Lista NT

Relembre 6 novelas que tiveram carnavais fictícios retratados na trama


Senhora do Destino
Divulgação

Relembre conosco 6 novelas que tiveram seus carnavais fictícios retratados na trama.

Uma dela relembrou o famoso baile de máscaras de Veneza, enquanto que as outras focaram nos bailinhos tradicionais ou nos desfiles na avenida.

Confira!

“Duas Vidas” (1976)

Escrita por Janete Clair e com direção de Daniel Filho, a trama acompanhava o recomeço na vida de moradores do bairro do Catete, no Rio de Janeiro, que foram desapropriados por causa do início das obras do metrô carioca. A história tem início nas vésperas do Carnaval de 1974. Durante um baile, o casal formado por Leda Maria (Betty Faria) e Tomaz (Cecil Thiré) discutem e ele acaba morrendo atropelado. Então, ela se vê tendo que criar o filho ainda pequeno sozinha.

“Partido Alto” (1984)

Relembre 6 novelas que tiveram carnavais fictícios retratados na trama

Escrita por Aguinaldo Silva com colaboração de Glória Perez, na trama havia uma escola de samba fictícia chamada Acadêmicos do Encantado. A porta-bandeira Jussara, personagem de Betty Faria, era amante do bicheiro Célio Cruz (Raul Cortez), chefão da comunidade, mas sua verdadeira paixão era o compositor de sambas-enredo Piscina (José Mayer), eu sonhava em emplacar uma música sua no carnaval. O último capítulo da novela mostrava Jussara desfilando como destaque da escola ao som do samba-enredo “E Agora Jose”, composto por Piscina em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Entretanto, durante a passagem da agremiação, o puxador de samba é morto por capangas de Célio Cruz e Jussara presencia tudo do alto do carro alegórico.

“Felicidade” (1991)

Relembre 6 novelas que tiveram carnavais fictícios retratados na trama

Escrita por Manoel Carlos com colaboração de Elizabeth Jin, a novela contava a história de Helena (Maitê Proença), a moça mais cobiçada da cidade fictícia de VilaFeliz, em Minas Gerais, que sonhava em se mudar para o Rio de Janeiro. Baseada no conto “A Morte da Porta-Bandeira", de Anibal Machado, uma passagem da novela mostra a personagem Antônia Batista, a Tuquinha (Maria Ceiça) sendo assassinada a facadas pelo ex-namorado Aristides, conhecido como Tide (Maurício Gonçalves), durante um ensaio na quadra da escola de samba Estácio.

“Quem é Você” (1996)

Relembre 6 novelas que tiveram carnavais fictícios retratados na trama

Baseada no conto “Caminhos do Vento”, de Ivani Ribeiro, e escrita por Solange Castro Neves, substituída posteriormente por Lauro Cesar Muniz, a trama tem início no carnaval de Veneza de 1970, quando Maria Luísa (Elizabeth Savala) revela ao marido, Afonso (Alexandre Borges), que está grávida. Pensando ser fruto de uma traição, para se vingar ele passa a noite com uma mulher mascarada sem saber que se tratava da sua cunhada, Beatriz (Cássia Kiss). Enquanto Maria Luísa dá à luz a Maurício Thales (Thiago Picchi), seu filho com Afonso que se travestia de Thaís, Beatriz tem Cadu (Pedro Brício), que pode ou não ser filho do cunhado. A verdade sobre a paternidade do rapaz só é revelada no final da trama através de um exame de DNA comprovando que, na verdade, Cadu é filho de Túlio (Cecil Thiré). Vale lembrar que a abertura da novela era embalada pela música “Noite dos Mascarados”, de Chico Buarque, interpretada na voz de Emílio Santiago.

“Senhora do Destino” (2005)

Relembre 6 novelas que tiveram carnavais fictícios retratados na trama

Escrita por Aguinaldo Silva, a trama contava a história da nordestina Maria do Carmo (Susana Vieira) que, depois de ser abandonada pelo marido, chega ao Rio de Janeiro na companhia dos cinco filhos e tem a caçula, ainda bebê, roubada. Ela consegue firmar os pés na cidade e se torna uma pequena empresária, mas sem nunca desistir de recuperar a filha desaparecida, o que consegue vinte anos depois do ocorrido. A história da protagonista acabou virando enredo da Unidos de Vila São Miguel, escola fictícia dirigida pelo bicheiro Giovanni Improta (José Wilker). Parte do elenco desfilou na Grande Rio no Carnaval daquele ano e as cenas foram usadas na novela.

“Império” (2014)

Relembre 6 novelas que tiveram carnavais fictícios retratados na trama

Também escrita por Aguinaldo Silva, a trama conta a história de José Alfredo (ChaySuede/ Alexandre Nero),um pernambucano ambicioso que constrói um verdadeiro império, se tornando um dos homens mais ricos e poderosos do Brasil, através do contrabando de pedras preciosas. Casado com Maria Marta (Adriana Biroli/Lília Cabral), com quem tem três filhos, sua história acaba se tornando enredo de escola de samba e o casal chega a desfilar em cima de um carro alegórico, quando o comendador sofre um atentado e só não morre porque Cora (Marjorie Estiano/Drica Moares), irmã de Eliane (Vanessa Giácomo/ Malu Galli) um amor do seu passado com quem ele teve uma filha bastarda, Cristina (Leandra Leal), se joga na frente e acaba levando o tiro em seu lugar.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado