Notícias

"Morde & Assopra": Dinossauros, tecnologia, terremoto e romances


"Morde e Assopra", a nova comédia romântica do novelista Walcyr Carrasco irá unir passado, presente e futuro em histórias que prometem arrancar boas gargalhadas do público. Mesclando a busca pelas origens de nossa existência, a luta pela conquista de espaço e a tentativa de alcançar o inconquistável, o folhetim substituirá o remake de “Ti Ti Ti” a partir desta segunda (21).
 


Divulgação/Globo


A história começa a se desenvolver no famoso Monte Fuji, no Japão, onde a paleontóloga Júlia (Adriana Esteves) busca encontrar os restos de um réptil marinho do tempo dos dinossauros. Enquanto isso, em Preciosa, uma pequena e fictícia cidade do interior, Abner (Marcos Pasquim) mantém sua família por meio da plantação de café. Já em Tóquio, Ícaro (Mateus Solano) tenta antecipar o futuro ao construir um robô que reproduza com perfeição Naomi (Flávia Alessandra), paixão de sua vida que morreu após um acidente. Em meio à trama principal, “Morde & Assopra” ainda mostrará aspectos da paleontologia, a cultura milenar japonesa e as novas tecnologias.

Acompanhe agora mais um especial de novelas do NaTelinha, desta vez sobre “Morde & Assopra”.

Ficha técnica


Uma novela de Walcyr Carrasco
Direção de Roberta Richard, Fábio Strazzer e Pedro Vasconcelos
Direção geral de Pedro Vasconcelos
Direção de Núcleo: Rogério Gomes
Horário: 19h30
Antecessora: “Ti Ti Ti”, remake de Maria Adelaide Amaral
Sucessora prevista: “Um Mundo Melhor”, escrita por Miguel Falabella

Elenco


Adriana Esteves (Júlia)
Marcos Pasquim (Abner)
Mateus Solano (Ícaro)

Aline Peixoto (Márcia)
Ana Rosa (Dinorá)
Anderson de Rizzi (Xavier)
André Bankoff (Tiago)
Antônio Firmino (Igor)
Ary Fontoura (Isaías)
Ary França (Dorival)
Barbara Beatriz (Inês)
Bárbara Paz (Virgínia)
Bárbara Silvestre (Inês)
Caio Blat (Leandro)
Camila Chiba (Hoshi)
Carol Castro (Natália)
Carol Murai (Kimmy)
Cássia Kiss Magro (Dulce)
Klebber Toledo (Guilherme)
Celso Bernini (Bira)
Chao Chen (Akira)
Cissa Guimarães (Augusta)
Claudio Jaborandy (Nivaldo)
Cosme dos Santos (Bento)
Cristina Mutarelli (Pink)
Daniela Fontan (Marli)
Dhu Moraes ( Janice)
Dionísio Neto (Aquiles)
Elizabeth Savalla (Minerva)
Erom Cordeiro (Francisco)
Flávia Alessandra (Naomi)
Flavia Garrafa (Dra. Carolina)
Gabriela Carneiro da Cunha (Raquel)
Guilherme Gonzalez (Efraim)
Guilherme Nasraui (Daniel)
Jandira Martini (Salomé)
Joaquim Lopes (Josué)
Jorge Amorim Ramos (Nelsinho)
Juliana Schalch (Lara)
Jurema Reis (Maria João)
Karla Karenina (Anecy)
Ken Kaneko (Hinoue)
Klara Castanho (Tonica)
Leandro Ribeiro (Heitor)
Luana Tanaka (Keiko)
Luís Melo (Oséas)
Márcio Tadeu de Lima (Herculano)
Marcos Miura (Shiro)
Marisol Ribeiro (Melissa)
Mauro Gorini (Roney)
Max Fercondini (Wilson)
Michel Bercovicth (John Lewis)
Miriam Lins (Irene)
Miwa Yanagisawa (Tieko)
Narjara Tureta (Lilian)
Neusa Maria Faro (Palmira)
Nívea Stelmann (Lavínia)
Oswaldo Lot (Zé Paulo)
Otaviano Costa (Élcio/Elaine)
Paulinho Vilhena (Cristiano)
Paulo Goulart (Eliseu)
Paulo José (Plínio)
Rael Baria (Tutu)
Ricardo Vandré (Moisés)
Rodrigo Hilbert (Fernando)
Sandra Barsotti (Dora)
Sérgio Marone (Marcos)
Suzy Rêgo (Duda Aguiar)
Tarcísio Filho (Dr. Pimentel)
Thiago Luciano (Everton)
Vanessa Giácomo (Celeste)
Vera Mancini (Cleonice)
Verônica Rocha (Selma)
Walderez de Barros (Hortência)

A busca pelos fósseis

“Morde & Assopra” será protagonizada por Adriana Esteves, que já trabalhou com o novelista em “O Cravo e a Rosa”. No novo folhetim, sua personagem, Júlia, precisa encontrar fósseis de dinossauros para concluir seu doutorado. Porém, no momento em que ela encontra o material necessário, ela será surpreendida por um terremoto e perderá toda a sua descoberta.
 


Divulgação/Globo

 

Porém, nem tudo está perdido, já que o cientista Ícaro (Mateus Solano) irá ajudá-la a encontrar uma nova solução. O rapaz conta a Júlia sobre a existência de sítios arqueológicos em uma pequena cidade brasileira, Preciosa. Animada com a informação, a doutoranda vai até o Brasil, na companhia de seus escudeiros Cristiano (Paulinho Vilhena) e Virgínia (Bárbara Paz).

Ponto de partida para uma paixão

Ao chegar ao lugarejo, Júlia dividirá a opinião pública da conservadora população local. No entanto, a maior dificuldade encontrada pela moça será uma paixão à primeira vista.

Os fósseis necessários para a tese se encontram enterrados na fazenda de Abner (Marcos Pasquim), um homem simples, mas difícil de lidar. A situação de Júlia piora quando ela anuncia a Abner que pretende derrubar sua plantação de café para começar a escavar o terreno.
 


Divulgação/Globo


Porém, as desavenças da dupla não impedirão o início de uma complicada relação amorosa. Em uma de suas primeiras idas ao local, Júlia começará a escavar à noite, secretamente. Aí, ela será surpreendida por Abner. E numa discussão entre os dois acontecerá a primeira cena de beijo do casal, que passará por vários altos e baixos ao longo da trama.
 
Interesse político

Sem contar com o apoio de Abner, Júlia irá procurar o prefeito da cidade, Isaías (Ary Fontoura), para explicar que nas terras do município existem descobertas fantásticas para a ciência. Animada com a notícia, a primeira-dama Minerva (Elizabeth Savalla) traçará um plano para transformar a região numa espécie de “Cidade dos Dinossauros”.
 


Divulgação/Globo


Os interesses políticos irão trazer mais dor de cabeça para Abner, já que o prefeito da cidade, influenciado pela esposa, irá ajudar a paleontóloga a obter licenças para realizar escavações, além de tentar desapropriar a fazenda do personagem de Pasquim.
   
Pedra no sapato

Não será a escavação o único empecilho na relação entre Júlia e Abner. A encalhada Celeste (Vanessa Giácomo) promete tirar o sono da dupla. Após ser abandonada pelo noivo depois de seis anos de relação, ela fará de tudo para conquistar o coração de Abner, que é marido de sua falecida irmã.

Para se aproximar do rapaz, ela se mostra disposta a cuidar da sobrinha Tonica (Klara Castanho). Para impedir que a chegada de Júlia destrua seus planos, ela fará várias armações para afastar a paleontóloga do fazendeiro, com a ajuda de sua mãe, Salomé (Jandira Martini).

O robô de Ícaro

Arrasado com a morte de sua amada Naomi (Flávia Alessandra), Ícaro (Mateus Solano) não pensa duas vezes e resolve realizar seu sonho: criar um robô idêntico à mulher que mais amou em sua vida. O cientista, que é amante da robótica, usa as tecnologias japonesas para construir uma nova versão para Naomi.



Divulgação/Globo


O robô será quase perfeito, conseguindo falar e até tocar piano. A perfeição do andróide conseguirá enganar até os próprios humanos. Um deles será Leandro (Caio Blat), que ficará encantado e se apaixonará pelo robô ao ouvi-la tocar piano.

O divertido spa

O spa Preciosa será um dos cenários mais divertidos do folhetim. O estabelecimento, que conta com um método radical de emagrecimento, será dirigido por Augusta (Cissa Guimarães), que será bastante rígida e autoritária com seus clientes, chegando ao ponto de revistar as bolsas de todos eles.



Divulgação/Globo


Mesmo com o método, ela não conseguirá evitar o tráfico de chocolates e doces dentro da instituição. Tudo porque Efraim (Guilherme Gonzalez), funcionário do spa, dará um ‘jeitinho’ de satisfazer o prazer de gula dos hóspedes. A principal cliente do local é a atriz Duda Aguiar (Suzy Rêgo), que procura o spa para emagrecer às pressas, já que assinou contrato para posar em uma revista masculina.

Fuga das ex-mulheres

Um dos personagens do núcleo cômico de “Morde & Assopra” é Èlcio (Otaviano Costa), mais conhecido como Elaine. O rapaz resolve fugir de São Paulo rumo à Preciosa, após ser expedido um mandado de prisão em seu nome devido às dívidas de pensão alimentícia solicitado por três de suas ex-mulheres.
 



Divulgação/Globo


Na cidade, ele contará com o apoio de Augusta (Cissa Guimarães), única de suas ex-esposas que ainda é sua amiga. É ela quem tem a ideia de transformar o rapaz em Elaine. Sem saída, ele aceita a proposta e andará pelas ruas disfarçado de mulher. O problema é que, em seu trabalho como empregada doméstica, ele se apaixonará por Lara (Juliana Schalch), o que poderá acabar com sua farsa.

Terra do Sol Nascente

A cultura milenar japonesa será retratada na trama. Com a presença de vários atores de descendência japonesa, como Luana Tanaka, Miwa Yanagisawa e Chao Chen, os hábitos e a disciplina da colônia nipônica e as consequências da imigração serão contadas em meio à comédia romântica.

Para isso, a equipe da TV Globo precisou desembarcar no Japão para gravar cenas no país. Ao todo, a emissora contou com 30 profissionais no Japão, que gravaram durante 15 dias. A estreia da trama coincide com o turbulento momento que a ilha vive após o forte terremoto e a tsunami que assolou a região. Por coincidência, uma das cenas do folhetim mostrará os personagens em meio a um terremoto.



Divulgação/Globo


Por lá, estiveram os atores Mateus Solano, Adriana Esteves, Bárbara Paz e Paulinho Vilhena. Entre os cenários que aparecerão na telinha estão os famosos jardins japoneses, o Monte Fuji e o Museu de Ciência e História Natural de Tóquio.  Ao todo, foram gravadas 50 cenas no país, incluindo os stock-shots (tomadas externas que são exibidas ao longo da trama).

Além do Japão, a novela conta com cenas gravadas no interior de São Paulo. As cenas que mostram o cultivo de café mantido pelo personagem Abner contaram com a participação de uma equipe de 120 pessoas que se deslocaram para as cidades de Marília e Vera Cruz, localizadas a cerca de 450 Km da capital paulista.

Terremoto

Para reproduzir da maneira mais fiel possível um terremoto que atinge o Japão no primeiro capítulo da novela, os produtores gastaram dez dias para gravar a cena, que foi dividida em duas partes. Primeiro, o diretor de núcleo Rogério Gomes captou imagens no Japão, para só depois realizar a cena de ação em uma locação externa em Curicica, no Rio, que contou com 70 atores figurantes.

Cenografia e Produção

A cidade cenográfica da fictícia Preciosa levou três meses para ser erguida. O lugarejo é inspirado nas pequenas cidades próximas a Marília, no interior de São Paulo. A cidade, erguida no Projac, conta com quatro ruas e 26 construções, entre elas uma igreja, uma recepção de hotel, um bar, a entrada de um templo japonês, um café e um salão de cabeleireiro.

“Morde & Assopra” usará mais de 50 ambientes, entre estúdios e cidade cenográfica. Os profissionais de cenografia ainda contaram com o auxílio de funcionários do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que auxiliaram nas montagens dos campos de escavação e na composição de um esqueleto quase completo de dinossauro.

Outro destaque da novela, que deu bastante trabalho para a equipe de produtores, será o robô vivido por Flávia Alessandra. As peças necessárias para o andróide foram confeccionadas com o auxílio do Instituto de Próteses e Órteses de Campinas e do Instituto Nacional de Tecnologia, que realizaram um mapeamento em 3D do corpo da atriz.

Figurino

Assinado por Natália Duran, o figurino de “Morde & Assopra” é classificado como simples e naturalista. A profissional explorou temas variados e buscou adequar as vestimentas ao contexto de cada personagem.



Divulgação/Globo


A protagonista Júlia aparecerá no ar com botas, camisas e chapéus, traje típico de uma paleontóloga. Já o cientista Ícaro terá um visual moderno, porém pouco preocupado com a aparência. Enquanto isso, a primeira dama de Preciosa, Minerva (Elizabeth Savalla) terá um visual bastante exagerado, com o objetivo de se adequar ao perfil perua da personagem. Um dos visuais mais exóticos será o de Elaine (Otaviano Costa), que aparecerá usando roupas que valorizam o corpo das mulheres, como vestidos e sapatilhas.

Autor e Diretor

Walcyr Carrasco é escritor, dramaturgo e roteirista. Ele iniciou sua carreira como jornalista, atuando em redações de jornais e revistas. Antes de completar 30 anos, Carrasco lançou seu primeiro livro, “Quando meu irmãozinho nasceu”.

Na TV, estreou em 1989 ao escrever “Cortina de Vidro” no SBT. Mas seria na TV Manchete que o novelista se tornaria conhecido ao escrever o sucesso “Xica da Silva” (1995). Após uma nova passagem pelo SBT, Carrasco estreou na Globo em 2000, com a novela “O Cravo e a Rosa”.



Walcyr Carrasco (à frente) e Papinha - Divulgação/Globo


O sucesso de seu primeiro folhetim na Globo levou o escritor a emplacar várias novelas no horário das 18h, entre elas “A Padroeira”, “Chocolate com Pimenta” e “Alma Gêmea”. Em 2007, recebeu o convite da emissora para redigir folhetins para a faixa das 19h. A primeira delas foi “Sete Pecados”. Mas foi com “Caras & Bocas” (2009) que o escritor fisgou a audiência do horário. Além da TV, Carrasco se destaca no teatro, onde escreveu as peças “Batom”, “Êxtase” e “A Megera Domada”.


NaTelinha entrevista o autor Walcyr Carrasco; confira


“Morde & Assopra” será a primeira parceria entre o novelista e o diretor Rogério Gomes. Papinha, como também é conhecido, dirige tramas na Globo desde 1992. Entre seus trabalhos estão as novelas “Deus nos Acuda”, “Olho no Olho” e “A Próxima Vítima”. A partir de 1996, passou a assinar a direção geral de algumas novelas, como “Vira Lata”, “Laços de Família”, “Coração de Estudante”, “Mulheres Apaixonadas”, “Cabocla”, “Sinhá Moça”, “Beleza Pura” e “Paraíso”. Seu último trabalho foi em “Escrito nas Estrelas” (2010), na qual ocupou o cargo de diretor de núcleo.

Anote na agenda

"Morde e Assopra" estreia nesta segunda (21), a partir das 19h15, na Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado