Notícias

"Melhores do Ano NT": Eleja os grandes destaques da televisão em 2014


logonatelinha-melhores2014.jpg

Já entramos na reta final de 2014 e, como tradicionalmente acontece, chegou a hora dos internautas do NaTelinha apontarem quais foram os melhores do ano na TV brasileira.

Antes de apresentar os indicados ao “Melhores do Ano NT”, vamos a um panorama da TV em 2014.

Copa do Mundo e eleições

2014 foi o ano da Copa do Mundo e eleições no Brasil. Com a economia praticamente em recessão, este ano seguiu a linha de 2013 e não houve maciços investimentos. Sobretudo com outros holofotes e o mercado centralizando seu capital no maior evento esportivo do planeta.

A Globo teve duas novelas das 19h bastante rejeitadas pelo público. “Além do Horizonte” terminou mal e com baixa audiência. A emissora carioca apostou alto em “Geração Brasil”, dos mesmos autores de “Cheias de Charme”, sucesso em 2012, mas o tiro saiu pela culatra. O folhetim sequer passou perto do que a cúpula do canal esperava e não vai deixar saudades.

No horário das 18h, após uma novela regular como “Joia Rara”, a Globo resolveu inovar com “Meu Pedacinho de Chão”, com um cenário colorido e personagens extremamente caricatas. Apesar de curta, com brechas para ser mais eletrizante, não empolgou o telespectador.

Às 21h, o fracasso foi ainda mais alarmante com “Em Família”, última novela de Manoel Carlos. A trama derrubou o horário e “Império” ainda tenta juntar os cacos deixados por ela.

Na linha de shows, a Globo teve como novidade “Sexo e as Negas”, de Miguel Falabella, “SuperStar” aos domingos, “Dupla Identidade” e os grandes sucessos de crítica “O Rebu” e “Amores Roubados”.

Em junho, com o início da Copa do Mundo, a Globo virou sua programação de cabeça pra baixo para conseguir transmitir os jogos e abriu mão de “Geração Brasil”, a colocando em pílulas de três minutos diariamente. A cobertura foi magistral, assim como o das eleições.

Agora, a emissora está reformando seu jornalismo. Patrícia Poeta deixou o "Jornal Nacional", Renata Vasconcellos chegou e cedeu espaço para Poliana Abritta no "Fantástico". No dia 1º de dezembro, estreia o noticiário "Hora Um", das 5h às 6h, além de mais tempo para os "Bom Dia Praça" e alterações no "Bom Dia Brasil".

A Record teve como grande aposta na dramaturgia a novela “Vitória” no horário das 21h, substituindo “Pecado Mortal”, que embora fosse um sucesso de crítica, o mesmo não se refletia nos números do Ibope. “Vitória”, com uma concorrência bastante difícil, tem tido uma audiência respeitável.

Uma das grandes novidades do canal para 2014 foi o “Me Leva Contigo”, sob o comando do ex-“CQC” Rafael Cortez. Nas noites de sexta-feira, o programa não vingou, dando até 2 pontos no Ibope, perdendo para os filmes do SBT e a reprise do “Pânico na Band”. Agora, Cortez deve voltar para o "CQC".

Nas últimas semanas, a Record movimentou os bastidores da TV ao contratar César Filho, que estava fazendo sucesso com o "Notícias da Manhã", no SBT.

A emissora de Silvio Santos, por sua vez, continuou apostando alto em “Chiquititas”, esticando-a até meados de 2015. Com um começo de ano bastante contestado, já que a novela chegou a dar entre 7 e 8 pontos, logo ela conseguiu mudar esse panorama voltando aos dois dígitos, dando índices parecidos até mesmo com o fenômeno “Carrossel”. Segue sendo o grande produto do SBT.

Mas, o canal também teve lançamentos como “Esse Artista Sou Eu” e “Cozinha Sob Pressão”, que chegaram com bastante propaganda.

A grande aposta da Band para 2014 atende-se pelo nome de “MasterChef”, exibido nas noites de terça-feira. Com a contratação de Ana Paula Padrão e jurados carismáticos, o programa gastronômico é sucesso de audiência, faturamento, crítica e repercussão nas redes sociais.

A emissora do Morumbi também apostou alto tirando Luiz Bacci da Record e dando-lhe um programa diário nas tardes, o “Tá na Tela”, que vem registrando médias de 3 pontos no Ibope da Grande SP, elevando a faixa e agradando a direção da rede.

Além, é claro, de ter tido uma ampla cobertura da Copa do Mundo e eleições, como sempre.

A RedeTV! não apresentou tantas novidades. Uma das estreias foi o "Encrenca", que chegou para ocupar o lugar do "Pânico" nas noites de domingo. Outro lançamento importante irá acontecer agora, com o reality "The Bachelor".

Fora isso, o “Teste de Fidelidade” de João Kléber foi remanejado para novo horário, onde promete ser mais picante. A emissora também seguiu produzindo novas edições dos já bem-sucedidos “Luciana By Night” e “Mega Senha”.

Por fim, a chegada de Franz Vacek para a superintendência de jornalismo e esportes deu uma oxigenada ao setor, tendo a emissora elogiada com sua cobertura das eleições.

Melhores do Ano NT

O NaTelinha quer saber de você quais foram os principais destaques da TV em 2014. São 32 categorias, que premiarão os melhores da teledramaturgia, do jornalismo, da programação esportiva, variedades e do humor, que fazem da televisão o principal veículo de comunicação do país.

Também há novas categorias específicas para a TV paga e uma premiação inédita para a programação local.

Para participar é simples. Clique aqui e escolha em cada uma das categorias seus candidatos preferidos. Vote quantas vezes quiser!

A votação vai até o dia 26 de dezembro. E os vencedores do prêmio você irá conhecer no dia 29, com conteúdos especiais.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado