Notícias

Claudete Troiano desabafa: "me arrependo de não ter renovado com a Record"

No ar pela TV Aparecida, apresentadora fala sobre sua carreira com exclusividade ao NaTelinha


345bfdbeba6c741a4f6bee710376c81e.jpg
Divulgação

Considerada uma das principais apresentadoras do segmento de atrações femininas no Brasil, Claudete Troiano agora está na TV Aparecida, emissora católica de São Paulo.
 
Âncora do "Santa Receita", que estreou no último dia 10, Claudete tem como missão resgatar o formato de programa destinado à mulher, que se perdeu nos últimos anos e que foi substituído por revistas eletrônicas, com apostas maiores em jornalismo e entretenimento.

O regresso à TV após quase dois anos afastada é bastante comemorado por Claudete. Nem mesmo o fato de agora trabalhar em uma emissora menor fez com que desanimasse do novo projeto. "Estava incomodada com tanto tempo livre, coisa que nunca tive. (...) Não via a hora de voltar!", disse em entrevista exclusiva ao NaTelinha.

No decorrer desta conversa, a apresentadora também fala de seus últimos projetos, como o "Note & Anote", "Pra Valer" e "Olha Você" e como o encerramento de cada um deles ocorreu. Ela conta das denúncias feitas a João Kleber em 2003 e da troca da Record pela Band. "Me arrependo profundamente de não ter renovado meu contrato com a Record", desabafa.
 



Confira na íntegra:

NaTelinha - Com passagens pela Record, Gazeta, SBT e Band, sempre em programas femininos, agora você está na TV Aparecida, onde comanda o "Santa Receita". Qual é a diferença deste projeto para os outros que você apresentou?

Claudete Troiano -
A receita do Chocolate ao Leite, como tantas outras, não mudou no decorrer dos anos e a maioria continua gostando, num programa feminino, eu prefiro chamar de variedades, é a mesma coisa... se a receita é boa, pra que mudar? Apenas acompanhamos a mudança da própria sociedade, da mulher, dos costumes.... O que procuro fazer é um arroz e feijão, bem feitinho. Até a musica, que abre o programa do Silvio Santos é a mesma, até hoje, e o programa continua fazendo sucesso, dando audiência.


NaTelinha - Você é católica? A Igreja Católica afeta, de alguma forma, nas suas ideias e nas ideias de sua equipe quanto às pautas, reportagens e temas abordados?

Claudete Troiano -
Sou católica. Como sempre fiz, o programa é voltado pra família e não há nenhuma recomendação da Igreja, nem para mim, nem para a equipe, a não ser um cuidado normal por estar falando com esse público....que vai da criança ao idoso.


NaTelinha - Como surgiu o convite para voltar às telinhas pela TV Aparecida? Como vinha sendo sua jornada antes do programa e agora com ele no ar?

Claudete Troiano -
Estava incomodada com tanto tempo livre, coisa que nunca tive, trabalho em TV desde os sete anos de idade, não via a hora de voltar, existiam alguns projetos pra depois da Copa, mas eu queria voltar logo... Eles me convidaram pra gravar uma série, fiquei lá 4 dias e gravei 14 programas, gostei da estrutura da casa, aliás fiquei bem surpresa, é ótima. Quando divulgaram na TV e no portal a série, a resposta do púbico foi tão boa, felizmente, que resolveram engavetar aqueles programas, por enquanto, e me convidar para o diário com 3 horas de duração. A TV Aparecida, segundo a Anatel, está hoje entre as 14 maiores redes de TV do país, é vista no Brasil todo.

NaTelinha - Os programas femininos foram marca dos anos 90 e em parte dos anos 2000. De lá para cá, as emissoras passaram a optar por revistas eletrônicas, com notícias, dois ou mais apresentadores e entretenimento. O "Santa Receita" resgata a essência voltada para a mulher. Como você vê isso? Não teme que o telespectador ache ultrapassado este formato?

Claudete Troiano -
Programas femininos existem na TV bem antes do Mulheres, que já era apresentado por duas jornalistas, eu e a Ione Borges, e do TV Mulher que é de 1980... As chamadas revistas eletrônicas são antigas também, a própria Record já teve uma antes do Note e Anote e daqui a pouco volta a ter programa solo, como na moda, cria-se sempre uma releitura. Meus programas sempre caminharam também no entretenimento, com games por exemplo. Não tenho nenhum receio, tava mais que na hora de termos outro Note e Anote na TV. Estou feliz e tenho certeza que será um grande sucesso de audiência e comercialização.


NaTelinha - Embora tenha passado pela Record e SBT, que são emissoras de grande infra-estrutura, você trabalhou por vários anos na Gazeta, teve uma passagem na Band e agora está na TV Aparecida. Como você lidou com a falta de uma verba mais expressiva ou na ausência de uma estrutura menor para sobreviver por tanto tempo em um meio competitivo como é a TV?

Claudete Troiano -
Você sabia que na Record minha equipe não passava de 15 e que eu mesma dirigi o programa por um bom tempo? No SBT, se não me engano, tinha uns 60 na equipe. Quando você tá acostumada, ou sabe trabalhar com menos, não há problema e é um bom exercício saber que muito depende de você... Tem que conquistar mais, se entregar mais, se arriscar mais...está, é claro, mais sujeita a falhas, mas se joga... Vai de cabeça e eu gosto disso.


NaTelinha - Na Band, você e sua equipe foram responsáveis pela criação do Lance Mínimo, uma espécie de leilão ao contrário onde ganhava quem desse o menor valor, desde que único no "Pra Valer". Além de dinamizar o programa, o faturamento também cresceu e praticamente todos os concorrentes, salvo a Globo, fizeram o mesmo. Como você encarou esta situação na época?

Claudete Troiano -
Bom, já na Record eu tinha um jogo (o das Carinhas, criado pelo meu irmão Mauro Troiano que era da equipe e hoje tá na Fazenda), era um sucesso de audiência e faturamento. O da Band foi ótimo também, e me escolheram pelo resultado que eu tinha no game da Record. Foi bom e eu gostei.


NaTelinha - O "Pra Valer" era um dos grandes faturamentos da Band e foi extinto. Qual foi o motivo da extinção?

Claudete Troiano -
Até há pouco tempo eu também me perguntava, quase diariamente, por quê? Até que Deus me fez esquecer... Eu não sei, tudo estava indo muito bem... Eu não sei.


NaTelinha - Em 2002, as tardes brasileiras ficaram ainda mais acirradas com uma acusação de fraude, vinda do "Note & Anote", para João Kleber. Na época, vocês oncorriam no Ibope e as farpas inclusive alavancaram a audiência de ambos. Como é a sua relação com João hoje? Arrepende-se da denúncia ou faria de novo caso houvesse pertinência?

Claudete Troiano -
Não fui eu que resolvi denunciar, foi a Record, eu nem concordei, mas era contratada e o Bispo me provou que era fraude, tive que fazer... Ganhei na Justiça todos os processos, mas liguei para o João, que estava em Portugal, e perdoei. Eu não quis receber nada. Faz tempo que não nos vemos, gosto dele e acho que é muito bom de TV.


NaTelinha - No ano de 2005, a Record decidiu encerrar o "Note & Anote" e substituiu o seu programa pelo "Hoje em Dia", que completará 10 anos no ano que vem. Você ficou chateada? Como foi seu processo de desligamento da Record na época? Existe alguma mágoa por eles ou pelo programa e apresentadores substitutos?

Claudete Troiano -
Mais uma vez vou afirmar e a Record pode confirmar: Não foi a Record que acabou com o programa. Eu recebi um convite da Band (que é do lado da minha casa, da pra ir a pé em dois minutos, contados no relógio) para fazer um programa à tarde, pensei em qualidade de vida... Ia do Morumbi, às cinco horas da manhã, todos os dias, até a Barra Funda... A Band do lado...e aí fui chamada pra renovar o meu contrato com a Record que me ofereceu mais 3 anos, eles não queriam e não iriam acabar com o Note e Anote, não naquele momento... Fui eu quem fiz a grande besteira, por comodidade, de aceitar o convite da Band. Gosto do Hoje em Dia e dos apresentadores, especialmente do Edu Gudes que entrou na TV por minhas mãos.


NaTelinha - Já em 2008, no SBT, comentava-se que havia um certo desconforto entre você e outros apresentadores por conta do espaço disputado. O que realmente ocorria?

Claudete Troiano -
Lamento o programa não ter dado certo, não sei de onde surgiu isso, fiz boa amizade com a Ellen, conheço o Francesco há muitos anos e gosto muito dele.... O programa foi uma confusão, uma hora era uma coisa, outra hora já não era mais.... Um engano, infelizmente.


NaTelinha - Você sente algum tipo de mágoa do SBT, pelo fim do "Olha Você"?

Claudete Troiano -
De maneira alguma, adoro o SBT e meu sonho sempre foi trabalhar lá, adoro o Silvio e conviver com ele durante aquele tempo, foi um grande aprendizado, guardo até hoje os vários bilhetinhos de elogios que ele me enviava... Foi tudo muito válido pra mim e em pouco tempo fiz lá grandes amigos pra vida toda.


NaTelinha - Quanto à falha cometida na Gazeta, quando você mandou um beijo para Leila Lopes, já falecida? Você ficou triste quando o vídeo viralizou na internet?

Claudete Troiano -
Fiquei arrasada, triste mesmo, até que encontrei o Rodrigo Faro e ele me disse: "Clau, achei o máximo! Se eu sou a Gazeta aproveito isso, um milhão de visualizações em poucas horas não é pra qualquer um, tem que ter um nome forte". E aí o Gugu perguntou se foi por querer pra gerar mídia... O programa dava um ponto de audiência e o barulho foi enorme. Bom, depois disso acostumei com as brincadeiras, até hoje quando alguém morre, todo mundo me avisa. Faço TV ao vivo há mais de trinta anos, uma hora uma coisa assim poderia mesmo acontecer, né?

NaTelinha - Existe algo em sua carreira que você não fez e que deseja fazer? Há algum arrependimento de atitude, escolha ou algo que cometeu e que depois se arrependeu?

Claudete Troiano -
Sim, me arrependo profundamente de não ter renovado meu contrato com a Record, quando sai meu programa era o segundo maior faturamento da emissora e foi lá que minha carreira deu uma guinada. Além disso, tenho lá grandes amigos, muitas crias e era uma delícia trabalhar na Record, fui muito, muito feliz no período em que estive na emissora.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado