Notícias

Especial "Ti Ti Ti": Vai ser o maior ti-ti-ti


Por Redação NT

Publicado em 19/07/2010 às 12:56,
atualizado em 08/02/2021 às 21:29

A comédia, diversão, romance e o glamuroso mundo da moda invadem a telinha da Globo a partir dessa segunda-feira (19) com a estreia de "Ti Ti Ti". A novela, que será uma adaptação dos grandes sucessos de Cassiano Gabus Mendes, "Ti Ti Ti" e "Plumas e Paetês", será escrita por Maria Adelaide Amaral - de "A Casa das Sete Mulheres" e "Dalva & Herivelto", e dirigida por Jorge Fernando, da bem-sucedida "Caras & Bocas" e de "Alma Gêmea".


Com uma proposta repleta de ingredientes já testados e aprovados pelo público da faixa das sete, a Globo espera trazer o telespectador de volta ao horário. As inovações de "Tempos Modernos" não foram bem aceitas pelo público, o que resultou em uma drástica queda nos índices de audiência da emissora carioca. O roteiro de "Ti Ti Ti" - que caiu nas graças do público na década de 80, somado à uma super-produção, à um novo padrão de tecnologia e a um grande elenco, é a receita preparada pela Globo para formar um novo sucesso no horário.

 

 


Foto: João Miguel Júnior/TV Globo

 



Vinte e cinco anos separam a primeira versão de "Ti Ti Ti" da atual. Alterações de comportamento da sociedade e a necessidade que a dramaturgia teve de se agilizar foram levadas em conta na criação dessa nova versão. Maria Adelaide Amaral excluiu alguns personagens, como também teve liberdade para modificar e criar outros.


A ideia da autora é homenagear Cassiano, que a trouxe para a televisão. Para isso, ela contará com o auxílio dos colaboradores Vincent Villari, Álvaro Ramos, Letícia Mey, Rodrigo Amaral e Marta Nehring - alguns deles, colegas da autora dos tempos das minisséries.


Elenco






Murilo Benício - Ariclenes Martins/Victor Valentin
Alexandre Borges - André Spina/Jacques Leclair

E:

Malu Mader - Suzana Martins
Isis Valverde - Marcela de Andrade
Giulia Gam - Bruna Soares Sampaio

Tato Gabus Mendes - Breno Rodrigues
Dira Paes - Marta Moura
Nicette Bruno - Julia Spina
Marco Ricca - Higino Oliveira
Guilhermina Guinle - Luísa Salgado

Marcos Frota - Massa
Paulo Goulart - Orlando Bianchi
Elizângela - Nicole Oliveira
Betty Goffman - Help
Leopoldo Pacheco - Gustavo Sampaio

Guilherme Winter - Renato Villa
Alexandre Slaviero - Armandinho
Humberto Carrão - Luis Otávio Martins
Juliana Alves - Clotilde Matoso
André Arteche - Julinho Santana
Fernanda Souza - Thaísa Maldonado Rodrigues

Marcos Pigossi - Pedro Luis Spina
Gustavo Leão - Osmar Sampaio
Caio Castro - Edgar Sampaio
Thaila Ayala - Amanda Moura
Rafael Cardoso - Jorgito Bianchi
Cecília Spina - Regina Braga

Davi Lucas - Luis Felipe Spina
Carolina Oliveira - Gabriela Moura
Carolinie Figueiredo -  Madu
Julio Oliveira - Ângelo Moura
Clara Tiezzi - Maria Beatriz Spina
Mila Moreira - Stela Villa

Juliana Paiva - Valquíria Spina
Maria Helena Chira - Camila Bianchi
Sophie Charlotte - Stéfany Oliveira
Mayana Neiva - Desirée Oliveira
Rodrigo Lopes - Francisco da Silva
Maria Célia Camargo - Mocinha Maragoli

Armando Babaioff - Thales de Mello
Rosanna Viegas - Rosário
Lucia Bronstein - Magali
Yaçanã Martins - Penha
Maria Carol - Lourdes
Romulo Medeiros - Evandro

Ana Paula Pedro - Teca
Mônica Martelli - Dorinha
Ricardo Duque - Francis Fiúza
Christiana Kallache - Graça
Juliano Righetto - Wagner
Rafael Zulu - Adriano Novaes

Thiago Picchi - Helinho
Cris Rebelo - Katia
Viviane Netto - Paula
Michel Max - Ricky
Marcos Tumura - Vicky
Theodoro Cochrane - Dr. Queiroz
Priscila Camargo - Valdete
Hilda Rebello - Olga

Com:

Claudia Raia como Jaqueline Maldonado
Christiane Torloni como Rebeca Bianchi

Participação Especial: Mauro Mendonça

Direção de arte:

Mario Monteiro

Direção de:

Jorge Fernando
Marcelo Zambelli
Maria de Médicis
Ary Coslov

Direção de Núcleo:

Jorge Fernando



Confira galeria de fotos com os personagens de "Ti Ti Ti"



História





A história de "Ti Ti Ti" está centrada na disputa entre Ariclenes (Murilo Benício) e André Spina (Alexandre Borges). Na vila do Belenzinho, na Zona Leste de São Paulo, onde nasceram, os dois sempre disputaram por tudo. Entretanto, o destino separou os dois ao presentear Ari com um grande prêmio da loteria. Com isso, ele se casou com Suzana (Malu Mader), teve o filho Luti (Humberto Carrão) e se mudou para o luxuoso bairro dos Jardins. Apesar de ter se tornado bem-sucedido, Ari perde sua fortuna em investimentos mirabolantes que naufragam.


Paralelo a isso, Suzana segue na direção contrária, investe em seus estudos e conquista um importante cargo em uma revista de moda. A diferença entre o casal cresce a tal ponto que Suzana passa a sustentar Ari e Luti. Mesmo sem dinheiro, Ari não pensa em trabalhar. Todo o seu tempo é gasto planejando métodos de enriquecer facilmente e assim, voltar ao topo que esteve durante alguns anos. Nesse ínterim ele conhece, em um vagão de metrô, uma senhora que veste suas bonecas com uma coleção original e impecável. Durante a apresentação dos bonecos, ela apresenta Victor Valentim e o descreve como mais belo e corajoso príncipe da Espanha. Com isso, Ari adota um novo nome e vê a oportunidade de um novo grande negócio. Além disso, ele também pensa em voltar a disputar com André pelo que o ex-vizinho sempre entendeu: de moda.

 

 


Divulgação/Globo

 



Enquanto isso, André leva a vida em um ateliê especializado em vestido de noivas e madrinhas no Tatuapé. O sucesso do negócio vem do seu talento e da sua lábia para conquistar clientes. Conhecido como Jacques Leclair, André trocou sua ex-vizinha Marta (Dira Paes), que o incentivou a investir no mundo da moda, pela bem sucedida Ana Maria, que financiou seu ateliê e com ela, teve quatro filhos. Apesar de ter tudo o que deseja, ainda aspira ao sucesso e ao reconhecimento no segmento que trabalhou por anos. Ele almeja ter seu nome estampado em uma grife.


Super-produção


A nova novela das sete da Globo será uma super produção em todos os quesitos, como no figurino, tecnologia e externas. Devido a sua temática, voltada para a moda, a emissora carioca dispôs uma competente equipe, liderada por Marília Carneiro, para vestir os personagens. O figurino, mais do que nunca, está recebendo um importante tratamento, pois, além da garantia do bom trabalho, artigos e maquiagens utilizados pelos personagens atraem o interesse do público. O licenciamento dessas marcas resulta em maior faturamento para a emissora, como já experimentado em "Caminho das Índias" - novela que impulsionou a utilização de produtos indianos pelos brasileiros. Já em relação à tecnologia, "Ti Ti Ti" representará um marco para a faixa das 19h. O folhetim será o primeiro a ser gravado e transmitido em alta definição - recurso que até então era exclusivo à faixa das 21h.

 

 


Diretor Jorge Fernando prepara Alexandre Borges e Cláudia Raia para gravação
Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo

 



Por fim, as externas também prometem ser um ponto forte da próxima novela da Globo. "Ti Ti Ti" teve algumas cenas gravadas em Belo Horizonte, o que é considerado muito raro na dramaturgia global, que, no Brasil, se limita a gravar no eixo Rio-São Paulo. Tramas como "Como uma Onda" (2004), de Walther Negrão, "Sonho Meu" (1994), de Marcílio Moraes, Margareth Boury e também de Maria Adelaide Amaral foram algumas das poucas a inovar nesse sentido, ao terem, respectivamente, Florianópolis e Curitiba como seus principais cenários.


Logo após gravar em Belo Horizonte, a equipe de "Ti Ti Ti" decolou para São Paulo, onde foram gravadas as cenas dos primeiros vinte capítulos. O trabalho foi feito em quarenta e cinco dias e inclui tomadas no bairro dos Jardins, na Avenida Paulista, no Parque do Ibirapuera, Viaduto do Chá, Estação da Luz e MASP. Essa será a terceira novela das sete consecutiva a ser ambientada em São Paulo. "Caras & Bocas" (2009), de Walcyr Carrasco tinha o bairro da Lapa e dos Jardins como principais cenários. Já "Tempos Modernos" (2010), escrita por Bosco Brasil, teve o centro antigo paulistano como principal referência.


Trilha sonora


Assim como na primeira versão, "Ti Ti Ti" terá como música de abertura "Ti Ti Ti", de Rita Lee. As modificações se resumem à pequenos ajustes que deixarão a composição mais lenta. Também farão parte da trilha sonora de "Ti Ti Ti" as bandas Biquini Cavadão, Titãs e os cantores Alejandro Sanz, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Maria Gadu.


Festa de lançamento



No último sábado (17), o elenco de "Ti Ti Ti" se reuniu em uma casa de eventos em São Paulo para comemorar a estreia da nova novela das sete. Com a ideia de transformar a noite em um grande bastidor de desfile, a decoradora Chris Ayrosa projetou um ambiente com todos os elementos da indústria da moda.


Itens de aviamentos – agulhas, carretéis, alfinetes – fizeram parte da decoração, assim como um camarim de maquiagem, em que os convidados puderam preparar um look especial, e araras com figurinos de acervo do estilista Alexandre Herchcovitch.


Anote na agenda


"Ti Ti Ti" estreia nesta segunda (19), a partir das 19h15, na Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado