Venda do bebê e mais: O que foi cortado da trajetória de Maria de Fátima em Vale Tudo?
Originalmente, a vilã vendia o próprio filho para o tráfico internacional
Publicado em 13/10/2025 às 08:00,
atualizado em 13/10/2025 às 21:50
Vários entrechos presentes na primeira versão de Vale Tudo foram cortados da trajetória de Maria de Fátima (Bella Campos) no remake da novela na Globo, que termina nesta sexta-feira (17).
Originalmente interpretada por Gloria Pires, a personagem chegava a vender o próprio filho para o tráfico, mas também tinha atitude comovente para se reaproximar da mãe na reta final da trama.
+ Globo quebra protocolo nos bastidores para reta final de Vale Tudo
Confira, a seguir, o que foi cortado da trajetória de Maria de Fátima em Vale Tudo:
Roubo de pulseira de Celina
Antes de ser desmascarada, Maria de Fátima roubava uma joia de Celina (Nathália Timberg) para conseguir dinheiro, e a culpa recaía sobre Marina (Ana Lúcia Monteiro), empregada da mansão dos Roitman. A funcionária era levada pela polícia e ameaçada de tortura na delegacia.
Só que Celina ouvia uma conversa de Maria de Fátima com César (Carlos Alberto Riccelli) ao telefone e enfim descobria que a mulher de seu sobrinho era a verdadeira ladra. A grã-fina corre para salvar a empregada e, depois, castiga a rival com um tapa na cara.
Suspense em torno do exame de DNA
Todo o suspense sobre a paternidade do filho de Maria de Fátima também foi cortado da adaptação. Por alguns capítulos, até o resultado do exame de DNA, o público aguardou para saber se o bebê era de César ou de Afonso (Cássio Gabus Mendes).
Na época, o teste de paternidade ainda era uma novidade e só pôde ser feito após o nascimento da criança. Ao saber que não é o pai da criança, Afonso paga as contas do hospital, mas se recusa a dar qualquer ajuda a Maria de Fátima, que é abandonada com o filho no colo.
Venda do filho para traficante
Maria de Fátima vendia o próprio filho para o tráfico de humanos com a ajuda de Olavo (Paulo Reis). Sem dinheiro após o fim do casamento com Afonso, ela entrega o bebê a um casal estrangeiro interessado em uma adoção ilegal, em troca de um punhado de dólares.
O plano só não é concluído porque Raquel (Regina Duarte) descobre tudo. A heroína corre até o aeroporto e, para impedir que os gringos levem a criança, ameaça chamar a polícia. A dona da Paladar então passa a cuidar do neto enquanto Fátima segue aprontando na reta final.

Principal suspeita de matar Odete Roitman
Para se redimir de suas armações e se reaproximar da mãe, Maria de Fátima tentava livrar a cara de Ivan (Antonio Fagundes). Ela encontra as provas que incriminam o executivo nas coisas de Odete Roitman (Beatriz Segall), mas isso acaba colocando-a como suspeita na morte da vilã.
A polícia questiona por que Fátima havia ido ao apartamento da ex-sogra na noite do crime, mas a moça inventa uma história, a fim de não prejudicar Ivan. Com medo do que pode acontecer à filha, Raquel vai à delegacia e assume a culpa pelo assassinato de Odete.
+ Celina rouba lugar de Raquel na reta final de Vale Tudo; entenda
Ao saber da atitude da amada, o ex-funcionário da TCA também procura o delegado e revela toda a verdade, sendo indiciado pelo crime de suborno. Ivan é preso, enquanto Maria de Fátima, aparentemente redimida, volta a viver com Raquel, que abriga tanto a filha quanto o neto.
+ Por onde anda? Atriz que deu vida a outra Odete Roitman sumiu da TV
+ Vale Tudo: Saiba quem matou Odete Roitman na versão internacional da novela
Vale Tudo é escrita por Manuela Dias e tem direção artística de Paulo Silvestrini. O remake é baseado na novela exibida entre 1988 e 1989, criada por Gilberto Braga (1945-2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004) e que teve direção de Dennis Carvalho e Ricardo Waddington.
O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Vale Tudo. Confira!