Notícias

Após ataque hacker, TV5Monde vai reestabelecendo seu sinal no mundo

Estado Islâmico é suspeito do ataque


TV5Monde-Franca.jpg
Divulgação

A TV5Monde, um dos canais de televisão mais importantes do mundo, sofreu um duro golpe na última quarta-feira (8) na França: hackers invadiram seu sistema e retiraram a emissora do ar em todo o planeta.

O ataque à TV5Monde afetou as antenas e o site do canal estatal, que chega a mais de 257 milhões de telespectadores em mais de 200 países, incluindo o Brasil. Por sorte, o sinal que vem para o nosso país não foi atingido.

O canal voltou ao ar na noite desta quinta (9), mas ainda parcialmente. O diretor-geral da emissora, Yves Bigot, anunciou que "demorará um tempo" para que as operações voltem no patamar que estavam antes.

O Ministério do Interior francês, Bernard Cazeneuve, disse que novas tentativas de ataques podem acontecer nos próximos dias e pediu que as emissoras francesas reforcem seus sistemas.

Além disso, o próprio governo vai reforçar seus meios para evitar um novo atentado. Os ministros Laurent Fabius (Relações Exteriores), Bernard Cazeneuve (Interior) e Fleur Pellerin (Cultura), reuniram-se na sede da emissora, em Paris, para discutir a criação de postos contra o ataque de hackers.

Através do Twitter, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, demonstrou indignação contra o ataque: "Esse ataque é uma afronta inaceitável contra a liberdade de informação e expressão".

O governo local investiga uma suposta ligação dos invasores com o Estado Islâmico, que no início deste ano já assumiu os ataques ao jornal Charlie Hebdo.

A TV5Monde está no ar há 31 anos e é reconhecida em todo o mundo pela qualidade de seus documentários e programação jornalística.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado