Notícias

Polícia realiza operação para prender autores de racismo contra Taís Araújo


taisaraujo-ataquesracistas.jpg
Divulgação

Durante todo o dia desta quarta-feira (16), a Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza uma operação para prender os responsáveis pelo crime de racismo no Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

De acordo com a polícia, a ação tem foco no caso da atriz Taís Araújo, que foi alvo de comentários racistas em seu perfil do Facebook em outubro de 2015. Os policiais tentam cumprir quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão.

De acordo com os agentes, foram constados fortes indícios de que o ataque contra a artista foi premeditado e articulado entre um grupo, criado com a exclusiva intenção de praticar ataque de cunho racistas. O grupo investigado tem a temática de realizar ataques a perfis, páginas e contatos de WhatsApp motivados pelo sentimento de descriminação racial.

As investigações apontaram ainda que a estrutura organizacional busca a incitação aos demais membros para o cometimento de atividades ilícitas aos moldes do ocorrido na presente investigação. Nas convocações para os ataques, os incitadores criam grupos secretos e temporários para potencializá-los, e ainda, chegam a informar maneiras de mascarar a conexão no intuito de tentar dificultar o rastreamento.

Por fim, as investigações concluíram que a organização do grupo tem estrutura definida, onde os administradores definem as ações, com planejamento e execução dos ataques, selecionando premeditadamente as vítimas, e pessoas que podem participar do grupo fechado, inclusive com punições que podem gerar até exclusão do membro que desrespeite a ordem emanada de um administrador.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado