Notícias

91 anos da televisão no mundo: relembre momentos marcantes do Carnaval

Em 26 de fevereiro de 1926 aconteceu a primeira transmissão televisão do mundo, em Londres


tvdigital (1).jpg
Foto/ilustração
Por Redação NT

Publicado em 26/02/2017 às 09:00,
atualizado em 15/10/2021 às 15:33

 

O dia 26 de fevereiro marca uma importante data para a história da televisão. Há exatos 91 anos, em Londres, na Inglaterra, aconteceu a primeira transmissão televisiva do mundo. O responsável pelo feito foi John Logie Baird, um escocês que criou e apresentou um modelo mecânico de televisão para cientistas na Academia de Ciências Britânicas.
 
Mais de nove décadas se passaram. A televisão ganhou cor, ficou mais fina, mais moderna e acessível. E no Brasil este ano marca uma nova etapa dessa evolução: a digitalização total do sinal nas maiores regiões metropolitanas do país, como São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador.

Na capital paulista, por exemplo, o sinal analógico será desligado no dia 29 de março. Com a data próxima, boa parte dos telespectadores já possui televisão digital, podendo acompanhar o Carnaval na nova tecnologia, com maior qualidade de som e imagem.
 
Para celebrar a data, a reportagem decidiu relembrar alguns momentos marcantes de outros carnavais:
 
Liberdade, Liberdade, Abre as asas sobre nós (Imperatriz Leopoldinense, 1989)



Escolhido como o melhor samba-enredo de todos os tempos por Faustão, o tema da escola Imperatriz Leopoldinense de 1989 foi gravado pelo cantor Dudu Nobre consagrada como abertura da novela Lado a Lado (Rede Globo, 2012). O tema do desfie retratava a abolição dos escravos e a Proclamação da República.
 
Ratos e Urubus (Beija-Flor, 1989)

Já dizia o ditado, “lixo é luxo”, lema utilizado para a elaboração do desfile da Beija-Flor, também em 1989. Para mostrar um pouco da vida dos mendigos que perambulam pelas cidades grandes, invisíveis aos olhos da sociedade, o famoso carnavalesco Joãozinho Trinta causou polêmica trazendo a imagem de Cristo coberto por sacos de lixo. Embora não tenha levado a primeira posição na pontuação, o desfile de impacto foi bastante elogiado.
 
Peguei um Ita no Norte (Salgueiro, 1993)

O nome deste samba-enredo pode não ser muito famoso, mas o refrão é cantado até os dias de hoje, 24 anos depois de ter sido apresentado na avenida. O trecho “explode coração na maior felicidade”, inspirado em uma música de Dorival Caymmi, coroou Salgueiro a campeã carioca em 1993. A história do nordestino que vinha tentar a vida, cheio de esperança e sonho, nas regiões sul e sudeste, era a favorita assim que o desfile acabou. O desfile contou com 5 mil passistas e garantiu o primeiro lugar com 300,5 pontos.
 
Gentileza X, o Profeta do Fogo (Grande Rio, 2001)  


A Grande Rio marcou a história do carnaval brasileiro a colocar o primeiro homem voando na avenida. O samba-enredo contava a trajetória de José Datrino, empresário carioca que ao saber de um incêndio que havia matado 500 pessoas em sua cidade passou a praticar benfeitorias, tornando-se conhecido como “Profeta Gentileza". O passista-voador era um americano, que sobrevoou a Sapucaí carregando um foguete-portátil.
 
Soy loco por ti América! A Vila canta a Latinidade (Vila Isabel, 2006)

O desfile era a esperança da Vila Isabel conquistar um resultado melhor do que a décima posição no ranking das escolas de samba. Na época, a escola enfrentava uma fase difícil após cinco anos no Grupo de Acesso e apenas um no Grupo Especial, com problemas políticos internos e um samba-enredo que dividiu opiniões. Porém, ao resgatar a identidade do povo latino, a Grande Rio não apenas atingiu seu objetivo, como acabou em primeiro lugar (ao lado da Grande Rio), garantindo o seu segundo título.
 
Simplesmente Elis (Vai Vai, 2015)


A Vai Vai, escola recordista em número de títulos em São Paulo, ganhou seu último desfile em 2015 com homenagem à cantora Elis Regina. Com trechos da música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, e participação especial da cantora Maria Rita, filha de Elis Regina, a Vai Vai entrou no sambódromo às 5h da manhã, emocionando os espectadores e garantindo a coroa do ano.
 
História do carnaval na TV
 
O primeiro desfile de escola de samba oficial aconteceu em 1932. A escola vencedora do ano foi a Estação Primeira de Mangueira, com o samba-enredo “Na Floresta” (foto/abaixo). Antes disso, os desfiles já aconteciam desde 1930, porém, de forma informal. Nesses anos, 1930 e 1931, a vencedora foi a Deixa Fala, a primeira escola de samba do país.
 
As arquibancadas para que as pessoas pudessem assistir às apresentações foram montadas apenas no início da década de 50. E alguns anos depois, convites passaram a ser cobrados. Os desfiles aconteceram em vários locais do Rio de Janeiro, mas desde o final da década de 70, a Marquês de Sapucaí é o local oficial para se cair no samba.

A transmissão dos desfiles na TV aberta teve início na década de 60. A extinta TV Continental foi a primeira, de que se tem notícia, a transmitir o carnaval em sua programação. Em 1975, a chegada da TV colorida causou uma revolução estética nas fantasias e maquiagens das escolas de samba, agora transmitidas com muito mais detalhes.
 
Atualmente, o carnaval brasileiro é transmitido pelas emissoras de televisão para mais de 180 países em todo o mundo e os desfiles são um dos maiores espetáculos culturais do Brasil.
 
Além da Globo, que transmite os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio, SBT e Band também cobre a folia, mas diretamente de Salvador. Já a RedeTV! mostra os "Bastidores do Carnaval" nos sambódromos.

Como ter acesso à TV digital
 
Para ter acesso ao sinal em alta definição, que a partir de 2018 será padrão no Brasil, basta checar se a instalação de TV na sua casa já é compatível. Quem utiliza TV por assinatura ou parabólica não precisa fazer nada, mas quem recebe o sinal da TV aberta deve observar os detalhes:

Antena: Primeiro é importante checar se a antena está apta a receber o sinal digital. A antena deve ser UHF e o modelo mais indicado é o externo, instalado nos telhados das casas, pois este recebe o sinal com maior “potência”.
 
TVs de tubo: não são compatíveis com o novo sinal. Mas não há necessidade de se desfazer do aparelho, basta comprar e instalar um conversor para se adequar ao sinal digital.
 
TVs de tela fina: para saber se o seu televisor de tela fina já recebe o sinal digital, é necessário verificar se ele possui um conversor embutido. A maioria das TVs de tela fina no país já possuem essa tecnologia. Uma dica é checar se a TV foi fabricada após 2010 - a partir desta data, todas as TVs fabricadas no Brasil passaram a ser digitais. Caso não consiga sintonizar nenhum canal digital na TV de tela fina mesmo com a antena adequada, você precisará instalar um conversor de sinal para assistir à programação de TV após o desligamento do sinal.
 
Em caso de dúvidas, o site www.sejadigital.com.br, criado por determinação da Anatel para operacionalizar a migração de sinal, oferece orientações e atendimento ao público.

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado