Novelas

A volta de O Cravo e a Rosa

Globo inaugura nova faixa de reprises à tarde e O Cravo e a Rosa foi escalada para ser a primeira produção exibida no horário. Relembre curiosidades da novela de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira

Autor: Redação NT

Reprodução/Globo

Referências

A Megera Domada, de Shakespeare, e a telenovela O Machão, escrita em 1965 por Ivani Ribeiro foram as principais inspirações do folhetim.

Reprodução/Globo

Homenagens

O diretor Walter Avancini fez pequenas homenagens para figuras da época, como Tarsila do Amaral, Bidu Sayão, Oswald de Andrade e Monteiro Lobato.

Reprodução/Globo

Cenário

A produção construiu 26 cenários, além de ter um bonde adaptado em um carrinho elétrico para transportar 20 pessoas. Também tinham carros de verdade do século XX, emprestados por colecionadores.

Reprodução/Globo

Sítio do Picapau Amarelo

O figurino de Catarina foi inspirado a partir das roupas da boneca Emília por conta da forte personalidade independente de ambas.

Reprodução/Globo

Sucesso

A novela foi um sucesso, fechando com média geral de 30,6 pontos em 2000. A produção também consolidou Walcyr na faixa, que depois fez A Padroeira, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea e Êta Mundo Bom.

Reprodução/Globo

Reprises

Essa será a terceira vez que O Cravo e a Rosa será reprisada na TV aberta. A Globo reexibiu a produção em 2003 e depois em 2013. No Viva, foi transmitida na íntegra em 2019.

Reprodução/Globo

Vem aí

A estreia da nova faixa de reprises da Globo acontecerá dia 06 de dezembro, a partir das 14h15.


Data de publicação: 24/11/2021

Reprodução/Globo