bom e ainda teve cena sobre o racismo reverso, que trouxe um impacto negativo de cara para a trama das 18h.


Data de publicação: 23/02/2022

Reprodução/Globo