Per Amore

"Por Amor": Polêmica, troca de bebês que dividiu médicos será exibida na próxima semana

Emissora vai fazer chamada especial


Por_Amor_7822261e6c6b39668f4ef4f7d0fe74cf8f4f26f6.jpeg
Cena da troca dos bebês vai ao ar semana que vem em "Por Amor".

A Globo exibirá na próxima semana a icônica cena de "Por Amor" em que os bebês de Helena (Regina Duarte) e Eduarda (Gabriela Duarte) são trocados. A polêmica cena que dividiu a classe médica à época está prevista para ir ao ar segunda-feira (10) no “Vale a Pena Ver de Novo”

E a troca de bebês em “Por Amor” polemizou e acabou por movimentar a classe médica nos Anos 90. Polêmica, a cena teve todo tipo de manifestações da classe médica. Alguns profissionais da área de saúde à época criticaram a decisão de César de concordar com a troca e chegaram a defender que a sequência poderia levar a um pânico por parte de mulheres grávidas.

Em reportagem de 14 de dezembro de 1997, três dias depois da exibição da cena, que foi ao ar no capítulo 52 em sua versão inédita, a Folha de São Paulo ouviu médicos que afirmaram que a sequência atropelou a ética médica. "A novela mostra um médico ilícito e antiético, um mau exemplo para a classe, mesmo que ele tenha agido com as melhores intenções", opinou, à época, o obstetra Pedro Paulo Monteleone, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo na ocasião. 

Carlos Eduardo Czeresnia, que comandava o setor de obstetrícia do Hospital Albert Einstein naquele ano, classificou o episódio como criminoso e afirmou que poderia gerar pânico, já que os pais poderiam temer que seus filhos fossem trocados. "Os hospitais hoje têm seguranças com o único intuito de evitar a 'fuga' dos bebês".  encerrou.

\"Por Amor\": Globo define data para exibir polêmica troca de bebês que dividiu médicos e público

Com a nova edição para o "Vale a Pena Ver de Novo", a sequência irá ao ar no capítulo 31 da reprise, bem diferente da versão original , em que a troca foi ao ar no capítulo 52 e conquistou audiência de 43 pontos, abaixo dos números da época. Para se ter uma ideia, o recorde de “Por Amor” foi de 58 pontos, em seu penúltimo capítulo. 

A divisão por parte da decisão de Helena não foi somente da classe médica, o próprio público não sabia o que pensar sobre a troca dos bebês. A tal ponto que Manoel Carlos chegou a dizer em entrevista ao O Globo que boa parte dos telespectadores que o abordava na rua rejeitou a decisão.

"A maioria discorda, o que eu já esperava. Mas recebo cartas de mães dizendo que fariam a mesma coisa que a Helena fez. Não é fácil concordar com um gesto extremo dessa natureza. E isso gerou polêmica. Tudo que não é unânime é polêmico. Mas o que mais me espanta é que muitas dessas pessoas, que se escandalizaram com a cena, não perdem o apetite depois de lerem nos jornais que uma mãe matou um filho no vaso sanitário de um avião", lembrou.

Ainda assim, o sacrifício de Helena em favor da filha se tornou uma das cenas mais lembradas dos Anos 90 e passou a figurar no imaginário popular. Maiara Gomes, 37 anos, concorda.

“Eu tinha uns 15 anos na época e lembro que chorei mais que a Helena”, comentou rindo. Maiara chegou a dizer que considerou a cena um pouco inverossímil na época. “Eu achava aquilo absurdo, triste. Coisa de novela.” Hoje, ela é mãe de uma menininha de 04 anos e afirmou compreender a atitude de Helena. “Eu não faria o mesmo, mas eu entendo”.

\"Por Amor\": Globo define data para exibir polêmica troca de bebês que dividiu médicos e público

Quem pensa diferente é Sandra Bezerra. A cabeleireira de 54 anos ficou revoltada em 1997 e, agora, assiste novamente a novela e disse que tem certeza que a reação será a mesma. “Ela não pensou no marido. Tentou controlar a vida de todo mundo e fez mal, inclusive, para a filha”, sacramentou.

 Roberto Oliveira, 17 anos, está assistindo a novela pela primeira na atual reprise do "Vale a Pena Ver de Novo" e, quando a reportagem contou que a troca de bebês acontece já na próxima semana, ficou empolgado. "Vou me preparar para comentar nas redes sociais e quero assistir com minha irmã", explicou ele. É que a irmã, mais velha, trabalha e costuma assistir a trama no Globoplay à noite e na segunda-feira, pretende sair mais cedo para acompanhar a trama.

A atual reprise de “Por Amor” vem alcançando grande audiência e se mantém com os melhores resultados da década. Por conta disso, a expectativa nos bastidores da Globo é de que a sequência icônica possa bater recorde no Ibope.

Procurada, a Globo confirmou que a troca de bebês está prevista para acontecer na próxima segunda-feira e que a emissora pretende produzir uma chamada especial que irá ao ar ao longo do final de semana.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado