Notícias

Tiririca é condenado por parodiar música de Roberto Carlos em campanha


tiririca-campanha-robertocarlos.jpg
Reprodução

O humorista e deputado federal Tiririca acaba de sofrer uma derrota na Justiça.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o político e diretório regional do Partido da República (PR) em São Paulo foram condenados pela paródia da música "O Portão", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Tiririca fez piada com a canção na campanha eleitoral no ano passado. A sentença foi do juiz Márcio Teixeira Laranjo, da 21ª Cível de SP.

Pela decisão, os réus estão proibidos de utilizar a música e terão que pagar uma indenização ainda não estipulada à EMI Songs, detentora dos direitos patrimoniais da composição.

A condenação foi em primeira instância e cabe recurso, o que o advogado das partes, Ricardo Vita Porto, disse que irá fazer.

"Se precisarmos de autorização para fazer imitação de um artista, estaremos num cenário nebuloso. Isso coloca em risco a libertade de expressão", disse ele ao jornal.

Já o advogado da EMI, José Diamantino, acredita que a sentença foi lúcida: "é uma afronta ao direito autoral pegar uma música e colocar numa campanha política, alterando a letra, sem autorização. Dava a impressão de que o Roberto apoiava o candidato".

Na campanha, Tiririca apareceu imitando Roberto Carlos, usando peruca e terno branco, com um pedaço de bife, em clara referência à propaganda de um frigorífico protagonizada pelo cantor.

Ele ainda cantava: "eu votei, de novo eu vou votar. Tiririca, Brasília é o seu lugar", adaptando trecho da música "O Portão" - "eu voltei, voltei para ficar. Porque aqui, aqui é o meu lugar".

Tiririca acabou reeleito deputado federal por SP com mais de 1 milhão de votos.

Na sentença, o juiz afirma que "é de rigor reconhecer a ofensa ao direito autoral, pelo uso e transofrmação de composição sem autorização".
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado