Novelas

Fatos de que Globo é a nova Manchete

A grade de programação da Globo em 2022 está bem semelhante à da antiga Manchete, que foi extinta em 1999. Entenda

Autor: Redação

Divulgação/Globo

Pantanal

A Globo recusou Pantanal em 1990 e Benedito Ruy Barbosa levou a trama para Manchete, alcançando um enorme sucesso.

Reprodução/TV Manchete

Remake

Hoje, a adaptação de Bruno Luperi repete o êxito na Globo e a emissora só tem a comemorar quando se trata dos índices da obra. A nova versão é um grande sucesso

Divulgação/Globo

Estratégia de grade da Manchete

Nos anos 90, o público conferia as notícias de sua região às 19h10 e, logo em seguida, via uma novela. Depois o canal mostrava o Jornal da Manchete, que entregava para Pantanal. Pioneirismo.

Reprodução/Manchete

Estratégia de grade da Globo

Exatamente como acontece atualmente na Globo. Às 19h10, são exibidos os jornais da praça, depois a novela das 19h e, na sequência, o Jornal Nacional, que entrega para o remake de Pantanal.

Reprodução/Globo

Estrelas da casa

O telespectador que sintonizou na Manchete em 1995 e 1996 viu Taís Araújo iniciando sua carreira nas novelas. Hoje ela é uma das principais estrelas da Globo.

Reprodução/Manchete

Estrelas da casa 2

Ana Paula Araújo. A âncora, que atualmente comanda o Bom Dia Brasil na Globo, apresentou o programa Rio em Manchete entre 1994 e 1996, além do Jornal da Manchete e um outro noticiário local.

Reprodução/Globo

Vinhetas especiais

Nos anos 90, pinturas nas vinhetas estavam presentes na Manchete. Diversas peças foram veiculadas seguindo essa temática.

Reprodução/Manchete

Globo também terá vinhetas especiais

Com o objetivo de reconhecer artistas brasileiros e homenagear algumas datas nacionais ao longo do ano, a Globo vai veicular vinhetas customizadas a partir de obras criadas por esses profissionais.

Reprodução/Globo

Almir Sater

Na primeira versão de Pantanal, exibida na Manchete, Almir Sater deu vida a Trindade e ganhou status de galã, sendo convidado para protagonizar A História de Ana Raio e Zé Trovão.

Reprodução/Manchete

Gabriel Sater

No remake, o filho do veterano interpreta o mesmo papel que foi do pai e também ganhou o título de galã, apesar de dizer que mantém os pés no chão e pensa mais na questão artística.

Reprodução/Globo

E inspirações seguirão

Essas e outras semelhanças entre Globo e Manchete devem continuar acontecendo ao longo do tempo. A história sempre se repete


Data de publicação: 12/05/2022

Divulgação/Globo