Notícias

Em comunicado, ONG lamenta declarações de Dhomini e espera por providências


img20130119114626.jpg
Foto: Divulgação/TV Globo
Dhomini surpreendeu o público no final da manhã desta sexta-feira (18) ao dizer que, há algum tempo, arrancou os dentes de um cachorro com um machado porque ele o mordeu. As declarações provocaram revolta no público e geraram rejeição por parte de várias ONGs que se dedicam a proteger os animais.
 
 
Além disso, o Ministério Público de Goiás já se manifestou e vai instaurar inquérito para apurar o que foi dito pelo participante do programa. A acusação é de tortura contra animais.
 
A WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), em um comunicado enviado ao NaTelinha, repudiou o que foi dito pelo participante. 
 
“É lamentável a declaração do participante Dhomini em um programa com a audiência do BBB13, pois demonstra a brutalidade e crueldade contra os animais, que são indefesos, totalmente desnecessárias”, diz a nota.
 
Confira na íntegra:
 
A WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal lembra que os animais são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir dor, medo, estresse, angústia, frustação e, quando reagem de forma agressiva, estão manifestando o medo perante um fato provavelmente provocado pelo homem. É lamentável a declaração do participante Dhomini em um programa com a audiência do BBB13, pois demonstra a brutalidade e crueldade contra os animais, que são indefesos, totalmente desnecessárias.  Maus-tratos contra os animais é crime previsto em lei no artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais - 9605/ 98 e jamais devem ser incentivados ao grande público. Sempre recomendamos a denúncia aos órgãos competentes.

De acordo com a médica veterinária da WSPA, Charli Ludtke,  o comportamento do animal reflete a relação com o seu dono.  “Esta é uma atitude totalmente cruel. Houve falta de sensibilidade para compreender o comportamento do cão que se sentiu ameaçado por algum motivo, tentando se defender. A declaração de Dhomini demonstra total descontrole e irracionalidade em sua atitude”, destaca Charli.

A WSPA espera que a direção do programa possa refletir sobre a declaração do participante sobre atos cruéis contra os animais, fazendo as advertências necessárias. Os animais merecem o nosso respeito e atenção.
 
Em tempo:
 
Em conversa com o UOL, Romeu Fontes, irmão de Dhomini, disse que a declaração dada é mentira dele.
 
"Isso é invenção dele. Ele deve ter dito isso só por causa da polêmica", comentou.
 
Segundo Romeu, Dhomini nunca teve problemas com animais. "Nós vivemos juntos por muitos anos, trabalhamos juntos e ele nunca fez nada disso. Temos cachorros até hoje e são todos muito bem tratados".
 
O irmão do participante do "BBB 13" ainda lamentou: "Foi um comentário infeliz, uma infantilidade". 
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado