Notícias

Equipe da Band é agredida por alemães durante Eurocopa na França


soniablota-cinegrafista-agredidos-eurocopa-franca.jpg
Reprodução

O racismo e a xenofobia contra minorias e negros ainda está muito presente na Europa. Uma prova disso foi o que ocorreu nesta quinta-feira (16) com uma equipe da Band que cobre a Eurocopa, na França.

A correspondente da emissora em Paris, Sônia Blota, e o cinegrafista Fernando Henrique de Oliveira sofreram agressões físicas e ofensas racistas por parte de torcedores da Alemanha, que acompanhavam o jogo da Seleção contra a Polônia - a partida terminou em 0 a 0.

O relato foi feito pelo próprio Fernando em sua página pessoal no Facebook. Sônia e ele foram atacados por um grupo de torcedores próximo à estação de trens Gare du Nord antes do jogo começar. A repórter foi agredida com pontapés na perna e Fernando foi ofendido com palavras de ordem e com tapas no rosto. "Fora, seus negros", diziam os torcedores. Fernando lamentou o ocorrido: "Era para ser um momento de alegria, não de ter esse tipo de injustiça, de ser agredido por ser mulher (Sonia) e eu por ser negro".

O fato foi noticiado pela própria emissora no seu "Jornal da Band" e horrorizou os apresentadores Ricardo Boechat e Paloma Tocci. "Parece que os ensinamentos de Hitler estão vivos na cabeça de alguns idiotas", sentenciou Boechat.

A agressão foi registrada por Fernando à polícia francesa e, embora o cinegrafista tenha registrado imagens do grupo de agressores, os oficiais se recusaram a intervir no caso.

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) emitiu uma nota de repúdio dizendo que isto é inaceitável nos dias de hoje.

Leia na íntegra:

"A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) considera deplorável que jornalistas brasileiros sejam vítimas de ofensas racistas e agressões de qualquer tipo no Brasil ou no exterior.

Nesta quinta-feira (16), a repórter Sonia Blota e o cinegrafista Fernando Henrique de Oliveira, ambos da Band, faziam a cobertura da Eurocopa, em Paris, na França, quando foram abordados de forma violenta por um grupo de torcedores da seleção da Alemanha. Aos gritos de 'fora seus negros', Fernando Henrique foi agredido com um tapa na cara, enquanto Sonia Blota levou um chute na perna.

É ainda mais assustador saber que a polícia francesa, que deveria zelar pela segurança da imprensa e dos torcedores, nada fez; apenas alegou que não houve ferimentos graves.

A ABERT repudia todo e qualquer tipo de agressão física e intolerância racial.

DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente"

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado