Notícias

Outubro Rosa chama a atenção para o combate e a prevenção do câncer de mama

Campanha


cristo-redentor.jpg
Fotos: Divulgação

Outubro é um mês que temos muito a festejar. Além do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, comemorados no dia 12, adotamos o Halloween, ou dia das bruxas, datado em 31 de outubro em alguns países da Europa e nos Estados Unidos.

Porém, esta é também a época em que os nossos olhos se veem voltados para outra causa, o Câncer de Mama, um dos piores males responsáveis pelo maior número de mortes em mulheres.

Para chamar a atenção e conscientizar a população sobre o problema, criou-se o “Outubro Rosa”, a maior campanha social de prevenção e combate à doença, que mobiliza o mundo todo.    

Iniciativa

O movimento deu sua primeira largada nos Estados Unidos na década de 90. Atualmente, conta com a participação de todo o planeta. A ação estimula a ajuda da população, de empresas, entidades, movimentos e blogs.

Seu nome remete à cor do laço rosa, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990 na cidade de Nova York.

O objetivo do movimento com repercussão mundial é chamar a atenção direta para a realidade atual do câncer de mama, além de destacar a importância do diagnóstico precoce.

Sua ação embeleza as cidades, mudando temporariamente a tonalidade de monumentos e locais históricos para a cor rosa. Assim, de um modo bem feminino, mostra-se a importância da luta contra o câncer.


Elevador Lacerda - Salvador

Outubro Rosa no Brasil

A primeira iniciativa do Outubro Rosa aqui no Brasil ocorreu em 2002. Na ocasião, mudou-se a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, localizado na cidade de São Paulo, para a cor rosa.

Na época, a ideia surgiu através de um grupo de mulheres, simpatizantes com a causa do câncer de mama, que contaram com o apoio da Estée Lauder, empresa européia de cosméticos.

Entretanto, o movimento demorou um pouco mais para ganhar força por aqui. Assim, somente em 2008 é que diversas entidades relacionadas ao câncer de mama “vestiram de rosa” monumentos e prédios em suas respectivas cidades.

Aos poucos, cidades como São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro - RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI e Poços de Caldas-MG, entre tantas outras, aderiram à campanha, iluminando-se de rosa.  

Porém, a certeza de que o nosso país havia abraçado de vez a campanha só se deu em definitivo quando o Cristo Redentor, o seu maior símbolo, surgiu pela primeira vez com iluminação cor de rosa. Era o Outubro Rosa se intensificando em todas as partes do mundo.


 

Mais informações:

Quer entender melhor como funciona a campanha? Dê uma pesquisada nos sites sugeridos abaixo para conferir toda a movimentação global sobre o movimento que ganhou o mundo, além de saber como participar.

https://www.pinkribbon.org/
https://www.outubrorosa.org.br/  
https://www.mulherconsciente.com.br/

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado