Notícias

Minissérie Chiquinha Gonzaga é lançada em DVD


Uma mulher com ideais libertários, que rompeu com padrões sociais e musicais e popularizou o samba como música brasileira. Esta é a história de Chiquinha Gonzaga, primeira compositora e maestrina do país, narrada na minissérie da TV Globo em 1999, e que agora é lançada em DVD pela Globo Marcas e Som Livre. O lançamento chega às lojas como uma opção de presente para o Dia das Mães. O box traz duas embalagens com os episódios editados em seis discos, totalizando mais de 23 horas de conteúdo. As paixões que rondaram o destino da maestrina, incluindo a música, estão retratadas na minissérie de Lauro César Muniz, que ao lado de Marcílio Moraes, escreveu a obra de Chiquinha Gonzaga, a qual inspirou a produção. A direção geral é de Jayme Monjardim, que também assina a direção com Marcelo Travesso e Luis Armando Queiroz.

 

Mãe e filha, Regina Duarte e Gabriela Duarte viveram a compositora nas duas fases da produção. Ainda jovem, Chiquinha foi obrigada por seu pai a casar com Jacinto (Marcello Novaes), que a impedia de se dedicar à música. Em atitude incomum para a época, deixou o casamento para viver um grande amor, com o músico João Batista (Carlos Alberto Riccelli). Este, no entanto, não seria o relacionamento mais polêmico de sua história. Curiosamente, o destino a fez encontrar um outro João Batista (Caio Blat e Fábio Junqueira), com idade para ser seu filho, com quem viveu até o fim de sua vida. Personagem importante da história brasileira, cuja vida marca a luta feminina para conquistar mais espaço na sociedade, a maestrina marcou seu nome como o de uma mulher à frente seu tempo, capaz de mudar conceitos musicais no final do século XIX.

 

A minissérie marcou a retomada das produções de época na TV Globo. Para retratar o Rio Antigo, foram usados 16 cenários de estúdio, além da cidade cenográfica, idealizados por cenográfos que realizaram o trabalho de reconstituição dos ambientes da época. Em determinado momento da trama, Regina Duarte interpreta Chiquinha aos 87 anos. Para tanto, uma máscara de silicone foi usada na maquiagem, simulando o envelhecimento da atriz. Pesquisas desenvolvidas no Arquivo Nacional, na Biblioteca Nacional, no Museu de Belas-Artes, no Museu da Marinha e na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro complementam a base da produção.

 

No elenco estão também Danielle Winits, Ângela Leal, Antônio Calloni, Hugo Carvana, Paulo Betti, Vera Holtz, Zezé Motta, Norton Nascimento, Solange Couto, Guilherme Piva, entre outros. Após ir ao ar na TV brasileira, a minissérie foi vendida para vários países, como Chile, França, Portugal, Venezuela e Equador. O preço mínimo sugerido do DVD Chiquinha Gonzaga é de R$ 106,90.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado