Notícias

Saúde: Descubra como fazer sua dieta dar certo


canal-mulher-emagrecer-saude.jpg
Fotos: Divulgação/ Ilustração
Quem quer emagrecer deseja resultados rápidos, mas nem sempre isso é possível. Dietas milagrosas não são caminhos para resultados satisfatórios, assim como deixar de se alimentar ou se punir quando cair em tentação. 
 
Às vezes, o segredo para emagrecer está em relaxar, mas sem perder o foco. Seguir uma alimentação saudável e acreditar que qualquer resultado, por mínimo que seja, deve ser encarado como uma vitória. Confira as dicas e obtenha o sucesso!   
 
 
Dietas radicais
 
Para especialistas, quem deseja emagrecer não pode cair na besteira de seguir dietas muito radicais, que proíbem a maioria dos alimentos ou exigem que você siga uma única alimentação. 
 
Além de tornar à hora da refeição uma tortura, podem prejudicar a saúde. E mesmo que os resultados sejam em curto prazo, passado um tempo você corre o risco de engordar tudo novamente ou dobrar o peso.  
 
Respeite os seus gostos
 
Não mude os seus hábitos alimentares, com exceção dos itens que fazem mal à saúde. Para uma dieta dar certo, é mais fácil o procedimento se adaptar melhor ao seu paladar e estilo de vida.  Por exemplo, se você não sabe conviver sem carboidratos, procure um programa que inclua esse tipo de alimento de forma moderada no cardápio.
 
Não perca o foco
 
 
Jamais perca o foco! Para não cair em tentação, os profissionais explicam que o melhor é evitar comprar itens que podem fazer com que sua dieta perca o valor. Mesmo que sinta vontade de comer um doce, por exemplo, se não tiver nenhum chocolate ou sorvete em casa, vai ser mais fácil manter o controle.  
 
Comemore
 
Comemore cada resultado, por menor que ele possa parecer. Se antes você não conseguia caminhar sem se cansar e hoje isso já não acontece mais, mesmo que seja por apenas 20 minutos, curta esse momento. 
 
Aos poucos, você vai melhorando seu desempenho e tempo. Enfatizar mudanças positivas faz com que o processo deixe de ser um martírio e passe a ser algo cada vez mais prazeroso. Experimente!
 
Punição 
 
Não adianta chorar pelo leite derramado, já dizia nossas avós. Se por um acaso você falhar, encare como incidente e dê a volta por cima. Do contrário, ao invés de motivação, você terá pelo caminho somente angústias. 
 
Procure seguir a rotina de alimentação diária, respeitando os horários das refeições. Assim, reduz-se o risco de cair em tentação e consumir alimentos muito calóricos. Porém, se algum dia você pular uma refeição e comer muito em outra para compensar, mantenha a calma e retorne ao programa alimentar rotineiro. 
 
Inimigo íntimo 
 
Para de achar que a comida é sua inimiga. A função da dieta não é a de intimidar, mas harmonizar sua relação com os alimentos. Por isso, o processo de emagrecer deve ser visto como autoconhecimento e cuidados com o corpo.   
 
Balança
 
 
Não fique dependente da balança. Embora você tenha uma meta, nunca se esqueça que o emagrecimento só é válido quando feito de forma gradativa e saudável.  De nada adiante secar rapidamente e comprometer sua saúde e qualidade de vida. 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado