Notícias

Youtuber faz texto contra plágio de Eliana, relata chateação e viraliza

"Tem Graça ou Não" mudou de nome após acusação de plágio


eliana-temgracaounao.jpg
Fotos: Divulgação/SBT

Nas últimas semanas, o Youtuber Eder Nascimento está no centro de uma polêmica com a apresentadora Eliana, do SBT. O nome de seu canal no YouTube, "Tem Graça ou Não", foi usado num quadro da atração, inclusive com a mesma trilha sonora.

Vendo toda a repercussão do caso, o programa da loira mudou o nome do quadro para "Desafio do Riso". O formato continua o mesmo: uma competição de piadas em que os participantes precisam fazer os jurados rirem.

Em um texto publicado em seu Facebook, Eder relatou sua versão dos fatos e disse que tentou resolver junto à produção de Eliana e ao SBT uma forma para que ele fosse ressarcido dos problemas que teve por conta do nome.

O Youtuber chegou a participar do programa da emissora há três anos, e vários de seus bordões, músicas e nomes do canal foram usados, mas de forma esporádica, diferente do que aconteceu recentemente.

No relato, Eder Nascimento disse que gostaria que o SBT abrisse mão do registro da marca "Tem Graça ou Não".

Ele foi convidado para ir até a sede da emissora em Osasco na Grande SP, mas contou em detalhes que não foi muito bem tratado: "Fui convidado a ir em uma reunião no SBT, com o diretor do programa e um produtor do programa, esse último que mantinha contato comigo por telefone. Chegando lá, eles me agradeceram por ter ido, disseram que chegaram a achar que eu não iria (?), me ofereçam café de maquininha, que eu tomei lógico, alguma coisa tinha que levar disso tudo, e durante a reunião também pedi um guardanapo para limpar meu óculos (2 coisas conquistadas)... além disso, me ofereçam participar UMA vez do quadro 'Famosos da Internet', como forma de reparação pela infeliz coincidência de usarem o mesmo nome e a mesma música do meu canal".


Eder Nascimento (esq.) em seu canal no YouTube

Vendo a proposta, Eder fez outra, mas novamente o SBT negou que ele participasse fixamente do quadro: "Como eu já tinha perguntado para vocês o que vocês achavam que eu deveria pedir como reparação, disse que uma participação apenas em um outro quadro era 'muito pouco', e que eu'"gostaria de participar do quadro' com o nome do meu canal, de alguma forma, que eles eram os criativos e deveriam me encaixar nesse quadro, sugeri ser um dos jurados (um quinto jurado no caso), sugeri tirar o participante sem graça, sugeri dar um troféu para o melhor do dia, entre outros, levei muitas ideias. Porém logo de cara eles já me disseram que isso era 'impossível' por conta do quadro já ter seu valor fechado com os artistas atuais e que, 'não era me desconsiderando', mas se eu me considerava um artista, pra participar de programas de TV e tal (?) e blá blá blá blá...".

Em todo o texto, Eder descreve detalhes de como foi destratado por um produtor e direção do programa. Por fim, disse estar extremamente chateado com o SBT e que não iria ajudar o canal de forma alguma.

"Eu a partir de hoje, não assisto mais esse canal, estou deletando esse tipo de emissora da lista de canais da minha TV, eles só me prejudicaram com essa história toda e em momento algum tiveram vontade me ajudar, pelo contrário, acho que se não repercutisse como aconteceu nem o café e o guardanapo eu teria recebido", completou o humorista.

Eder Nascimento lançou a tag #NaoTemGraçaSBT e conseguiu parar nos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil na tarde desta quarta-feira (14), devido à viralização de seu relato.

Procurada pelo NaTelinha, o SBT disse que não iria se pronunciar.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado