Notícias

STF mantém condenação e Paulo Henrique Amorim indenizará Merval Pereira


d3baabc805656b6258c4737db1b8ab4d.jpg
Divulgação/TV Record

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve condenação imposta ao apresentador da Record, Paulo Henrique Amorim, pelo crime de injúria contra Merval Pereira, jornalista e colunista do jornal O Globo.

Segundo o Conjur, Amorim entrou com um Recurso Extraordinário com Agravo contra a condenação que sofreu a menos de um mês. Ele foi condenado à pena de um mês e dez dias de detenção, convertida em pagamento de dez salários mínimos, valor posteriormente aumentado para 30 salários mínimos.

O apresentador da Record foi julgado culpado após chamar Pereira de “jornalista bandido”, em legenda de foto publicada no seu blog pessoal, o "Conversa Afiada", em 2012. Amorim recorreu ao STF, mas o recurso teve seguimento negado pelo relator do processo, o ministro Celso de Mello. A análise do caso dependeria do exame de matéria fático-probatória - ou seja, a matéria teria que ser reanalisada para comprovar que não houve má-fé.

No entanto, esta análise foi vedada pela súmula 279 do STF deste ano, para dar agilidade aos processos do STF. Para Celso de Mello, “o direito à livre manifestação do pensamento, embora reconhecido e assegurado em sede constitucional, não se reveste de caráter absoluto nem ilimitado, expondo-se, por isso mesmo, às restrições que emergem do próprio texto da Constituição, destacando-se, entre essas, aquela que consagra a intangibilidade do patrimônio moral de terceiros, que compreende a preservação do direito à honra e o respeito à integridade da reputação pessoal”.

Paulo Henrique Amorim já foi condenado por injúria em seu blog por outras figuras públicas, como o ministro Gilmar Mendes e o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado