Notícias

Soletrando 2008 estréia com homenagem a Machado de Assis


O Soletrando 2008 este ano homenageia o centenário de morte de Machado de Assis usando o vocabulário da obra do escritor na primeira rodada de cada etapa do desafio. O concurso, uma competição de estudantes do Brasil todo no qual o desafio é acertar a grafia correta das palavras, começa sábado, dia 23. 

Assim como em sua primeira edição, no ano passado, o Soletrando contará com a participação de 27 candidatos do ensino fundamental de escolas públicas, cada um representando um Estado do país. “Recebemos 2.500 inscrições de todo o país. Para chegar a este número no palco, as escolas fizeram seleções internas para eleger os alunos que iriam representá-las. Depois, fizemos seletivas regionais para destacar, em cada estado, um aluno para participar das etapas do concurso no palco”, explicou Huck.

Este ano o Soletrando contará com a participação do cantor, compositor e escritor Gabriel, O Pensador, e do professor Sérgio Nogueira, na bancada do júri. Os dois avaliarão o desempenho dos candidatos e, sempre que convocados,  poderão auxiliar os participantes com a definição da palavra a ser soletrada,  sinônimos,  aplicação delas em uma frase ou com sua classificação gramatical.  Gabriel e o Professor dizem se a soletração do participante está correta ou não.

Em sua estréia como jurado do Soletrando, Gabriel, O Pensador, faz questão de mostrar sua satisfação com o convite para participar do concurso. “Já gosto muito do que existe no Caldeirão, e do Soletrando especialmente porque, além de ser ligado à educação, acredito que incentiva não só os candidatos a estudarem, como mobiliza também as crianças que o assistem”. O professor Sérgio Nogueira, que participou da edição do ano passado, também apóia a iniciativa do programa: “Os alunos adoram jogos, o Soletrando é, de alguma maneira, um incentivo”.

Previsto para durar 13 semanas – nove semanas de eliminatórias, três de semifinais e uma final –, nesta segunda edição, o Soletrando 2008 premiará o vencedor com o Troféu Machado de Assis e uma bolsa de R$ 100 mil reais, que será administrada pela família do candidato.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado