Notícias

Conheça Tiradentes, uma das cidades históricas de Minas Gerais

Turismo


tiradentes3009.jpg
Fotos: Divulgação

Na última semana, foi ao ar em Império o encontro de Maria Marta (Lília Cabral) com Maurílio (Carmo Dalla Vecchia). Durante a conversa, um dos assuntos abordados foi Tiradentes, cidade vizinha à São João Del Rei, onde o mineiro nasceu.   

Tiradentes faz parte do eixo das cidades históricas de Minas Gerais. Encravada no sopé da Serra de São José, ela já teve os seus momentos de glória e também de esquecimento devido ao auge e ao esgotamento de suas minas.

O poder do ouro deu à velha Tiradentes uma verdadeira preciosidade setecentista, já que os mais belos acervos barrocos de Minas Gerais se encontram na cidade.

Durante um bom tempo, este acervo permaneceu escondido. E, segundo os seus moradores, esse foi o motivo que permitiu a sua preservação. Atualmente, ele tem sido redescoberto por visitantes do mundo inteiro.


 

A cidade do mártir da Inconfidência Mineira

Durante o Governo Republicando, a cidade passou a se chamar Tiradentes em homenagem à Joaquim José da Silva Xavier, herói da Inconfidência Mineira morto enforcado por ser contra o governo monárquico, porque sua figura representava os ideias do novo governo.

Após o fervor das extrações de ouro, Tiradentes passou por um longo processo de decadência. Sua população caiu e pouco se construiu. No final do século XIX, o mato crescia e quase ninguém era visto pelas ruas.

Esse triste cenário em nada lembrava a antiga Vila de São José Del’Rei, fervoroso palco do frenesi, intrigas e murmúrios gerados pelo metal amarelo. A situação começou a mudar somente no início do século XX, momento em que alguns intelectuais redescobriram a cidade.

Tombada em 1938 pelo Patrimônio Histórico Nacional, Tiradentes renasceu.  e Proclamada patrimônio histórico nacional, teve suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

Hoje, a cidade é invadida por pessoas do mundo inteiro, atraídas pela sua história. O primeiro passo quem chega à cidade é esquecer um pouco as frivolidades modernas, deixando o carro no estacionamento e seguindo a pé.

Você irá deliciar-se com o jeito simples e, ao mesmo tempo, muito sofisticado desta típica cidade mineira. Como os turistas sabem que Tiradentes respira história chegam dispostos a buscarem o passado.

“Ô lugarzinho doido sô!”, dizem os mineirinhos sobre a cidade que mais parece cenário de filme antigo. Protegida por uma muralha de rocha, Tiradentes é perfeita para descansar e se cansar nos blocos e trilhas existentes na região. No passeio, somente uma certeza: a de que não falta coisas para fazer.

Quando se anda por suas ruas estreitas, há quem afirme ser possível ouvir frases libertárias dos Inconfidentes que ali se reuniam secretamente. Além disso, há entradas para vários túneis, hoje interditados.

Estes, denunciam acontecimentos secretos daqueles tempos. Indícios que excitam a nossa imaginação e dão um ar de mistério a esta verdadeira joia colonial que é a cidade mineira.

As opções de passeios na serra de São José atingem vários setores educacionais como escolas, empresas e grupos de reabilitação de saúde. No percurso, conhecimentos geográficos, geologia, história e meio ambiente.

Além disso, a região é ótima para a realização de esportes como o trekking e a caminhadas de pequena, média e longa duração, podendo até pernoitar em algumas de suas travessias.

No entanto, como o solo é muito frágil devido à formação de arenito, esportes como mountain-bike costumam ser praticados nas Trilhas dos Macacos, onde o terreno é mais compacto.

Já a escalada não é permitido, pois o tipo de rocha encontrada na cidade (formação de quartzito com arenito) é podre. Porém, há ótimas opções de boulders em toda região de montanha.

Por fim, Tiradentes tem no turismo um futuro promissor. Vários eventos importantes encontram na cidade a locação perfeita, como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura. Nessa época, as ruas se enchem de visitantes, garantindo a diversão.

Como chegar

A melhor forma de chegar à Tiradentes é de ônibus ou carro, pois a cidade não tem aeroporto. Então, pegue um avião até Belo Horizonte e de lá percorra um caminho de 203 km de estrada seguindo pela BR-040 até Barbacena. Assim que chegar ao seu destino, pegue a saída para São João Del Rei pela BR-265.

A segunda alternativa é seguir pela BR-040 até o Trevo para Murtinho e, depois que passar entre Rios de Minas e Lagoa Dourada, seguir por São João Del Rei até chegar em Tiradentes.

Como a rodoviária de Tiradentes não é interestadual, quem sai de ônibus de outros Estados têm que ir até São João Del Rei e de lá seguir para a cidade vizinha.

A viagem dura cerca de 20 minutos e é feita em um ônibus comum. Uma outra opção, até mais interessante e deliciosa é pegar a Maria Fumaça, trem que faz a ligação entre as duas cidades. Assim, você já vai apreciando o clima da redondeza.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado